Leis de Kirchhoff: Definição, Exemplos e Exercícios

Hoje, vamos fazer alguns exercícios sobre a Leis de Kirchhoff, mas antes, iremos revisar alguns conceitos e fórmulas importantes. Acompanhe!

O que são as Leis de Kirchhoff

As leis recebem esse nome pois foram criadas pelo físico Gustav Robert Kirchhoff. Elas se baseiam no princípio da conservação de carga elétrica e são utilizadas para analisar circuitos elétricos complexos (que não podem ser reduzidos a circuitos simples) e identificar as intensidades das correntes.

Para entendermos bem as Leis de Kirchhoff, precisamos entender bem alguns conceitos fundamentais. Três deles são:

  • Nós: encontro de três ou mais fios.
  • Malha: percursos fechados que se iniciam em um nó e voltam ao mesmo ponto.
  • Ramo: trechos de circuitos – ou pedaço de fio – entre dois nós.

As Leis de Kirchhoff

Kirchhoff elaborou duas leis. São elas:

Primeira Lei de Kirchhoff ou Lei dos Nós

Afirma que a soma das correntes que chegam a um nó é igual à soma das correntes que saem do nó, independentemente do fenômeno.

Σi entra = Σi sai

Segunda Lei de Kirchhoff ou Lei das Malhas

Afirma que, percorrendo-se uma malha em um determinado sentido, partindo-se e chegando-se ao mesmo ponto, a soma algébrica das tensões elétricas (ddp ou diferenças de potencial) é igual a zero.

ΣUAA = 0

Cálculos

Quando falamos de Leis de Kirchhoff, existem alguns cálculos que podem ser cobrados pelos vestibulares. O primeiro deles diz respeito à diferença de potencial elétrico (ddp) dos resistores.

A fórmula é a seguinte: U = R.i

  • U = potencial elétrico (V)
  • R = resistência elétrica (Ω)
  • i = corrente elétrica (A)

A tensão poderá ser positiva ou negativa, dependendo do sentido que definimos para a corrente percorrer pelo circuito. Assim:

  • Quando o percurso se dá a favor da corrente, teremos: U = + R.i
  • Quando o percurso se dá contra a corrente, teremos: U = – R.i

Já quando vamos calcular a diferença de potencial elétrico em terminais, é importante lembrar que, nos geradores (fem), a corrente entra pelo terminal negativo e sai pelo terminal positivo. Por sua vez, nos receptores (fcem), a corrente elétrica entra pelo terminal positivo e sai pelo terminal negativo.

Com isso mente, quando vamos calcular a diferença de ddp em terminal fem ou fcem, o sinal de entrada do percurso é o que determina o sinal ddp que você está lendo:

  • Quando o percurso entra pelo terminal positivo, teremos: UAB = + E
  • Quando o percurso entra pelo terminal negativo: UBA = – E

Exemplos de aplicações das Leis de Kirchhoff

Exemplo com apenas uma malha

Observe a malha abaixo e calcule a ddp entre os pontos A e D:

Perceba que, de acordo com a Lei das Malhas, quando saímos de um ponto e retornamos a esse mesmo ponto, a soma deve ser igual a zero.

Aqui, é importante percebermos que o sentido da corrente não foi estipulado. Nesse caso, nós devemos arbitrar um sentido qualquer. Para este exemplo, vamos considerar que a corrente possui sentido anti-horário. Dessa forma, partindo do ponto A, temos:

  • +30 + 2i + 13 + 3i – 40 + 20 + 2i = 0

Para prosseguir com o cálculo, devemos somar os termos semelhantes. Assim:

  • 20i + 10 = 0
  • 20i = -10
  • i = – 0.5 A

Atenção: perceba que a corrente deu negativo, o que não é possível. Isso não significa que nossos cálculos estão errados, mas somente que arbitramos o sentido errado à corrente. Portanto, o sentido correto é, na verdade, horário, resultando em: i = 0,5 A

Exemplo com múltiplas malhas

Repare que o nosso exemplo acima conta com apenas uma malha. Assim, quando o circuito contar com diversas malhas, devemos seguir os seguintes passos:

