Qual é a fórmula para calcular a corrente elétrica?

Como calcular corrente elétrica

Para aprendermos a calcular a corrente elétrica, antes devemos entender a fórmula para calcularmos a carga elétrica. Veja:

|Q| = n . e

  • |Q| quantidade de carga elétrica, medida em coulomb (C)
  • n: número de portadores de carga
  • e: carga elétrica elementar, que é fixa (e = 1,6 . 10-19 C)

Com isso em mente, podemos calcular a intensidade média da corrente elétrica por meio da equação:

im = |Q| / Δt

  • i = intensidade, medida em ampére (A)
  • Δt = intervalo de tempo

Atenção: enquanto carga se mede em coulomb, corrente se mede em ampére. No entanto, o ampere nada mais é do que C/s (coulomb por segundo).

Importante notar ainda que nem sempre essa fórmula nos ajudará a resolver todos os casos. Dependendo da situação, podemos nos deparar com um gráfico (intensidade da corrente elétrica x tempo), fazendo com que a quantidade de carga elétrica seja numericamente igual à área da figura geométrica formada pelo gráfico. Veja:

Atenção: quando a questão nos apresenta um gráfico como esse do exemplo, não podemos utilizar a fórmula Q = i . Δt, pois essa fórmula serve apenas quando a corrente elétrica for constante.

Exercícios resolvidos

Questão 1

(Uel-PR) Pela secção reta de um condutor de eletricidade passam 12,0 C a cada minuto. Nesse condutor a intensidade da corrente elétrica, em ampéres, é igual a

a) 0,08

b) 0,20

c) 5,0

d) 7,2

e) 12

RESOLUÇÃO:

Repare que o enunciado nos dá a quantidade de carga que passa pelo condutor a cada minuto. Ou seja, para resolvermos essa questão devemos utilizar a fórmula que vimos acima:

i = |Q| ÷ Δt

Atenção: lembre que o tempo deve ser em segundos e que o enunciado nos deu o valor em minutos. Portanto:

i = 12 C ÷ 60 s

i = 0,20 A

Resposta: B

Questão 2

(Unesp-SP) Mediante estímulo, 2×105 íons de K+ atravessam a membrana de uma célula nervosa em 1,0 milissegundo. Calcule a intensidade dessa corrente elétrica, sabendo-e que a carga elementar é 1,5×10-19.

O primeiro cuidado que devemos ter nesta questão é atentar para o fato de que nos foi dado o intervalo de tempo em milissegundos, ou seja, 10-3 s.

Com isso em mente, sabemos que, para calcular a corrente elétrica média, podemos utilizar:

i = |Q| ÷ Δt

Lembre-se que a carga (Q) é igual o número de partículas multiplicado pela carga elementar (n . e). Assim, podemos colocar tudo em uma mesma equação:

i = n . e ÷ Δt

i = 2.105 . 1,6.10-19 ÷ 10-3

Uma dica para fazer esse tipo de calcular sem dor de cabeça é resolver primeiro os números que não são potência de 10 separadamente. Depois, parte-se para as potências.

A multiplicação dos números é simples (2 . 1,6 = 3,2). Já para calcular as potências de 10, devemos somar as potências que estão à esquerda (ou na parte de cima, para quem monta a equação como fração) e subtrair da potência que está na parte da direita (ou embaixo). Assim: 5 + (-19) – (-3) = -11. Portanto:

i = 3,2.10-11 A

Questão 3

(UFSM-RS) Uma lâmpada permanece acesa durante 5 minutos por efeito de uma corrente de 2 A, fornecida por uma bateria. Nesse intervalo de tempo, a carga total (em C) liberada pela bateria é

a) 0,4

b) 2,5

c) 10

d) 150

e) 600

RESOLUÇÃO:

Repare que, nesta questão, a corrente é constante. Isso facilita nossa vida, pois podemos fazer:

Q = i . Δt

Lembre-se, porém, de converter os minutos, pois o próprio enunciado pede a carga em coulomb (C). E, como vimos, C = A . s

Q = 2 . 5 . 60

Q = 600 C

Resposta: E

Questão 4

A corrente elétrica de um condutor metálico tem calor representado no gráfico, durante 100 s.

a) Determine a quantidade de carga elétrica, em coulomb, que atravessa a secção transversal desse condutor.

Nesta questão, podemos ver pelo gráfico que a corrente não é constante, ou seja, temos que utilizar a área da figura geométrica formada pelo gráfico. Nesse caso, trata-se de um trapézio. Portanto:

Q = área

Q = (B + b ÷ 2) . h

Q = (100 + 60 ÷ 2) . 20

Q = 1600 C

Atenção: cuidado com as unidades! Por sorte, esse gráfico nos trouxe as unidades que devemos utilizar (ampéres e segundos). Mas fique atento.

b) Calcule a intensidade média da corrente elétrica, em ampére, nesses 100 s.

Essa estamos carecas de saber:

im = |Q| ÷ Δt

A carga já foi calculada no tópico anterior. Portanto:

i = 1600 ÷ 100

i = 16 A

Pessoal, convido vocês a assistir à minha live Corrente Elétrica – Física – Eletrodinâmica – Aula 1, em que resolvo não apenas essas como muitas outras questões. Venha praticar mais!


E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Curso de Física Grátis do Professor Pinguim

SAIBA MAIS
✅ Questões de Cinemática resolvidas em vídeo
 Conceitos básicos de Cinemática: Equação do espaço em função do tempo
✅ Tudo sobre Cinemática: Revisão das principais questões dos vestibulares Paulista

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.