Neste post, trago alguns exercícios sobre velocidade relativa. Antes, vamos rever alguns conteúdos importantes dessa disciplina para que você consiga resolvê-los. Acompanhe!

Questões para praticar de Velocidade Relativa

Fala, pessoal! Neste post, trago alguns exercícios sobre velocidade relativa. Antes, vamos rever alguns conteúdos importantes dessa disciplina para que você consiga resolvê-los. Acompanhe!

Velocidade relativa

A velocidade relativa é o valor único de velocidade que indica o movimento relativo entre dois corpos. Isso se refere tanto ao afastamento quanto à aproximação dos corpos, ou seja, eles podem possuir o mesmo sentido ou sentidos opostos.

Para calcular a velocidade relativa nós temos que, basicamente, parar um dos corpos e fazer o outro andar. Quando os dois corpos possuem o mesmo sentido, precisamos subtrair as velocidades.

Por exemplo, se temos dois corpos, o corpo A e o corpo B, que andam no mesmo sentido, e vA = 10 m/s e vB = 6 m/s, então:

vrel = |vA| – |vB

vrel = 10 – 6

vrel = 4 m/s

No entanto, se tivermos corpos em sentidos opostos, então os módulos das velocidades devem ser somados. Por exemplo, se o corpo A tem velocidade vA = 10 m/s indo para a direita, e o corpo B tem velocidade vB = -6 m/s indo para a esquerda (preste atenção ao sinal antes do número, ele indica a direção do corpo), então o cálculo será:

vrel = |vA| + |vB|

vrel = 10 + 6

vrel = 16 m/s

Agora que entendemos isso, é claro que não podem faltar as fórmulas. Para calcular a velocidade relativa, vamos utilizar:

Importante: ΔSrel é a distância que um corpo deve percorrer quando se supõe que o outro está em repouso.

Agora sim, vamos à prática. Ao final do conteúdo, você pode conferir o gabarito com as respostas das questões. Para ajudar você a pegar a lógica dos exercícios, vamos resolver juntos o primeiro. Bons estudos!


Exercícios sobre velocidade relativa

Questão 1

(FEI-SP) Dois automóveis partem no mesmo instante de duas cidades distantes 500 km uma da outra. O automóvel A trafega com velocidade constante de módulo 80 km/h e o automóvel B trafega com velocidade constante de módulo 120 km/h. Após quanto tempo da partida a distância entre os dois será de 200 km, sabendo que os dois trafegam em sentidos opostos ao longo da mesma estrada retilínea?

a) 0,5 h

b) 1,0 h

c) 1,5 h

d) 2,5 h

e) 3,0 h

RESOLUÇÃO:

Veja que o enunciado nos fornece o módulo das velocidades, isto é, não temos o sinal da velocidade de cada corpo. Colocando no papel, consideramos que o automóvel A se movimento para a direita (vA = 80 km/h), enquanto com que automóvel B se movimenta para a esquerda (vB = -120 km/h)

Para descobrir o que a questão nos pede, devemos lembrar que devemos parar um dos corpos e manter apenas um deles em movimento. Note que nós não queremos que eles se encontrem! Então, atente-se que a distância relativa entre os automóveis não é 500 km.

Para resolver a questão, vamos definir arbitrariamente que o automóvel A é quem vai ficar parado. Nessa nova situação, teremos que vA = 0. Em seguida, temos que fazer com que o automóvel B se aproxime com uma velocidade relativa entre eles.

Como vimos, essa velocidade relativa (em que B se aproxima de A) será a soma dos módulos das velocidades. Portanto:

vrel = 80 + 120

vrel = 200 km/h

Agora, vamos lembrar da fórmula:

Repare que o enunciado nos pede para calcular o tempo quando a distância entre os dois corpos for de 200 km. Ou seja, como definimos que o automóvel A está parado, a distância relativa (ΔSrel) percorrida por B é de 300 km (os 500 km iniciais menos a distância de 200 km entre os dois).

Agora sim, podemos continuar com os cálculos:

RESPOSTA: C


Questão 2

(FEI) Dois móveis A e B, ambos com movimento uniforme percorrem uma trajetória retilínea conforme mostra a figura. Em t = 0, estes se encontram, respectivamente, nos pontos A e B na trajetória. As velocidades dos móveis são vA = 50 m/s e vB = 30 m/s no mesmo sentido.

Em qual ponto da trajetória ocorrerá o encontro dos móveis?

a) 200 m

b) 225 m

c) 250 m

d) 300 m

e) 350 m


Questão 3

(UFAC) Em uma estrada de pista única, um carro de 4,0 metros de comprimento, com velocidade de 22 m/s, quer ultrapassar um caminhão longo de 28,0 metros, que está com velocidade constante de 36 km/h. O motorista do carro inicia a ultrapassagem quando a frente do caminhão encontra-se a 50 metros de um túnel. Quanto tempo ele levará para realizar a ultrapassagem do caminhão?

a) 0,2 s

b) 2,6 s

c) 4 s

d) 3,0 s

e) 1,0 s


Questão 4

(UFMG) Um pequeno bote, que navega a uma velocidade de 2,0 m/s em relação à margem de um rio, é alcançado por um navio, de 50 m de comprimento, que se move paralelamente a ele, no mesmo sentido, como mostrado nesta figura:

Esse navio demora 20 segundos para ultrapassar o bote. Ambos movem-se com velocidades constantes. Nessas condições, a velocidade do navio em relação à margem do rio é de aproximadamente,

a) 0,50 m/s

b) 2,0 m/s

c) 2,5 m/s

d) 4,5 m/s


Questão 5

(UFPA) Um rapaz e uma moça saem de suas casas um ao encontro do outro, caminhando sempre com velocidade respectivamente de 3,5 km/h e 2,5 km/h. Estando a 100 m da moça, em linha reta, o rapaz, ao avistá-la, aciona o seu cronômetro, travando-o apenas no instante em que os dois se encontram. O intervalo de tempo, em minuto, registrado pelo cronômetro vale:

a) 1

b) 6

c) 9

d) 10

e) 12


Gabarito

12345
cdbda

Espero que você tenha entendido um pouco melhor como resolver exercícios de Velocidade relativa. E se quiser praticar mais, confira minha live de resolução de mais exercícios sobre o tema. Assista:


E SE VOCÊ TIVER DÚVIDAS SOBRE ESSE CONTEÚDO, VOU TE FAZER UM CONVITE: 

Que tal fazer parte do meu extensivo 2022 com 20% OFF? 
Lá, o pessoal já está estudando sobre Velocidade Relativa, mas com muitas vantagens, como:
🔹 Estudo dirigido da teoria com slides e material de apoio pra você baixar e até imprimir se quiser;
🔹 Lista de Exercícios separados por dificuldade: Básico, Intermediário e Avançado;
🔹 Monitoria individual pra você tirar suas dúvidas sobre o assunto, caso tenha dúvidas no exercícios por exemplo;
🔹 Telegram de estudos exclusivo comigo e com outros alunos como você;
🔹 Encontros ao vivo em grupo pra batermos um papo sobre física.

Cupom de desconto - Física Professor Pinguim

Demais não é? Aperte aqui e use o cupom BLOG20 para se inscrever com 20% OFF e iniciar ainda hoje seus estudos na melhor plataforma de física do país.

SAIBA MAIS
👉 Tudo sobre Velocidade Relativa
👉 MUV e Equação de Torricelli
👉 Tudo sobre Cinemática

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.