Resumo com exercícios sobre Lançamento horizontal

Fala, galera. Nesta aula, vamos estudar lançamento horizontal e resolver algumas questões. Antes, vamos revisar alguns conceitos e fórmulas importantes. Acompanhe!

Lançamento horizontal

Veja o gráfico:

No lançamento horizontal, quando o corpo é lançado, o vetor da velocidade inicial é estritamente horizontal. Note que isso é diferente de quando um corpo é lançado de forma inclinada. Quando isso acontece, temos duas componentes atuando sobre ele (uma para horizontal e outra na vertical).

No lançamento horizontal, a componente vertical da velocidade inicial não existe (v0y = 0). Já quando o corpo está no ar, a única força que atua sobre ele é o peso (força resultante). Nesse caso, temos que a gravidade é a única aceleração que temos:

FR = P

m . |a| = m . g

a = g

Observe que como a única força que atua é vertical, quando falamos de lançamento horizontal, só teremos aceleração na vertical. Isso significa que quando o corpo começar a cair e descrever a parábola que vemos no gráfico, vamos decompor o movimento nos eixos x e y.

Assim, tudo o que vamos calcular no eixo x, vamos considerar como Movimento Uniforme na horizontal, pois não há força (quando não há resistência do ar). Sendo assim, podemos utilizar algumas fórmulas. Veja:

Também podemos isolar o Δsx:

Δsx = vx . t

Importante: vx é constante!

Já para calcular o que acontece na vertical, temos que lembrar que a aceleração é constante, ou seja, podemos usar as fórmulas de MUV:

Lembre-se, porém, de que falamos que a velocidade na vertical não existe, portanto:

Caso queiramos calcular a velocidade que o corpo tem em um determinado ponto da trajetória, temos que tomar cuidado porque o vetor velocidade é tangente à parábola. Lembre-se, porém, que ele terá duas componentes: vx (horizontal) vy (vertical).

Para calcular vx, utilizamos a fórmula que já vimos. Mas para calcular vy, podemos usar a fórmula do MUV.:

vy = v0 + a . t

Lembrado que v0 = 0, então:

vy = g . t

Embora seja pouco utilizado, também podemos usar Torricelli:

v² = v0² + 2 . a . Δs

Novamente:

vy² = 2 . g . Δsy


Exercícios sobre lançamento horizontal

Questão 1

(PUC MG) Duas esferas A e B, pequenas, de massas iguais e raios iguais, são lançadas de uma mesa horizontal, com velocidades horizontais de vA = 4,0 m/s e vB = 6,0 m/s, em direção a um piso horizontal. Desprezando-se a resistência do ar, é correto afirmar que:

a) a esfera A tocará o piso antes de B.

b) a esfera B tocará o piso antes de A, porque ficará mais tempo no ar.

c) as esferas tocarão o piso no mesmo instante.

d) a esfera A tocará o piso depois de B, porque ficará mais tempo no ar.

RESOLUÇÃO:

Vamos lembrar que a velocidade inicial vertical é nula (v0y = 0). No eixo y, teremos um MUV. Então podemos usar:

Para descobrir o tempo de queda, basta isolarmos o tempo (t):

Note novamente que não temos velocidade inicial na vertical, ou seja, o tempo de queda não depende da velocidade com que lançamos. Ou seja, as esferas cairão no mesmo tempo.

RESPOSTA: C

Questão 2

(IFCE 2016) Considere a figura abaixo, na qual Michele utiliza uma bola de tênis para brincar com seu cãozinho, Nonô.

Nesta situação, Michele arremessa a bola na direção horizontal para que Nonô corra em sua direção e a pegue. Ao ser arremessada, a bola sai da mão de Michele a uma velocidade de 14,4 km/h e uma altura de 1,80 m do chão. Nesse instante, Nonô encontra-se junto aos pés de sua dona.

Dadas estas condições, o tempo máximo que Nonô terá para pegar a bola, antes que a mesma toque o chão pela primeira vez, é

(Despreze o atrito da bola com o ar e considere a aceleração da gravidade com o valor g = 10 m/s2).

a) 0,375 s

b) 0,6 s

c) 0,75 s

d) 0,25 s

e) 1,0 s

RESOLUÇÃO:

Vamos converter a velocidade para de km/h para m/s. Isso nos dará 4 m/s. Isso posto, o que a questão quer é que digamos quanto tempo a bola demora para bater no chão.

Vamos lembrar que no lançamento vertical a velocidade inicial na vertical é nula. Então no eixo y vamos utilizar:

t² = 0,36

t = 0,6 s

RESPOSTA: B

Questão 3

(ITA) Uma bola é lançada horizontalmente do alto de um edifício, tocando o solo decorridos aproximadamente 2 s. Sendo de 2,5 m a altura de cada andar, o número de andares do edifício é

a) 5

b) 6

c) 8

d) 9

e) indeterminado pois a velocidade horizontal de arremesso da bola não foi fornecida.

RESOLUÇÃO:

Novamente: a velocidade inicial na vertical é nula. Então, vamos usar a mesma equação:

Δsy = 20 m

Portanto, o prédio tem 8 andares.

RESPOSTA: C

Questão 4

(Espcex) Uma esfera é lançada com velocidade horizontal constante de módulo v = 5 m/s da borda de uma mesa horizontal. Ela atinge o solo num ponto situado a 5 m do pé da mesa conforme o desenho abaixo. Desprezando a resistência do ar, o módulo da velocidade com que a esfera atinge o solo é de:

Dado: Aceleração da gravidade: g = 10 m/s2

a) 4 m/s

b) 5 m/s

c) 5 √2 m/s

d) 6 √2 m/s

e) 5 √5 m/s

RESOLUÇÃO:

Veja que com os dados do enunciado já podemos tirar algumas conclusões Afinal, se a velocidade inicial é 5 m/s e o corpo percorreu 5 metros, podemos descobrir o tempo que ela demorou para cair.

No eixo x (MU):

Δsx = vx . t

5 = 5 . t

t = 1 s

Entenda: quando a esfera atingir o solo, ela terá duas componentes de velocidade (vx e vy) que se somarão para dar uma velocidade resultante. Temos que vx vale 5 m/s. Então, teríamos que saber a velocidade vertical com qual ela vai tocar o solo. Portanto:

vy = v0y + g . t

vy = 0 + 10 . 1

vy = 10 m/s

Agora temos as duas componentes e podemos calcular a velocidade inclinada com que o corpo toca o solo. Esses três vetores formam um triângulo retângulo, portanto vamos utilizar Pitágoras:

v² = vx² + vy²

v² = 5² + 10²

v² = 125

v = √125

v = 5√5 m/s

RESPOSTA: E


Espero que você tenha entendido um pouco melhor como resolver exercícios sobre lançamento horizontal. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

SAIBA MAIS
✅ Movimento vertical no vácuo
✅ Principais conceitos e fórmulas sobre Movimento Circular Uniforme
✅ Exercícios sobre velocidade relativa

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.