ENEM: Questões de Cinemática resolvidas em vídeo

Questões de Cinemática resolvidas

Questão 1:

(ENEM) Um piloto testa um carro em uma reta longa de um autódromo.A posição do carro nesta reta, em função do tempo, está representada no gráfico.

Os pontos em que a velocidade do carro é menor e maior são, respectivamente: 

a) K e M.

b) N e K.

c) M e L.

d) N e L.

e) N e M.

Questão 2:

(ENEM) A agricultura de precisão reúne técnicas agrícolas que consideram particularidades locais do solo ou lavoura a fim de otimizar o uso de recursos. Uma das formas de adquirir informações sobre essas particularidades é a fotografia aérea de baixa altitude realizada por um veículo aéreo não tripulado (vant). Na fase de aquisição é importante determinar o nível de sobreposição entre as fotografias. A figura ilustra como uma sequência de imagens é coletada por um vant e como são formadas as sobreposições frontais.

O operador do vant recebe uma encomenda na qual as imagens devem ter uma sobreposição frontal de 20% em um terreno plano. Para realizar a aquisição das imagens, seleciona uma altitude H fixa de voo de 1 000 m, a uma velocidade constante de 50 m s−1. A abertura da câmera fotográfica do vant é de 90°. Considere tg(45°) = 1.

Com que intervalo de tempo o operador deve adquirir duas imagens consecutivas?

a) 40 segundos.

b) 32 segundos.

c) 28 segundos.

d) 16 segundos.

e) 8 segundos.

Questão 3:

(ENEM) Um foguete viaja pelo espaço sideral com os propulsores desligados. A velocidade inicial v tem módulo constante e direção perpendicular à ação dos propulsores, conforme indicado na figura. O piloto aciona os propulsores para alterar a direção do movimento quando o foguete passa pelo ponto A e os desliga quando o módulo de sua velocidade final é superior a raiz de 2|v|, o que ocorre antes de passar pelo ponto B. Considere as interações desprezíveis.

A representação gráfica da trajetória seguida pelo foguete, antes e depois de passar pelo ponto B, é:

Questão 4:

(ENEM) Ao soltar um martelo e uma pena na Lua em 1973, o astronauta David Scott confirmou que ambos atingiram juntos a superfície. O cientista italiano Galileu Galilei (1564-1642), um dos maiores pensadores de todos os tempos, previu que, se minimizarmos a resistência do ar, os corpos chegariam juntos à superfície.

OLIVEIRA, A. A influência do olhar. Disponível em: cienciahoje.org.br.
Acesso em: 15 ago. 2016 (adaptado).

Na demonstração, o astronauta deixou cair em um mesmo instante e de uma mesma altura um martelo de 1,32 kg e uma pena de 30 g. Durante a queda no vácuo, esses objetos apresentam iguais

a) inércias.

b) impulsos.

c) trabalhos.

d) acelerações.

e) energias potenciais.

Questão 5:

(ENEM) Visando a melhoria estética de um veículo, o vendedor de uma loja sugere ao consumidor que ele troque as rodas de seu automóvel de aro 15 polegadas para aro 17 polegadas, o que corresponde a um diâmetro maior do conjunto roda e pneu.

Duas consequências provocadas por essa troca de aro são:

a) Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais instável e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

b) Abaixar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais instável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

c) Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e aumentar a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

d) Abaixar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

e) Elevar a posição do centro de massa do veículo tornando-o mais estável e diminuir a velocidade do automóvel em relação à indicada no velocímetro.

Questão 6:

(ENEM) Na madrugada de 11 de março de 1978, partes de um foguete soviético reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caíram no Oceano Atlântico. Foi um belo espetáculo, os inúmeros fragmentos entrando em ignição devido ao atrito com a atmosfera brilharam intensamente, enquanto “cortavam o céu”. Mas se a reentrada tivesse acontecido alguns minutos depois, teríamos uma tragédia, pois a queda seria na área urbana do Rio de Janeiro e não no oceano.

De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relação à Terra no ponto de reentrada era

a) igual à da Terra e no mesmo sentido.

b) superior à da Terra e no mesmo sentido.

c) inferior à da Terra e no sentido oposto.

d) igual à da Terra e no sentido oposto.

e) superior à da Terra e no sentido oposto.