  • 1º passo: escolher arbitrariamente os sentidos das correntes em cada ramo.
  • 2º passo: aplicar a Lei dos Nós (Σi entra = Σi sai). Esta é nossa primeira equação que utilizaremos para resolver a questão.
  • 3º passo: aplicar a Lei das Malhas. Para isso, em primeiro lugar, é necessário escolher um sentido de percurso. Em seguida, é necessário partir de um ponto e retornar ao mesmo ponto somando as ddps (UAA = 0). Esta é nossa segunda equação.
  • 4º passo: aplicar a 2ª lei de Kirchhoff na próxima malha. Esta é nossa terceira equação.
  • 5º passo: resolver o sistema de equações.

Atenção: após calcular as correntes, se algum valor der negativo, isso significa que o sentido escolhido para a corrente está errado. Lembre-se de que o valor da corrente é o módulo do valor encontrado.

Explicações feitas, veja o sistema abaixo:

Seguindo o passo a passo acima, devemos escolher um sentido para nossas correntes em cada um dos ramos. Vamos fazer isso de maneira arbitrária, no chute:

Continuemos no passo a passo, aplicamos a Lei dos Nós para termos nossa primeira equação:

  • Nó A: i1 = i2 + i3

Em seguida, devemos resolver cada uma das malhas. Vamos começar pela malha da esquerda da imagem, partindo do ponto A e retornando ao mesmo ponto A. Teremos nossa segunda equação:

  • R3.i3 + E2 + R2.i1 – E1 + R1.i1 = 0

Agora, vamos elaborar nossa terceira equação. Para isso, vamos resolver a malha da direita da imagem, novamente partindo do ponto A e retornando a ele:

  • R4.i2 + E3 + r.i2 – E2 – R3.i3 = 0

Exercícios de Leis de Kirchhoff

Questão 1

(Udesc) De acordo com a figura, os valores das correntes elétricas i1, i2 e i₃ são, respectivamente, iguais a:

a) 2,0 A, 3,0 A, 5,0 A

b) -2,0 A, 3,0 A, 5,0 A

c) 3,0 A, 2,0 A, 5,0 A

d) 5,0 A, 3,0 A, 8,0 A

e) 2,0 A, -3,0 A, -5,0 A

Resposta: A


Questão 2

(ITA) Considere o circuito elétrico mostrado na figura formado por quatro resistores de mesma resistência, R = 10 Ω, e dois geradores ideais cujas respectivas forças eletromotrizes são ε1 = 30 V e ε2 = 10 V. Pode-se afirmar que as correntes i1, i2, i3 e i4 nos trechos indicados na figura, em ampères, são respectivamente de

a) 2, 2/3, 5/3 e 4

b) 7/3, 2/3, 5/3 e 4

c) 4, 4/3, 2/3 e 2

d) 2, 4/3, 7/3 e 5/3

e) 2, 2/3, 4/3 e 4

Resposta: B


Questão 3

(Espcex – Aman) O desenho abaixo representa um circuito elétrico composto por resistores ôhmicos, um gerador ideal e um receptor ideal.

A potência elétrica dissipada no resistor de 4 Ω do circuito é:

a) 0,16 W

b) 0,20 W

c) 0,40 W

d) 0,72 W

e) 0,80 W

Resposta: A


Questão 4

(Unesp) Três resistores, P, Q e S, cujas resistências valem 10, 20 e 20 ohms, respectivamente, estão ligados ao ponto A de um circuito. As correntes que passam por P e Q são 1,00 A e 0,50 A, como mostra a figura adiante.

Determine as diferenças de potencial:

a) entre A e C;

b) entre B e C.

Resposta: A) 30 V; B) 40 V


Ainda com dúvidas sobre Leis de Kirchhoff?

Aperte o play e assista a videoaula completa sobre o assunto!


Espero que você tenha entendido um pouco melhor. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Curso de Física Grátis do Professor Pinguim
Curso de Física Grátis

SAIBA MAIS
✅ Receptores elétricos
 Associação de geradores
✅ Tudo sobre Cinemática

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.