Nesta aula, vamos resolver juntos algumas questões sobre força peso e força elástica. Para quem não se lembra, a força peso é a força gravitacional que é exercida sobre um corpo, ou seja, é a força da gravidade.

Força Peso e Força Elástica: questões para treinar

Nesta aula, vamos resolver juntos algumas questões sobre força peso e força elástica. Para quem não se lembra, a força peso é a força gravitacional que é exercida sobre um corpo, ou seja, é a força da gravidade.

Uma coisa muito importante de se lembrar nos exercícios é que a força peso (P) é sempre perpendicular ao solo.

A fórmula básico do peso é:

P = m . g

Por sua vez, a força elástica é aquela que atua, por exemplo, em molas. Como estamos tratando de coisas que esticam e contraem, essa força vai depender da elongação que a mola sofreu (Δx) e também da força que o operador colocou sobre a mola em questão (Fop).

Para calcular a força elástica, usamos:

Fel = k . Δx

Lembrando que l é a constante elástica da mola. Nesse caso, podemos isolá-la para chegar a outra equação:

Exercícios sobre força peso e força elástica

QUESTÃO 1

(UFV) Um carro desloca-se para a direita com vetor velocidade constante. No seu interior existe uma esfera suspensa por uma mola. Quando não submetida a nenhuma força, esta mola tem comprimento L. Nessas condições, a melhor representação da situação descrita é:

RESOLUÇÃO:

Veja que o enunciado nos diz que o vetor da velocidade é constante, ou seja, o sistema não acelera. com isso, a força resultante é zero. Assim, todas as forças que atuam na esfera vão se cancelar.

No caso, se temos a força peso atuando verticalmente para baixo sobre o corpo, então a força elástica da mola deve anulá-la. Para isso, a força elástica deve ser vertical e para cima. Só assim, teremos a resultante nula.

Vamos prestar atenção que, como colocamos um corpo na mola, ela vai alongar um pouco devido à sua massa. Portanto, temos o comprimento L da mola somado ao elongamento.

RESPOSTA: A

QUESTÃO 2

(UFF) Um cubo se encontra em equilíbrio apoiado em um plano inclinado, conforme mostra a figura.

Identifique a melhor representação da força que o plano exerce sobre o cubo.

RESOLUÇÃO:

Note que a questão não está pedindo a força resultante total. Pois, uma vez que o cubo está em equilíbrio, ela vale zero. O que temos que encontrar é a resultante do plano no bloco.

Para isso, vamos lembrar das forças que atuam sobre o bloco. Temos o peso (P) vertical para baixo, a normal (N), que é perpendicular à superfície na qual o bloco está apoiado, e também atua o atrito (A), já que o bloco está conseguindo ficar parado em uma superfície inclinada.

Perceba, porém, que tanto a normal quanto o atrito são forças que o plano exerce no bloco. E é a resultante dessas forças que queremos encontrar. Para que a resultante total seja zero, então a resultante da normal com o atrito devem cancelar o peso.

Portanto, o desenho que será nossa resposta deve ser aquele que, ao somarmos essas duas forças, resulte em uma resultante do plano (ou força de contato) necessariamente para cima, cancelando o peso.

RESPOSTA: E

QUESTÃO 3

(UFV) Um experimentador fez um estudo de deformação de uma mola em função de uma força aplicada e construiu o gráfico a seguir:

A relação matemática entre a intensidade da força (F) e a deformação (x), respeitadas as unidades mostradas no gráfico, pode ser expressa por:

a) F = 30x

b) F = 6x

c) F = (6/30x)

d) F = 5x

e) F = 2x

RESOLUÇÃO:

Vamos lembrar da fórmula que rege a força elástica: Fel = k . Δx. Entenda: podemos pegar qualquer ponto do gráfico para fazer nossas contas, porque k é constante. Na matemática, ele seria chamado de coeficiente angular da reta.