Questão 7:

Um automóvel viaja por uma estrada retilínea com velocidade constante. A partir de dado instante, considerado como t=0, o automóvel sofre acelerações distintas em três intervalos consecutivos de tempo, conforme representado no gráfico abaixo.

Assinale a alternativa que contém o gráfico que melhor representa o deslocamento do automóvel, nos mesmos intervalos de tempo.
Informação: nos gráficos, (0,0) representa a origem do sistema de coordenadas.

Questão 8:

Uma pessoa está segurando um livro no interior de um elevador em movimento vertical, uniforme e descendente. Em determinado instante, rompe-se o cabo de sustentação do elevador e ele passa a cair em queda livre. De susto, a pessoa solta o livro. A ação dissipativa do ar ou de outro tipo de atrito é desprezível.

A partir do momento em que é abandonado, e enquanto o elevador não tocar o chão, o livro

a) cairá, atingindo o piso rapidamente, com aceleração maior que a do elevador, para um observador em referencial não inercial, dentro do elevador.

b) manterá um movimento uniforme de queda em relação à pessoa, que está em referencial não inercial, podendo até atingir seu piso.

c) cairá em queda livre também, com aceleração igual à do elevador, e não irá atingir seu piso, para qualquer observador em referencial inercial.

d) deverá subir em relação aos olhos da pessoa, que está em um referencial não inercial, pois sua aceleração será menor que a do elevador.

e) manterá um movimento uniforme de subida em relação aos olhos da pessoa, que está em referencial não inercial, podendo até atingir seu teto.

Questão 9:

Uma partícula realizou um movimento unidimensional ao longo de um eixo ox e o comportamento da sua posição x, em função do tempo t, foi representado em um gráfico, ilustrado na figura ao lado.

Analise as seguintes afirmativas referentes ao movimento realizado por essa partícula:

I. Entre os instantes 3s e 6s, a partícula realizou um movimento uniforme.

II. Entre os instantes 0s e 3s, a partícula realizou um movimento acelerado.

III.Entre os instantes 3s e 6s, a partícula estava em repouso.

IV. No instante 8s, a partícula estava na origem do eixo ox.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II. 

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.

Questão 10:

Um motorista se desloca de Passo Fundo em direção a Soledade, num trecho da pista que é horizontal e re- tilínea. A sua frente um segundo automóvel está a uma distância segura. O primeiro motorista percebe que durante alguns segundos essa distância parece inalterada, nesse instante, olha para o velocímetro e verifica que a rapidez de 80 km/h se mantém, de acordo com o uso da função piloto automático.

Baseado na situação descrita, qual das alternativas abaixo está CORRETA?

a) Os dois móveis, nesses instantes, se encontram em MRUV.

b) O primeiro móvel se encontra em repouso em relação a um referencial na pista.

c) O segundo móvel está freando.

d) Nesses instantes, a rapidez do segundo móvel é de 100 km/h em relação a um referencial na pista.

e) A rapidez relativa entre eles é nula.


Quer aprender mais? Assista minha videoaula de Revisão a Cinemática:


E se você tiver dúvidas sobre esse conteúdo, vou te fazer um convite: Que tal fazer parte do meu extensivo 2022 com 20% OFF? Lá, o pessoal já está estudando sobre Conceito de cinemática básica, mas com muitas vantagens, como:
🔹 Estudo dirigido da teoria com slides e material de apoio pra você baixar e até imprimir se quiser;
🔹 Lista de Exercícios separados por dificuldade: Básico, Intermediário e Avançado;
🔹 Monitoria individual pra você tirar suas dúvidas sobre o assunto, caso tenha dúvidas no exercícios por exemplo;
🔹 Telegram de estudos exclusivo comigo e com outros alunos como você;
🔹 Encontros ao vivo em grupo pra batermos um papo sobre física.

Física Professor Pinguim Cupom de desconto

Demais não é? Aperte aqui e use o cupom BLOG20 para se inscrever com 20% OFF e iniciar ainda hoje seus estudos na melhor plataforma de física do país.

SAIBA MAIS
✅ Exercícios de Cinemática resolvidas em vídeo
 Cinemática: Equação do espaço em função do tempo
✅ Tudo sobre Cinemática: Revisão das principais questões

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.