exercícios-de-termologia

Exercícios de Termologia

Exercícios de Termologia para treinar e arrasar na sua próxima prova!

Questão 1

Numa área de praia, a brisa marítima é uma consequência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma área de baixa pressão, provocando o deslocamento do ar da superfície que está mais fria (mar).

À noite, ocorre o processo inverso ao que se verifica durante o dia. 

Como a água leva mais tempo para esquentar (de dia), mas também leva mais tempo para esfriar (à noite), o fenômeno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira:

a) O ar que está sobre a água se aquece mais, ao subir; deixa uma área de baixa pressão, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.

b) O ar mais quente desce e se desloca do continente para a água, a qual não conseguiu reter calor durante o dia.

c) O ar que está sobre o mar se esfria e dissolve-se na água; forma-se, assim, um centro de baixa pressão, que atrai o ar quente do continente.

d) O ar que está sobre a água se esfria, criando um centro de alta pressão que atrai massas de ar continental.

e) O ar sobre o solo, mais quente, é deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que está sobre o mar.

RESOLUÇÃO

A água tem um calor específico muito alto (c = 1 cal/g.°C) e a areia tem um calor específico bem menor (c ≅ 0,2 cal/g.°C). Ou seja, quando bate sol (de dia), a areia esquenta mais rapidamente e o ar em contato com ela acaba subindo porque aquece também, gerando uma região de menor pressão e o vento vem do lado do mar.

À noite, acontece o processo inverso: a areia vai ficar mais fria que a água, e o ar em contato com a água acaba subindo, criando acima da água uma região de baixa pressão, e a brisa vem da terra, ou seja, temos a brisa terrestre.

Ou seja, pela explicação que dei acima, percebemos que a alternativa correta é a A.

RESPOSTA: A


Questão 2

Uma garrafa de vidro e uma lata de alumínio, cada uma contendo 330mL de refrigerante, são mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo período de tempo. Ao retirá-las do refrigerador com as mãos desprotegidas, tem-se a sensação de que a lata está mais fria do que a garrafa. É correto afirmar que:

a) a lata está realmente mais fria, pois a intensidade calorífica da garrafa é maior que a da lata.

b) a lata está de fato menos fria que a garrafa, pois o vidro possui condutividade menor que o alumínio.

c) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, possuem a mesma condutividade térmica, e a sensação deve-se à diferença nos calores específicos.

d) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do alumínio ser maior que a do vidro.

e) a garrafa e a lata estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do vidro ser maior que a do alumínio.

RESOLUÇÃO

Tocar objetos para medir a temperatura das coisas não é uma boa ideia.  E você sabe por quê? Porque quando um material retira calor da sua pele mais eficientemente, mais rapidamente, você tem a impressão de que o objeto está muito frio, mas isso é falso. O objeto pode estar na mesma temperatura que você. Mas, quando perdemos calor mais rapidamente, acreditamos que o objeto em que encostamos é que estava mais frio, mas isso não é verdade.

O alumínio, assim como outros metais, esquenta facilmente e esfria facilmente. Quando você toca nele a uma temperatura ambiente, ele retira calor de você mais eficientemente do que o vidro ou a madeira, por exemplo. Faça o teste pegando na porta de madeira e na maçaneta de metal: a impressão que temos é que a maçaneta é mais gelada, mas não é; elas estão à mesma temperatura. Assim, ao tocar a maçaneta, ela retira calor de você mais rapidamente que a madeira.

Então, vamos analisar as alternativas com base neste conceito.

a) Errado. A lata não está mais fria. Ela está à mesma temperatura que a garrafa.

b) Errado. A lata também não está menos fria, está à mesma temperatura que a garrafa.

c) Errado. Os dois objetos possuem diferentes condutividades térmicas.

d) Certo. Os objetos estão à mesma temperatura, e a sensação é devida ao fato de a condutividade térmica do alumínio ser maior que a do vidro. 

e) Errado. A condutividade térmica do vidro é menor que a do alumínio.

RESPOSTA: D


Para aprender mais, assista minha videoaula:


E se você tiver dúvidas sobre esse conteúdo, vou te fazer um convite: Que tal fazer parte do meu extensivo 2022 com 20% OFF? Lá, o pessoal já está estudando sobre Vetores, mas com muitas vantagens, como:
🔹 Estudo dirigido da teoria com slides e material de apoio pra você baixar e até imprimir se quiser;
🔹 Lista de Exercícios separados por dificuldade: Básico, Intermediário e Avançado;
🔹 Monitoria individual pra você tirar suas dúvidas sobre o assunto, caso tenha dúvidas no exercícios por exemplo;
🔹 Telegram de estudos exclusivo comigo e com outros alunos como você;
🔹 Encontros ao vivo em grupo pra batermos um papo sobre física.

Física Professor Pinguim Cupom de desconto

Demais não é? Aperte aqui e use o cupom BLOG20 para se inscrever com 20% OFF e iniciar ainda hoje seus estudos na melhor plataforma de física do país.

SAIBA MAIS
👉 Como estudar termologia para vestibulares paulista
👉 Questões de termologia, óptica, eletrodinâmica e Ondulatória
👉 Termometria, você sabe o que é?

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.