como-estudar-termologia-para-vestibulares

Como estudar Termologia para Vestibulares Paulistas

Termologia é um conteúdo recorrente nos Vestibulares Paulistas?

Veja o gráfico a seguir. Ele traz, em percentuais, os temas da Física que mais foram cobrados no vestibular da Unesp recentemente. Tenha em mente que os conteúdos que vamos destacar aqui são aqueles que você deve pegar mais pesado nos estudos e revisá-los ao longo de todo o ano. Então, acompanhe:

Repare que, na última década, Termologia foi o quarto assunto mais cobrado no processo seletivo da Unesp (10% das questões). O lado bom é que essa não é uma matéria difícil. Agora, veja o próximo gráfico:

Note que o assunto mais cobrado dentro da Termologia no vestibular da Unesp é, disparado, a Calorimetria. São mais de 80% das questões nesses 11 anos.

Lembre-se de algumas fórmulas, como:

  • Quantidade de calor sensível: Q = m . c . Δθ
  • Quantidade de calor latente: Q = m . L
  • Capacidade térmica de um corpo: C = m . c
  • Ou também:

E também temos questões que tratam de potência, em que podemos ter:

Importante: quando falamos em potência, trata-se de uma grande medida em watts (W). Já nesse contexto que estamos vendo, a unidade é caloria (cal). Portanto, você vai ter que transformar!

Ainda dentro da Calorimetria, você pode encontrar questões sobre vazão, que nada mais é do que a relação de volume por tempo.

Outro tipo de questão comum são aquelas que abordam as trocas de calor: QCedido + QRecebido = 0.

Acompanhe o próximo gráfico:

Agora vamos nos aprofundar dentro da própria Calorimetria. Repare que o conteúdo mais cobrado é o calor sensível, cuja fórmula vimos acima. Já em transmissão de calor, vamos tratar de temas como condução e convecção térmica, e irradiação de energia – assunto, aliás, que o Enem gosta muito também.

Mais um gráfico para você acompanhar:

Bom, a dilatação térmica teve apenas duas questões nos últimos 10 anos, apenas 1% da prova da Unesp. Vale lembrar que temos três tipos de dilatação:

  • Dilatação na reta: ΔL = L0 . α . Δθ
  • Dilatação na área: ΔA = A0 . β . Δθ
  • Dilatação no volume: ΔV = V0 . γ . Δθ

Importante: dentre essas, a dilatação linear é a que mais cai. Então, se for para estudar, pode focar nesse tipo – até porque as outras são bastante semelhantes.

Mais um:

Gases praticamente não são cobrados pela Unesp: apenas uma questão sobre gases ideais nos últimos 11 anos. Nessa matéria, você deve lembrar de: P . V = n . R . T.

Fechamos os assuntos mais cobrados de Termologia na Unesp. Agora, vamos analisar as informações sobre o vestibular da 1ª fase da Fuvest. Observe o gráfico:

De cara, já podemos ver que a Fuvest curte uma Termologia: é o terceiro assunto mais cobrado na prova de Física desde 2011 (11% das questões). Veja a seguir, os assuntos que mais caem relacionados a esse conteúdo:

E olha quem apareceu aí de novo: Calorimetria. Portanto, estude e faça questões que envolvam aquelas fórmulas que vimos há pouco. Estude também os gráficos de curva de aquecimento (temperatura (θ) x quantidade de calor (Q)).

Seguimos. Veja:

O segundo assunto da Termologia mais cobrado na Fuvest é a Termodinâmica – assunto que praticamente não cai na Unesp. Nos últimos anos, caíram algumas questões importantes de temas como

  • Transformações gasosas: p . V = n . R . T 
  • E também:
  • Trabalho: τ = p . ΔV (para transformação isobárica) ou numericamente igual à área do gráfico apresentado.
  • Primeira Lei: Q = τ . ΔU
  • Energia interna:

Seguimos nos conteúdos de Termologia da Fuvest:

Veja que a Fuvest também não é muito fã de dilatação térmica. Lembre-se das fórmulas que vimos mais acima (especialmente a dilatação linear) e não se preocupe muito. Além disso, resolva algumas questões que envolvam análise de gráficos (dilatação x temperatura).


E se você tiver dúvidas sobre esse conteúdo, vou te fazer um convite: Que tal fazer parte do meu extensivo 2022 com 20% OFF? 
Lá, o pessoal já está estudando sobre Termologia, mas com muitas vantagens, como:
🔹 Estudo dirigido da teoria com slides e material de apoio pra você baixar e até imprimir se quiser;
🔹 Lista de Exercícios separados por dificuldade: Básico, Intermediário e Avançado;
🔹 Monitoria individual pra você tirar suas dúvidas sobre o assunto, caso tenha dúvidas no exercícios por exemplo;
🔹 Telegram de estudos exclusivo comigo e com outros alunos como você;
🔹 Encontros ao vivo em grupo pra batermos um papo sobre física.


Física Professor Pinguim Cupom de desconto

Demais não é? Aperte aqui e use o cupom BLOG20 para se inscrever com 20% OFF e iniciar ainda hoje seus estudos na melhor plataforma de física do país.

SAIBA MAIS
👉 Exercícios de Termologia
👉Termometria: você sabe o que é?
👉 Tudo sobre a Terceira Lei de Newton

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.