Tudo sobre Cinemática: revisão das principais questões dos vestibulares Paulistas

Fala, pessoal! Tudo bem?

Que tal revisarmos Cinemática para as Paulistas?

Questão 1:

(Unicamp) Para fins de registros de recordes mundiais, nas provas de 100 metros rasos não são consideradas as marcas em competições em que houver vento favorável (mesmo sentido do corredor) com velocidade superior a 2 m/s. Sabe-se que, com vento favorável de 2 m/s, o tempo necessário para a conclusão da prova é reduzido em 0,1 s. Se um velocista realiza a prova em 10 s sem vento, qual seria sua velocidade se o vento fosse favorável com velocidade de 2 m/s?

a) 8,0 m/s.

b) 9,9 m/s.

c) 10,1 m/s.

d) 12,0 m/s.

Questão 2:

(Unicamp) As faixas de aceleração das auto-estradas devem ser longas o suficiente para permitir que um carro, partindo do repouso, atinja a velocidade escalar de 100 km/h em 18s. Suponha que a aceleração escalar seja constante determine:

a) Qual o valor da aceleração?

b) Qual a distancia percorrida em 10s?

c) Qual o comprimento mínimo da faixa de aceleração?

Questão 3:

(Famerp) Uma pessoa parada sobre a linha do equador terrestre apresenta uma velocidade tangencial, devido à rotação da Terra, de módulo próximo a 1700 km/h.

Sabendo que sen 21º = 0,36 e cos 21º = 0,93, uma pessoa em repouso sobre o solo, em São José do Rio Preto, cuja latitude é aproximadamente ϕ = 21º Sul, tem uma velocidade tangencial de módulo próximo a

a) 1830 km/h. 

b) 610 km/h. 

c) 1700 km/h.  

d) 4700 km/h. 

e) 1580 km/h.

Questão 4:

(Famerp) Uma bola rola sobre uma bancada horizontal e a abandona, com velocidade V0 , caindo até o chão. As figuras representam a visão de cima e a visão de frente desse movimento, mostrando a bola em instantes diferentes durante sua queda, até o momento em que ela toca o solo.

Desprezando a resistência do ar e considerando as informações das figuras, o módulo de V0 é igual a

a) 2,4 m/s.

b) 0,6 m/s.

c) 1,2 m/s.

d) 4,8 m/s.

e) 3,6 m/s.

Questão 5:

(Fac. Albert Einstein – Medicin) Na modalidade esportiva do salto à distância, o esportista, para fazer o melhor salto, deve atingir a velocidade máxima antes de saltar, aliando-a ao melhor ângulo de entrada no momento do salto que, nessa modalidade, é 45o. Considere uma situação hipotética em que um atleta, no momento do salto, alcance a velocidade de 43,2 km/h, velocidade próxima do recorde mundial dos 100 metros rasos, que é de 43,9 km/h. Despreze o atrito com o ar enquanto ele está em “voo” e considere o saltador como um ponto material situado em seu centro de gravidade. Nessas condições, qual seria, aproximadamente, a distância alcançada no salto?

Adote o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2

Dados: sen 45o = cos 45o = 0,7

a) 7m

b) 10m

c) 12m

d) 14m

Questão 6:

(FGV) Um avião decola de um aeroporto e voa 100 km durante 18 min no
sentido leste; a seguir, seu piloto aponta para o norte e voa mais 400 km durante 1 h; por fim, aponta para o oeste e voa os últimos 50 km, sempre em linha reta, em 12 min, até pousar no aeroporto de destino. O módulo de sua velocidade vetorial média nesse percurso todo terá sido, em km∕h, de aproximadamente

a) 200.

b) 230.

c) 270.

d) 300.

e) 400.

Questão 7:

(Espcex (Aman)) Um trem de 150 m de comprimento se desloca com velocidade escalar constante de 16 m/s. Esse trem atravessa um túnel e leva 50 s desde a entrada até a saída completa de dentro dele. O comprimento do túnel é de:

a) 500 m

b) 650 m

c) 800 m

d) 950 m

e) 1100 m

Questão 8:

(Unesp) Um veículo A, locomovendo-se com velocidade constante, ultrapassa um veículo B, no instante t = 0, quando B está começando a se movimentar.

Analisando os gráficos, pode-se afirmar que
a) B ultrapassou A no instante t = 8 s, depois de percorrer 160 m.

b) B ultrapassou A no instante t = 4 s, depois de percorrer 160 m.

c) B ultrapassou A no instante t = 4 s, depois de percorrer 80 m.

d) B ultrapassou A no instante t = 8 s, depois de percorrer 320 m.

e) B ultrapassou A no instante t = 4 s, depois de percorrer 180 m.

Questão 9:

(Unesp)

Questão 10:

(FGV) Na superfície lunar, uma pequena bola lançada a partir do solo com velocidade inicial inclinada de 45o com a horizontal voltou ao solo 8,0 m adiante do ponto de lançamento. A velocidade ini-cial, em metros por segundo, e o tempo de permanência dela em movimento, em segundos, foram, respectivamente,

Questão 11:

(Fac. Albert Einstein – Medicin)

Questão 12:

(Fuvest) Dois rifles são disparados com os canos na horizontal, paralelos ao plano do solo e ambos à mesma altura acima do solo. À saída dos canos, a velocidade da bala do rifle A é três vezes maior que a velocidade da bala do rifle B. Após intervalos de tempo tA e tB, as balas atingem o solo a, respectivamente, distâncias dA e dB das saídas dos respectivos canos. Desprezando-se a resistência do ar, pode-se afirmar que:

Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu  SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.