Então, aplicando a fórmula em um ponto qualquer:

20 = k . 4

k = 5 N/cm

Então, usando a fórmula novamente:

Fel = k . Δx

Fel = 5x

RESPOSTA: D

QUESTÃO 4

(UFPE) Um conjunto massa-mola desloca-se sob a ação de uma força F em uma superfície plana, sem atrito, conforme mostra a figura a seguir. A aceleração do conjunto é 5 m/s², a massa do bloco é 2 kg, e a distensão da mola permanece constante. Determine a distensão da mola, em centímetros, desprezando a massa da mola e assumindo que sua constante elástica vale 200 N/m.

RESOLUÇÃO:

Quando temos uma força aplicada diretamente em uma mola, isso significa que essa força tem o mesmo valor da força elástica da mola. Ou seja, essa força é calculada por k . Δx.

Sobre o bloco atuam três forças: a normal para cima, o peso para baixo e a força elástica para a direita. Sempre lembrando que a normal anula o peso.

Aqui, aplicamos o Princípio Fundamental da Dinâmica: a força resultante é igual à força elástica:

FR = Fel

m . |a| = k . Δx

2 . 5 = 200 . Δx

Δx = 0,05 m = 5 cm

QUESTÃO 5

(IFSC) Ao saltar de paraquedas, os paraquedistas são acelerados durante um intervalo de tempo, podendo chegar a velocidades da ordem de 200 km/h, dependendo do peso e da área do seu corpo. Quando o paraquedas abre, o conjunto (paraquedas e paraquedista) sofre uma força contrária ao movimento, capaz de desacelerar até uma velocidade muito baixa permitindo uma aterrissagem tranquila.

Assinale as alternativas(s) CORRETA(S).

01) A aceleração resultante sobre o paraquedista é igual à aceleração da gravidade.

02) Durante a queda, a única força que atua sobre o paraquedista é a força peso

04) O movimento descrito pelo paraquedista é um movimento com velocidade constante em todo o seu trajeto.

08) Próximo ao solo, com o paraquedas aberto, já com velocidade considerada constante, a força resultante sobre o conjunto (paraquedas e paraquedista) é nula.

16) Próximo ao solo, com paraquedas aberto, já com velocidade considerada constante, a força resultante sobre o conjunto (paraquedas e paraquedista) não pode ser nula; caso contrário, o conjunto (paraquedas e paraquedista) não poderia aterrissar.

32) A força de resistência do ar é uma força variável, pois depende da velocidade do conjunto (paraquedas e paraquedista).

RESOLUÇÃO:

01) FALSO. Para que um corpo em queda tenha aceleração resultante igual da gravidade, a única força que poderia atuar sobre o corpo seria o peso. Se não houvesse resistência do ar, a resultante seria igual ao peso (m . |a| = m . g). Porém, temos resistência do ar, então a aceleração não é igual à gravidade.

02) FALSO. Durante a queda temos a força da gravidade, mas também uma força de resistência do ar. Com isso, ele não cai com velocidade ou aceleração constantes.

04) FALSO. Enquanto o peso for maior que a força de resistência do ar, o veto da velocidade estará para baixo, assim como a aceleração. Isto é, ele acelera. Quando a força do ar for tão grande a ponto de igualar o peso, o corpo passa a descer em movimento uniforme (MRU), ou seja, sem aceleração.

08) VERDADEIRO. Quando o paraquedas abrir, a força do ar vai crescer abruptamente, ficando maior do que o peso. Com isso, o corpo continua descendo, mas brecando, com aceleração para cima. Depois, a velocidade vai reduzindo, a força do ar também reduz até igualar o peso (por consequência, resultante nula), fazendo com que ele desça com velocidade constante (MRU).

16) FALSO.

32) VERDADEIRO. Quanto maior a velocidade, maior a força do ar.

RESPOSTA: 40


Espero que você tenha entendido um pouco melhor sobre força peso e força elástica. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Extensivo de Fisica para Vestibulares Paulistas

SAIBA MAIS
🐧 EXERCÍCIOS DE FORÇA ELÉTRICA
🐧 FORÇA MAGNÉTICA: EXERCÍCIOS E TEORIA COMPLETA
🐧 TRABALHO DA FORÇA ELÁSTICA: O QUE É, COMO CALCULAR E EXERCÍCIO RESOLVIDO

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.