Unicamp: Tudo que você precisa saber sobre a prova

Oi, pessoal, tudo certo?

O vestibular da Universidade de Campinas (Unicamp) é um dos mais concorridos no Brasil e, em 2019, teve mais de 72 mil inscritos. Ele costuma ocorrer no mês de novembro mas, em função da crise do coronavírus, o exame da primeira fase deste ano foi adiado para janeiro de 2021.

Para você ficar mais por dentro dos detalhes da prova, neste post vou trazer dados importantes sobre ela e como você pode se preparar. Então confira e boa leitura!

Calendário do vestibular Unicamp

Antes de tudo, quero chamar a atenção para o fato de que o calendário do vestibular Unicamp está um pouco diferente neste ano em razão da pandemia. Vamos conferir as datas:

  • Inscrições para o Vestibular Unicamp 2021: de 30 de julho a 8 de setembro no site do vestibular da Unicamp.
  • Provas da primeira fase: 6 de janeiro (candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas) e 7 de janeiro (Ciências Biológicas/Saúde) de 2021 – portanto, quarta e quinta-feira;
  • Provas da segunda fase: 7 e 8 de fevereiro de 2021 (para os candidatos de todos os cursos) – portanto, domingo e segunda-feira;
  • Provas de habilidades específicas (Música Etapa I, Música Etapa II, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança): ainda não foram anunciadas;
  • Primeira chamada 2021: deve ser divulgada no dia 10 de março de 2021; o edital com o calendário completo será publicado em breve no site do vestibular da Unicamp.

Leia mais: RESOLUÇÃO – Unicamp 2018 2ª Fase

Como são as provas deste vestibular?

No vestibular Unicamp 2021, a primeira fase terá 72 questões (em vez das 90 questões usuais) de múltipla escolha de todas as áreas de conhecimento. Já na segunda fase todos os alunos que foram aprovados na primeira fazem dois dias de prova.

No primeiro dia, são aplicadas as provas comuns a todos os candidatos, como língua portuguesa, literaturas, questões interdisciplinares em língua inglesa e redação. Já no segundo dia são feitas as provas comuns a todos os candidatos de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática, além das provas específicas conforme a escolha do curso.

Por exemplo, quem escolhe a área de Ciências Biológicas e Saúde responde 6 questões de Biologia e 6 de Química. Quem opta por Ciências Exatas e Tecnológicas responde 6 questões de Física e 6 de Química. Quem escolhe Ciências Humanas e Artes responde a 6 questões e Geografia e 6 Questões de História, que abordam também Filosofia e Sociologia.

É importante ressaltar que, caso o candidato zere a prova de alguma matéria, ele é desclassificado.

Leia mais: Tudo sobre a Física na Fuvest Primeira Fase

A nota do Enem pode ser usado para ingressar na Unicamp?

As vagas oferecidas pela modalidade Enem-Unicamp são distribuídas da seguinte maneira: 10% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 5% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; 5% para estudantes que sejam autodeclarados pretos e pardos.

Assim, o total de vagas para ingresso via Enem é de 20% das vagas da graduação. A seleção via Enem é definida por meio de um edital específico, que estará disponível em uma página específica da Unicamp.

Fonte: Comvest Unicamp
http://www.comvest.unicamp.br/enem-2021/

Leia mais: Maratona Primeira Fase Fuvest, Unicamp e Unesp

Algumas dicas para a prova

Uma das dicas mais importantes a respeito do vestibular da Unicamp é estudar todos os dias intensamente, resolvendo questões de provas dos anos anteriores. No dia do vestibular, é indicado que se faça antes as questões que considerar mais fáceis e mais rápidas, pois assim você já garante alguns pontos que poderão ser decisivos adiante. Só depois você se concentra nas questões mais complexas.

A prova da Unicamp é bastante textual, então é preciso bastante atenção e ler com cuidado, sem pressa. Para isso, uma boa dica é sublinhar as partes que mencionam o que foi pedido da pergunta.

Lembre-se que, nesse tipo de prova, o tempo é essencial, então, evite ficar voltando às questões que já respondeu, ao menos que tenha tempo para isso. Afinal, se você estiver nervoso ou com pressa, esse tipo de prática pode levar você a desmarcar a opção certa e marcar uma errada.

Leia mais: Famema 2019 – Resolução de Física

O que pode ou não ser levado?

Para acessar os locais de prova, é preciso levar um documento original de identificação com foto – o mesmo usado na inscrição. Além disso, o candidato também precisará de caneta preta para preencher o gabarito. Outros itens permitidos são:

  • Água;
  • Borracha;
  • Compasso;
  • Lápis preto;
  • Lanches (balas, doces, sucos etc.)
  • Régua transparente.

Já os itens proibidos são:

  • Bandana/lenço;
  • Boné;
  • Caneta marca-texto;
  • Celulares;
  • Chapéu;
  • Corretivo líquido;
  • Equipamentos eletrônicos;
  • Lapiseira;
  • Smartwatch ou relógios que tenham possibilidade de conexão remota (relógios comuns devem ficar no chão, ao lado da carteira).

Na hora da prova, os estudantes podem ser submetidos a revista com aparelhos eletrônicos e detector de metais.

Espero que esse post tenha ajudado você a saber mais sobre o que esperar da prova da Unicamp. Fique ligado no site da Comvest para se manter atualizado sobre as datas do edital e das provas e sobre outras informações do exame. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física e aumentar suas chances de ser aprovado no vestibular Unicamp, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu  SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.