Você sabe quais são os prefixos que utilizamos para demonstrar as grandezas na Física? Você sabe o que significa mA ou nC ou ainda MW ou kV? É o que vamos ver na aula de hoje. Acompanhe!
Prefixos
Para resolver as questões de Física, é fundamental conhecer os prefixos e saber operar com seus multiplicadores. Por exemplo: a letra A significa amperes. Mas e quando o enunciado nos traz mA? Isso quer dizer que estamos lidando agora com miliamperes. Mas o que muda? É o que precisamos saber.
Veja abaixo alguns dos principais prefixos que você deve conhecer. Porém, não é necessário decorá-los, não tem por que fazer isso. Afinal, conforme você resolve exercícios, é natural se acostumar com os prefixos e reconhecê-los mais tranquilamente. Acompanhe:
Repare que ao lermos a tabela de cima para baixo, na coluna fator, as potências começam se multiplicando por 10 (deca para hecto e depois para quilo). No entanto, veja que após a terceira linha, isso muda, e a multiplicação passa a ser por mil.
Importante: os prefixos mais utilizados são quilo (k), mega (M), giga (G) e também o tera (T).
Agora veja que, no lado direito, nós temos os multiplicadores menores que um. Note que este grupo também segue o mesmo padrão: os prefixos das três primeiras linhas dividem-se por 10. Já a partir daí a divisão passa a ser por mil.
Importante: no lado direito, você deve ficar atento aos três primeiros fatores (deci, centi e mili). Em ambos os lados, porém, os últimos fatores, especialmente os das quatro últimas linhas, praticamente não são cobrados nas provas.
Prefixos e potências de 10
Veja na imagem abaixo um pouco mais sobre o que falamos acima e a representação dos prefixos e potências de 10:
Repare então que, quando falamos, por exemplo, 1 kg, devemos considerar que o k nos indica uma potência de 10³, ou seja, 1kg é a mesma coisa que 10³ g (1000 g).
Outro exemplo: quando nos deparamos com 5 Mb. O que isso significa? Observando a tabela, podemos ver que o mega (M) representa 106. Então, 50 Mb = 5 . 106 = 5.000.000 b.
Vale lembrar de novo: quilo (k), mega (M) e giga (G) são os prefixos mais cobrados na prova e que você deve conhecer e reconhecer sempre!
Agora repare nos multiplicadores pequenos, que são aqueles menores que 1:
Aqui, os nomes são ainda mais óbvios. Repare: deci significa a décima parte de um todo. Já o centi indica a centésima parte, e assim por diante.
Portanto, quando nos depararmos, por exemplo, com 20 dm (decímetros) em uma prova, sabemos que isso é igual a 20 . 10-1 m, que é a mesma coisa que dividir 20 por 10, ou seja, 20 dm = 2 m.
Agora, repare naquilo que comentamos: a partir do prefixo mili, as potências passam a ser divididas de mil em mil.
Exemplo: suponhamos que em uma prova de Física você se depare com as seguintes informações: Q = 42 μC (microcoulombs). Sabemos que o μ significa a milionésima parte de um todo, ou seja, 10-6. Assim, basta substituir: 42 μC = 42 . 10-6 C
Exemplos de conversões com prefixos
Veja agora uma imagem com exemplos de conversão de algumas grandezas que utilizamos na Física e que frequentemente devem ser convertidas para que possamos fazer os cálculos:
Peguemos a primeira linha como exemplo. Queremos passar a unidade da pressão fornecida de pascal (Pa) para quilopascal (kPa). Sabemos que o prefixo quilo (ou kilo) nos indicam valor de 10³. Repare, porém, que a quantidade de pressão fornecida já apresenta uma potência de 105. O que fazer, então?
Para facilitar, a melhor saída é desmembrar o 105 em dois fatores. Veja:
1,03 . 10² . 10³ Pa
Por que isso? Note que o 10³ é justamente a letra k. Dessa forma, ficamos com:
1,03 . 10² kPa
Agora a segunda linha. Veja que esse caso é a operação contrária:
3. 105 km/s = 3 . 105 . 10³ m/s = 3 . 108 m/s
Próximo: queremos converter a unidade de micro para mili. Repare na malandragem que podemos fazer:
Q = 600 . 10-6 = 600 . 10-3 . 10-3 μC
Isso nos dá:
Q = 600 . 10-3 mC = 0,6 mC
Carga elétrica: vamos converter coulomb para microcoulombs. Lembre-se de que micro (μ) representa 10-6. Porém, repare que este não é tão fácil quanto os outros, pois não podemos simplesmente substituir as potências, precisamos de uma a mais. Nesse caso, devemos fazer o seguinte:
Q = 45 . 10-5 . 10-1
Veja que, ao fazer isso, alteramos o número. Por isso, precisamos ajustar, dividindo o 10-1 que acrescentamos por outro 10-1 (que é a mesma coisa que multiplicar o número por 1):
Isso nos dá:
Seguinte exemplo: agora queremos transformar a capacitância em farads (F) para microfarads (μF). Veja que esse exemplo é mais tranquilo: como temos um 10-7, o 10-6 que precisamos encontrar (referente ao μ) já está ali dentro. Então, podemos reescrever da seguinte forma:
C = 90 . 10-7 = 90 . 10-1 . 10-6 F = 90 . 10-1 μF = 9 μF
Agora a energia: vamos converter a unidade de quilowatt-hora (kWh) para watt-hora (Wh). Neste caso, basta trocar o k:
E = 4,50 . 10³ Wh = 4500 Wh
Último exemplo: repare que, nesta conversão, o denominador não mudou (kg . ºC). Como queremos que o 10³ referente ao k “apareça”, basta olhar para o número e ver que temos como encontrá-lo facilmente:
c = 4 . 10³ J/(kg . ºC) = 4 kJ/(kg . ºC)
Espero que você tenha compreendido um pouco melhor sobre prefixos e potências de 10. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!
Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.
Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.