Pêndulo simples e sistema massa-mola

Tudo sobre Pêndulo Simples e Sistema Massa-mola

Olá, pessoal, tudo bem?

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre pêndulo simples a oscilador massa-mola, e também vamos resolver alguns exercícios para deixar o conteúdo mais claro. Beleza?

Então, foco na aula e bons estudos!

Pêndulo simples

Para entendermos o que é pêndulo simples e como ele cai nas questões de Física dos vestibulares e do Ensino Médio, temos que compreender como ele oscila. Veja a imagem:

Repare que o corpo sai da posição A e desce ganhando energia cinética e perdendo energia potencial. Em seguida, ele passa pelo ponto B e sobe perdendo energia cinética e ganhando energia potencial até o ponto C.

Assim, em relação à velocidade, sabemos que:

  • vA = 0
  • vB é máxima
  • vC = 0

Entenda que o ângulo formado pela oscilação do pêndulo (que representei na figura como θ) não é grande. Então, para pequenas oscilações consideraremos que θ < 10º. Quando isso acontecer, será possível calcularmos uma grandeza chamada período do pêndulo simples, que se refere ao tempo que ele leva para completar uma oscilação completa, ou seja, sair de A e retornar para A.

A fórmula é a seguinte:

  • L: comprimento do fio do pêndulo, medido em metro (m)
  • g: campo gravitacional local, medido em N/kg ou m/s²
  • T: período do pêndulo simples, medido em segundos (s).

Atenção: quanto maior o comprimento do pêndulo (L), maior será seu período (T). No entanto, atente-se que essas não são grandezas diretamente proporcionais. Por outro lado, quanto maior a gravidade (g), menor será seu período (T).

Pêndulo simples: exercício resolvido

Um pêndulo simples, de comprimento de 100 cm, executa uma oscilação completa em 6 s, num determinado local. Para que esse mesmo pêndulo, no mesmo local, execute uma oscilação completa em 3 s, se comprimento deverá ser alterado para:

a) 20 cm

b) 150 cm

c) 75 cm

d) 50 cm

e) 25 cm

RESOLUÇÃO

Repare que o período pedido é a metade do período original. Atente-se também que o comprimento do período é sempre em metros, e não em centímetros, como no enunciado. Portanto, utilizando nossa fórmula teremos que:

Repare que podemos cortar 2π da equação e, para facilitar e tirar a raiz quadrada, podemos elevar os dois lados ao quadrado. Assim, teremos:

RESPOSTA: E

Oscilador massa-mola

O oscilador massa-mola nada mais é do que um corpo de massa preso a uma mola de constante elástica k. Veja a imagem e acompanhe cada etapa:

Mas como esse corpo oscila? Observe que na primeira linha da imagem, a mola está comprimida, isto é, v = 0. Uma vez que soltamos o corpo, a mola o empurra até que ele passe pelo meio, em um movimento acelerado (ganho de energia cinética e perda de energia potencial). E assim que o corpo passa pelo meio, a força elástica o puxa de volta, desacelerando.

Portanto, temos que, no meio, a velocidade é máxima e nas pontas, é zero. Repare que o corpo vai voltar por conta da força da mola. Então, ele alcança a velocidade máxima novamente ao passar pelo meio, só que, como está no sentido contrário da trajetória, devemos considerá-la em módulo.

Assim como no pêndulo simples, no oscilador massa-mola, geralmente será pedido que calculemos o período (T), ou seja, o tempo da oscilação completa. A fórmula é a seguinte:

  • m: massa do corpo, medido em quilograma (kg).
  • k: constante elástica da mola, medida em N/m.

Atenção: o período do oscilador não depende da amplitude do movimento.

Oscilador massa-mola: exercício resolvido

Uma das extremidades de uma mola está fixa ao teto. Um estudante coloca e retira algumas vezes uma massa de 0,5 kg na extremidade livre dessa mola. A massa é solta lentamente até atingir o equilíbrio. para cada vez, ele registra a distensão sofrida pela mola (xi), como mostram os dados a seguir:

x1 = 9,9 cm; x2 = 10,2 cm; x3 = 9,8 cm; x4 = 10,3 cm; x5 = 9,8 cm.

Considere a aceleração da gravidade de 10 m/s². Sobre a experiência acima, assinale o que for correto.

01) O valor médio dessas distinções é de 10,1 cm.

02) A constante elástica da mola vale 5 N/m.

04) Se o estudante deixar essa massa realizar movimento harmônico simples vertical, o período de oscilação é de aproximadamente 1,25 s.

08) Independentemente da amplitude inicial, o período é sempre o mesmo no movimento harmônico simples.

16) A energia mecânica deste oscilador é 25 A²J, onde J é a amplitude desse movimento harmônico simples.

RESOLUÇÃO

01) Basta somar todas as distensões e dividir por cinco. Portanto, a média das distensões é de 10 cm.

ERRADO

02) Vamos considerar que, no equilíbrio, a força elástica cancela o peso (Fel = P). Portanto, teremos que:

k . Δx = m . g

k . 0,1 = 0,5 . 10

k = 50 N/m

ERRADO

04) Para calcularmos o período, temos que usar nossa fórmula. Teremos:

T ≅ 0,62 s

ERRADO

08) Certo, o período não depende da amplitude.

CORRETO

16) Para calcularmos a energia mecânica do oscilador, entendemos que, quando ele está nas pontas, não possui energia cinética, pois está parado. Então, a energia mecânica  (Em) é dada apenas pela energia potencial elástica (Epel). Então:

Repare que, como o corpo está na ponta, a distensão da mola será igual à amplitude do movimento:

Em = 25 A²J

CORRETO

Espero que você tenha compreendido um pouco melhor sobre pêndulo simples e oscilador massa-mola. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu  SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BannerBlog_728x90.png

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.