exercicio-de-ondulatoria-com-gabarito

Exercícios de Ondulatória com gabarito

Fala, pessoal, tudo beleza?

Neste post, vamos resolver alguns exercícios de Ondulatória, para você arrasar nos vestibulares de São Paulo e no Enem. Importante notar que muitas questões sobre essa matéria são conceituais. Por isso, estude bastante a parte teórica.

Então, sem mais enrolação, vamos lá. Bons estudos!

Exercícios de Ondulatória

Questão 1

Analise as seguintes afirmações:

I – Ondas mecânicas se propagam no vácuo, portanto não necessitam de um meio material para se propagarem.

II – Ondas longitudinais são aquelas cujas vibrações coincidem com a direção de propagação.

III – Ondas eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagarem.

IV – As ondas sonoras são transversais e não se propagam no vácuo.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações verdadeiras.

a) I e II

b) I e III

c) II e III

d) II e IV

RESOLUÇÃO:

I) Errado. Ondas mecânicas não se propagam no vácuo. Elas precisam de um meio material para sua propagação.

II) Certo. É o que acontece, por exemplo, com as molas. As ondas vibram no mesmo sentido em que se propagam. Outro exemplo é o som nos fluidos (ar e líquidos).

III) Certo. As ondas eletromagnéticas são resultado da vibração do campo elétrico e do campo magnético, não precisando de meio material para se propagarem (isso não quer dizer que se propagam em qualquer meio!).

IV) Errado. Ondas sonoras são longitudinais.

RESPOSTA: C

Questão 2

O comprimento de onda da luz emitida por um laser é de 675 nm no ar, onde a velocidade de propagação de ondas eletromagnéticas é de 3,0 x 108 m/s. Com base nessas informações, pode-se afirmar que a velocidade de propagação e a frequência da luz emitida por esse laser, em um meio onde o comprimento de onda é 450 nm, são, respectivamente

a) 2,0 X 108 m/s e 4,0 X 108 Hz

b) 2,5 X 108 m/s e 4,4 X 1014 Hz

c) 2,0 X 108 m/s e 4,4 X 108 Hz

d) 2,0 X 108 m/s e 4,4 X 1014 Hz

e) 2,5 X 108 m/s e 4,0 X 108 Hz

RESOLUÇÃO:

Antes de tudo, duas observações:

  • nano (n) significa 10-9
  • no vácuo, toda onda eletromagnética tem a mesma velocidade, que é a velocidade da luz do vácuo (3,0 x 108 m/s)

Podemos começar a resolução calculando a velocidade. Para isso, lembrando que a frequência da luz em um meio é igual à frequência da luz no outro meio (f1 = f2).

Como v = λ . f, ao isolarmos a frequência (f), teremos que f = v / λ. 

Portanto termos que v1 / λ1 = v2 / λ2.

Então:

3 . 108 / 675 = v2 / 450

v2 = 2 . 108 m/s

Encontramos, assim, a nova velocidade. Repare que ela diminuiu, pois toda vez que o comprimento de onda diminui, a velocidade também fica menor. Chegamos, portanto, a um resultado que faz sentido.

Agora vamos calcular a frequência. Para isso, podemos usar a fórmula v = λ . f, pois devemos lembrar que, na refração, a frequência não muda (f1 = f2).

Assim:

v = λ . f

2 . 108 = 450 . 10-9 . f

f = 4,4 . 1014 Hz

RESPOSTA: D

Questão 3

Um feixe de luz apresenta um comprimento de onda igual a 400 nm quando se propaga no vácuo. Ao incidir em um determinado meio X, sua velocidade passa a ser 40% menor que a velocidade de propagação da luz no vácuo. O índice de refração desse meio X e o comprimento de onda do feixe no meio X são, respectivamente,

Dado: velocidade da luz no vácuo igual a 3,0 . 108 m/s.

a) 4/3 ; 240 nm

b) 4/3 ; 300 nm

c) 5/3 ; 240 nm

d) 5/3 ; 300 nm

e) 3/2 ; 300 nm

RESOLUÇÃO:

Esta questão está misturando óptica e ondulatória. Nesse caso, ela traz o conceito de índice de refração absoluto, que é uma grandeza adimensional. Trata-se de um número que compara duas velocidades: a velocidade da luz no vácuo com a velocidade da luz em outro meio específico: n = c / v.

O primeiro passo é calcular a velocidade do meio X. Repare que o enunciado traz que ela é 40% menor que a velocidade da luz no vácuo. Portanto, temos que: vx = 0,6 . c.

Assim:

nx = c / vx

nx = c / 0,6 . c

nx = 5 / 3

Agora temos que calcular o comprimento de onda no meio X. Para isso, vamos repetir a teoria que as frequências são iguais, ou seja, fvácuo = fx.

Então, teremos que:

vvácuo / λvácuo = vx / λx

c / 400 = 0,6 . c / λx

λx = 240 nm

RESPOSTA: C

Questão 4

Considerando o estudo sobre Ondas e os fenômenos ondulatórios, analise as afirmações abaixo.

I. No fenômeno da reflexão das ondas, o ângulo formado entre o raio de onda incidente e a reta normal à superfície, é sempre igual ao ângulo formado entre o raio de onda refletido e a reta normal à superfície.

II. No fenômeno da refração, a onda passa de um meio para outro, mas a sua velocidade não se altera, o que faz com que o seu comprimento de onda permaneça o mesmo.

III. No fenômeno da difração, as ondas têm a capacidade de contornar obstáculos ou fendas.

IV. No fenômeno da polarização das ondas, a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação e ocorre com ondas longitudinais.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) II, III e IV.

c) I e III.

d) I, II e IV.

RESOLUÇÃO:

I) Certo. O ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão (i = r), e isso não vale apenas para a luz, mas para qualquer onda.

II) Errado. Na refração, temos que v = λ . f. A única coisa que não se altera é a frequência, que se mantém constante. Já a velocidade e o comprimento de onda se alteram e, inclusive, são diretamente proporcionais.

III) Certo. Difratar significa encurvar-se.

IV) Errado. A polarização só acontece com ondas transversais. Ou seja, dá para polarizar a luz, mas não dá para polarizar o som.

RESPOSTA: C


Espero que você tenha entendido um pouco melhor como resolver exercícios de Ondulatória. Para conferir a resolução dessas e de muitas outras questões, com revisão teórica incluída, assista à minha aula:


E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Curso de Física Grátis do Professor Pinguim

SAIBA MAIS
✅ Questões de Cinemática resolvidas em vídeo
 Conceitos básicos de Cinemática: Equação do espaço em função do tempo
✅ Tudo sobre Cinemática: Revisão das principais questões dos vestibulares Paulista

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.