exercícios espelhos

Questões sobre Equações em Espelhos Esféricos

Olá, tudo bem pessoal? Hoje vamos estudar alguns exercícios sobre equações em espelhos esféricos. Acompanhe e bons estudos!

Exercícios sobre Espelhos esféricos – Equações

Questão 1. (Ita 2022)  Uma lente delgada convergente, com distância focal de 5 cm, é alinhada à frente de um espelho côncavo, de distância focal de 2 cm, de forma a compartilhar o mesmo eixo óptico. Seja x = 0 a posição do vértice do espelho e x = 8 cm a posição da lente. Quais as posições entre os elementos ópticos em que se pode colocar um objeto de forma que nenhuma imagem seja formada na região x > 8 cm? 

Resposta 1:[B]


Questão 2. (Unesp 2022) Uma garota pegou um espelho esférico côncavo de maquiagem, apontou-o para o Sol e percebeu que uma imagem real desse astro se formou a 40 cm do espelho.

Em seguida, fez-se a pergunta:

– Se, com esse espelho, eu quiser ver uma imagem do meu rosto com duas vezes seu tamanho real e não invertida, a que distância do espelho devo me posicionar?

Depois de efetuar alguns cálculos, a garota acertará a resposta à sua pergunta se encontrar

a) 30 cm.   

b) 25 cm.   

c) 15 cm.   

d) 20 cm.   

e) 35 cm.   

 Resposta 2: D


Questão 3. (Unesp 2022) Um objeto linear AB é colocado perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esférico convexo, a uma distância d do vértice desse espelho. A figura mostra um raio de luz (R) proveniente da extremidade A do objeto e a imagem A’ desse ponto.

Considerando as dimensões indicadas na figura, a distância d é igual a: 

Resposta 3: D


Qu˜estão 4. (Famema 2022) Dois espelhos esféricos, ambos de raios de curvatura iguais a 40 cm, sendo um côncavo e outro convexo, de mesmo eixo principal, estão frente a frente. Entre eles há uma vela disposta perpendicularmente ao eixo principal numa posição tal que as imagens conjugadas pelos espelhos têm, ambas, metade do tamanho da vela.

A distância entre os vértices dos espelhos é de

a) 50 cm.   

b) 60 cm.   

c) 80 cm.   

d) 100 cm.   

e) 120 cm.   

Resposta 4: C


Questão 5. (Espcex (Aman)) Uma jovem, para fazer sua maquiagem, comprou um espelho esférico de Gauss. Ela observou que, quando o seu rosto está a  do espelho, a sua imagem é direita e três vezes maior do que o tamanho do rosto.

O tipo de espelho comprado pela jovem e o seu raio de curvatura são, respectivamente,

a) côncavo e maior do que

b) convexo e maior do que    

c) côncavo e igual a    

d) côncavo e menor do que    

e) convexo e menor do que    

Resposta 5: A


Espero que você tenha entendido um pouco melhor sobre Equações em Espelhos Esféricos. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Curso de Física Grátis do Professor Pinguim

SAIBA MAIS
✅ Revisão teórica sobre espelhos esféricos
✅ Exercícios de Energia interna e trabalho
✅ Exercícios resolvido para treinar: Gás ideal

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.