Exercícios de Composição dos Movimentos

E aí, pessoal! Nesta aula, vamos ver algumas questões sobre composição dos movimentos. Para quem não lembra, movimentos compostos são aqueles que acontecem simultaneamente e em direções diferentes, mas que são percebidos como um único movimento.

O exemplo mais usado é o carrossel: enquanto o brinquedo gira horizontalmente em torno de um eixo central, os cavalinhos sobem e descem, descrevendo, portanto, um movimento vertical.

Assim, a composição de movimentos sempre leva em consideração o movimento de um corpo A em relação a um corpo B, e o movimento de B em relação a um corpo C. Com isso, temos:

  • A velocidade de A em relação a B é chamada de velocidade relativa (vrel).
  • A velocidade de B em relação a C é chamada de velocidade de arrasto (varr).
  • A velocidade de A em relação a C é chamada de velocidade resultante (vres).

Assim:

Também podemos escrever de outra forma:

Quando tratamos de movimentos compostos, podemos analisar cada um deles de forma independente.

Exemplo: um barco que tenta atravessar um rio está exposto a duas velocidades distintas: a sua própria velocidade (relativa) e a da correnteza do rio (de arrasto). Nesse cenário, repare, tanto a água quanto o barco se movem em relação ao solo. Observe:

Veja que o barco mantém a velocidade para cima (vrel), em direção à margem, e outra velocidade que o puxa para a direita, de forma perpendicular, em função da correnteza (varr). Esses dois movimentos simultâneos vão gerar um movimento resultante, que acontece na diagonal e apresenta uma velocidade resultante (vres) em virtude da combinação dos movimentos.

Nesse caso, como você já deve ter percebido, para calcularmos o módulo da velocidade resultante temos que utilizar Pitágoras. Afinal, os vetores formam um triângulo retângulo. 

Portanto:

vres2 = vrel2+varrasto2

Note que, de acordo com o que vimos, a mesma lógica pode ser aplicada em outros casos:

  • Se o barco estivesse no mesmo sentido da correnteza, a velocidade relativa e a velocidade de arrasto estariam para o mesmo lado (no caso da imagem, para a direita). Assim, a velocidade resultante seria a soma das outras duas:

vres = vrel+varrasto

  • Se o barco estivesse contra a correnteza, a velocidade relativa estaria em sentido oposto à velocidade de arrasto. Dessa forma, a velocidade resultantes seria a subtração das outras duas:

vres = vrel-varrasto


Exercícios resolvidos sobre composição dos movimentos

Questão 1

(Uece) Um barco pode viajar a uma velocidade de 11 km/h em um lago em que a água está parada. Em um rio, o barco pode manter a mesma velocidade com relação à água. Se esse barco viaja no Rio São Francisco, cuja velocidade da água, em relação à margem, assume-se 0,83 m/s, qual é sua velocidade aproximada em relação a uma árvore plantada na beira do rio quando seu movimento é no sentido da correnteza e contra a correnteza, respectivamente?

a) 14 km/h e 8 km/h.

b) 10,2 m/s e 11,8 m/s.

c) 8 km/h e 14 km/h.

d) 11,8 m/s e 10,2 m/s.

RESOLUÇÃO:

Veja que a velocidade do barco (vB) foi dada em km/h e a velocidade do rio (vC) foi dada em m/s. Vamos igualá-las em km/h:

vB = 11 km/h

vC = 0,83 . 3,6 ≅ 3 km/h

O enunciado nos diz que o barco desce o rio e depois sobre o rio. Como vimos, quando o barco for rio abaixo, a velocidade resultante será a soma das velocidades do barco e da correnteza:

vres = 11 + 3 = 14 km/h

Da mesma forma, quando ele sobe, precisamos subtrair:

vres = 11 – 3 = 8 km/h

RESPOSTA: A


Questão 2

(Ita) Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer esse trecho com os motores desligados?

a) 14 horas e 30 minutos

b) 13 horas e 20 minutos

c) 7 horas e 20 minutos

d) 10 horas

e) Não é possível resolver porque não foi dada a distância percorrida pelo barco.

RESOLUÇÃO:

Importante: quando a questão nos diz que o barco está com os motores desligados, isso significa que não há velocidade relativa, apenas a velocidade de arrasto (da correnteza). Nesse caso, por óbvio, a velocidade resultante será igual à de arrasto.

Quando o barco desce o rio, sabemos que as velocidades da água e do barco se somam:

vB + vágua = vres

Nesse caso, podemos trocar a velocidade resultante pela divisão do deslocamento pelo tempo:

Como temos três incógnitas, vamos guardar essa fórmula por enquanto. Agora, vamos fazer o mesmo para quando o barco sobe o rio. Lembre-se que, para isso, devemos subtrair as velocidades e que, segundo o enunciado, a distância é a mesma:

Para resolver a questão, precisamos descobrir a velocidade da correnteza, já que não há velocidade relativa. Para isso, então, precisamos fazer um sistema entre as duas fórmulas. Vamos começar isolando a velocidade do barco na fórmula 1:

Agora, vamos colocar isso na fórmula 2:

Como vimos, nesta questão, a velocidade resultante (do barco) será igual à de arrasto (correnteza). Vamos fazer o seguinte:

RESPOSTA: B


Para aprender mais:

Espero que você tenha entendido um pouco melhor como resolver exercícios de Composição de Movimentos. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Curso grátis de Matemática para aprender Física - Professor Pinguim

SAIBA MAIS
✅ Questões sobre Calorimetria
✅ Exercícios resolvidos sobre Calor Sensível e Capacidade térmica
✅ Exercícios sobre Dilatação de líquidos

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.