Exercícios sobre Reflexão da Luz em Espelho Plano

1. (Unesp) Em uma barbearia existem dois espelhos planos verticais, paralelos e distantes 3 m um do outro, com a face refletora de um voltada para a face refletora do outro. Um cliente está sentado de frente para um deles, a  de distância dele. Na figura, fora de escala, pode-se notar a infinitude de imagens geradas devido a reflexões sucessivas nesses espelhos.

Nessa situação, considerando as distâncias informadas e as características das imagens formadas por espelhos planos, a distância entre a cabeça do cliente, indicada pela seta azul na figura, e a imagem da sua cabeça, indicada pela seta vermelha, é de:

a) 3 m   

b) 4 m   

c) 7 m   

d) 5 m   

e) 6 m   

 1. Resposta:

A imagem da parte de trás da cabeça do cliente é feita pelo espelho que está atrás dele, fica a 4 m do cliente no espelho de trás. Esta imagem agora será o objeto para a imagem no espelho da frente que está a uma distância de 5 m deste, formando uma imagem, também a 5 m Como existe uma distância de 1 m entre o homem e o espelho da sua frente, a distância total até a sua primeira imagem de costas, neste mesmo espelho é de 6 m


2. (Fmj) Um menino observou que os raios da luz solar atingiam seus olhos paralelamente ao solo, plano e horizontal, após refletirem no vidro plano de um automóvel.

Sabendo que o raio incidente e o raio refletido estavam em um mesmo plano vertical e que a inclinação do vidro do automóvel em relação à horizontal era de 50°, o menino conclui que a inclinação q dos raios incidentes no vidro em relação à vertical era de

a) 15°   

b) 30°   

c) 20°   

d) 25°   

e) 10°   

2. Resposta: E

A figura mostra os ângulos de incidência  e reflexão  em relação à normal ao vidro plano do automóvel.

Analisando essa figura:


3. (Famema) Ao entrar no banheiro de um shopping, uma pessoa se depara com uma parede onde se encontra afixado um grande espelho plano. Enquanto caminha com velocidade de 1 m/s em uma direção perpendicular a esse espelho e no sentido de aproximar-se dele, essa pessoa observa que, relativamente a seu corpo, sua imagem

a) se afasta com velocidade 1 m/s    

b) se aproxima com velocidade 2 m/s    

c) se aproxima com velocidade 4 m/s    

d) se aproxima com velocidade 1 m/s    

e) se afasta com velocidade 2 m/s    

3. Resposta: B

Como existe o movimento de aproximação em relação ao espelho, a velocidade relativa da imagem é o dobro da velocidade da pessoa em relação ao espelho, isto é, é como se a imagem se deslocasse com  no sentido da pessoa.


 4. (Fcmmg) Dois espelhos perpendiculares entre si estão posicionados em paredes verticais de um shopping. Mônica move-se entre eles na direção de Pedro, que está sentado num banco, também entre os espelhos, como mostrado na figura, vista do alto.

Pedro observa três imagens da Mônica, através dos espelhos, nas regiões R1, R2 e R3. O sentido do movimento de Mônica observado por Pedro na região R2 é representado pela seta:

4. Resposta: C

 Fazendo o desenho do movimento da Mônica e rebatendo-o nos espelhos, temos:


5. (Ufu) João, representado pela letra J, entra em uma sala retangular, onde duas paredes são revestidas por espelhos planos. Ele se posiciona na bissetriz do ângulo reto formato entre os dois espelhos. Como se configuram o conjunto das imagens de João em relação aos espelhos e sua posição na sala?

a)    

b)    

c)    

d)    

5. Resposta: D

O número de imagens distintas  em uma associação angular de espelhos planos é dado pela seguinte relação:

Para 90°, temos:

Logo, temos três imagens que mantêm a mesma distância ao espelho quando comparadas às distâncias entre o objeto e o espelho. Assim, a única alternativa correta é [D].


Para aprender mais:


Espero que você tenha entendido um pouco melhor sobre Reflexão da Luz em Espelho Plano. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

SAIBA MAIS
✅ Exercícios de Energia interna e trabalho
✅ 
Exercícios resolvido para treinar: Gás ideal
✅ 
Revisão teórica sobre espelhos esféricos

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.