Oi, pessoal! Belezinha?
Vamos juntos resolver a prova da Famema 2017? As questões estão abaixo e as resoluções, no vídeo. Bora?
Questão 1:
Um helicóptero sobrevoa horizontalmente o solo com velocidade constante e, no ponto A, abandona um objeto de dimensões desprezíveis que, a partir desse instante, cai sob ação exclusiva da força peso e toca o solo plano e horizontal no ponto B. Na figura, o helicóptero e o objeto são representados em quatro instantes diferentes.
Considerando as informações fornecidas, é correto afirmar que a altura h de sobrevoo desse helicóptero é igual a
(A) 200 m.
(B) 220 m.
(C) 240 m.
(D) 160 m.
(E) 180 m.
Questão 2:
A figura representa, em corte, parte de uma instalação utilizada para demonstrações de experimentos. Um corpo de dimensões desprezíveis escorrega pela superfície inclinada e atinge o ponto A com velocidade escalar igual a 10 m/s. Considere o atrito e a resistência do ar desprezíveis e
g = 10 m/s2.
Em relação ao nível de referência indicado na figura, a altura, na superfície inclinada, em que a energia cinética do corpo é igual ao triplo de sua energia potencial gravitacional é
(A) 1,25 m.
(B) 1,00 m.
(C) 2,00 m.
(D) 1,50 m.
(E) 1,75 m.
Questão 3:
Duas máquinas térmicas ideais, 1 e 2, têm seus ciclos termodinâmicos representados no diagrama pressão × volume, no qual estão representadas duas transformações isotérmicas (Tmaior e Tmenor) e quatro transformações adiabáticas. O ciclo ABCDA refere-se à máquina 1 e o ciclo EFGHE, à máquina 2.
Sobre essas máquinas, é correto afirmar que, a cada ciclo realizado,
(A) o rendimento da máquina 1 é maior do que o da máquina 2.
(B) a variação de energia interna sofrida pelo gás na máquina 1 é maior do que na máquina 2.
(C) a variação de energia interna sofrida pelo gás na máquina 1 é menor do que na máquina 2.
(D) nenhuma delas transforma integralmente calor em trabalho.
(E) o rendimento da máquina 2 é maior do que o da máquina 1.
Questão 4:
Na figura, O é um ponto objeto virtual, vértice de um pincel de luz cônico convergente que incide sobre um espelho esférico côncavo E de distância focal f. Depois de refletidos no espelho, os raios desse pincel convergem para o ponto I sobre o eixo principal do espelho, a uma distância f/4 de seu vértice.
Considerando válidas as condições de nitidez de Gauss, é correto afirmar que a distância focal desse espelho é igual a
(A) 150 cm.
(B) 160 cm.
(C) 120 cm.
(D) 180 cm.
(E) 200 cm.
Questão 5:
Uma mesma espira retangular, de massa desprezível, foi parcialmente imersa em um mesmo campo magnético constante e uniforme B de duas maneiras distintas. Na primeira, a espira é mantida em equilíbrio sob ação apenas da força vertical F1 e da força magnética gerada pela circulação de uma corrente elétrica contínua pela espira, conforme figura 1.
Na segunda, a espira é mantida em equilíbrio sob ação apenas da força vertical F2 e da força magnética gerada pela circulação de uma corrente elétrica contínua pela espira, conforme figura 2.
Sabendo que nas duas situações a intensidade da corrente elétrica que circula pela espira é a mesma, que a intensidade de F1 é 10 N e considerando as informações contidas nas figuras, é correto afirmar que a intensidade de F2 é igual a
(A) 50 N.
(B) 10 N.
(C) 75 N
(D) 20 N.
(E) 25 N.
Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.
Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.