Calorimetria: Trocas de Calor

Hoje trouxe para vocês um dos assuntos que mais cai nas provas de todo o Brasil, que é sobre Calorimetria: Trocas de Calor. Bora ver a revisão e fazer os exercícios para fixar bem a matéria? Acompanhe!

Trocas de Calor

Quando corpos são colocados em contato térmico e com temperaturas diferentes, há troca de calor entre eles. O recipiente pode participar da troca de calor ou não. Em geral, quando a capacidade térmica do recipiente é desprezível, não se considera que ele participa da troca de calor.

Em toda troca de calor entre corpos em sistema isolado, a soma das quantidades de calor recebidas e cedidas deve ser nula.

Usamos a convenção de que calor recebido é positivo e calor cedido é negativo.

lembre-se de que essas quantidades de calor podem ser calor sensível, quando há variação de temperatura


Exercícios sobre Trocas de Calor

1. (Fcmscsp)  Uma esfera metálica maciça, de massa 600 g e inicialmente a 20 °C, encontra-se no interior de um calorímetro de capacidade térmica desprezível. Adiciona-se ao calorímetro certa massa de água a 90 °C e, após certo tempo, o sistema atinge o equilíbrio térmico a 70 °C.

a) Sabendo que os calores específicos da água e do material que constitui a esfera são, respectivamente, 1 cal/(gºC) e 0,2 cal/(gºC) calcule a quantidade de calor absorvida pela esfera nesse processo, em calorias, e a massa de água adicionada ao calorímetro, em gramas.

b) Sabendo que o volume da esfera a 20 ºC é 200 cm3, e que o coeficiente de dilatação linear do metal que a constitui é 2.10-5 ºC-1 calcule a variação do volume da esfera, em cm3, entre o início e o fim do processo.

Resposta:

a) Da equação do calor sensível para a esfera:

Considerando que não haja perda de calor para o meio, o sistema é termicamente isolado:

b) Aplicando a expressão da dilatação volumétrica:


 2. (Famerp)  Colocou-se certa massa de água a 80ºC em um recipiente de alumínio de massa 420 g que estava à temperatura de 20ºC Após certo tempo, a temperatura do conjunto atingiu o equilíbrio em 70ºC. Considerando que a troca de calor ocorreu apenas entre a água e o recipiente, que não houve perda de calor para o ambiente e que os calores específicos do alumínio e da água sejam, respectivamente, iguais a 900 J/(kg.°C) e 4200 J/(kg.°C) a quantidade de água colocada no recipiente foi

a) 220 g   

b) 450 g   

c) 330 g   

d) 520 g   

e) 280 g   

Resposta:[B]

 O equilíbrio térmico no sistema recipiente-água é determinado pelas trocas térmicas entre a água  e o recipiente  sendo que não havendo troca com o meio externo e nem perdas, o somatório dos calores sensíveis de ambos é nulo.

Para a água:

Para o recipiente:

Para o equilíbrio térmico:


3. (Fuvest)  Em uma garrafa térmica, são colocados 200 g de água à temperatura de 30ºC e uma pedra de gelo de 50 g à temperatura de -10°C Após o equilíbrio térmico,

 Note e adote:

– calor latente de fusão do gelo 80 cal/g

– calor específico do gelo 0,5 cal/(gºC)

– calor específico da água 1,0 cal/(gºC)

a) todo o gelo derreteu e a temperatura de equilíbrio é 7°C   

b) todo o gelo derreteu e a temperatura de equilíbrio é 0,4 °C   

c) todo o gelo derreteu e a temperatura de equilíbrio é 20°C   

d) nem todo o gelo derreteu e a temperatura de equilíbrio é 0°C

e) o gelo não derreteu e a temperatura de equilíbrio é -2 °C.

Resposta:[A]

 Calor necessário para que todo o gelo atinja 0°C  e derreta:

Calor necessário para que a água atinja 0°C  

Portanto, não é possível que a água esfrie até 0°C   Sendo  a temperatura de equilíbrio, temos que:

Calor necessário para que o gelo derretido (agora água) atinja o equilíbrio:

Calor necessário para que a água a 30°C atinja o equilíbrio:

Portanto, é necessário que:


4. (Mackenzie)  Anelise lava a sua garrafa térmica com água filtrada, à temperatura de 20°C Coloca então, na garrafa, uma porção de 200 g de café que acabara de coar, a uma temperatura inicial  Considerando-se a capacidade térmica da garrafa 100 cal/ºC o calor específico sensível do café 1,0 cal/(gºC e, após algum tempo, a temperatura de equilíbrio do sistema garrafa/café ter atingido 60ºC pode-se afirmar que o valor de  em ºC, é:

a) 30   

b) 40   

c) 60   

d) 70   

e) 80   

Resposta:[E]

Considerando o sistema garrafa-café termicamente isolado, têm-se:


5. (Efomm 2019)  Em um calorímetro ideal, no qual existe uma resistência elétrica de 10 W de potência por onde passa uma corrente elétrica, é colocado 1,0 L de água a 12 ºC e 2,0 kg de gelo a 0ºC. Após duas horas, tempo suficiente par que água e gelo entrem em equilíbrio térmico e supondo que toda a energia fornecida foi absorvida pelo conteúdo do calorímetro, qual é o percentual de massa de água líquida contida no calorímetro?

a) 22%   

b) 33%   

c) 46%   

d) 57%   

e) 71%   

Resposta: [C]

 Sendo m a massa de gelo que derrete e 0ºC a temperatura de equilíbrio, temos:

Massa de água após 2h

Portanto, o percentual de água líquida será:


Espero que você tenha entendido um pouco melhor sobre Trocas de Calor. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Curso grátis de Matemática para aprender Física - Professor Pinguim

SAIBA MAIS
🐧 Revisão com Exercício sobre Gases Ideais
🐧 Calorimetria e dilatação térmica
🐧 Exercícios sobre Dilatação de líquidos

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.