Meu amigo, minha amiga, o post de hoje está um pouco diferente. “Como assim professor Pinguim?”. Calma, eu explico. Vou sugerir os melhores filmes e séries para quem gosta de Física e quer ter aquela merecida sessão pipoca. Se você não é muito fã da matéria, tá convidado também.

Os melhores filmes e séries para quem gosta de Física

Fala, moçada! Tudo bem? Meu amigo, minha amiga, o assunto de hoje está um pouco diferente. “Como assim professor Pinguim?”. Calma, eu explico. Vou sugerir os melhores filmes e séries para quem gosta de Física e quer ter aquela merecida sessão pipoca. Se você não é muito fã da matéria, tá convidado também.

Na contagem regressiva para o Enem e vestibulares, essas dicas de filmes e séries com temas do universo da Física vão estimular seu raciocínio sobre fórmulas, leis e teorias variadas. Tenho certeza que será muito massa. Vai que você descobre que essa é a sua disciplina favorita, né? Aproveite!

Filmes e séries sobre Física

1. “Interestelar”

Vencedor do Oscar, o filme “Interestelar” tem um enredo apocalíptico. A trama mostra a Terra em um momento de possível colapso devido à falta de alimento e de água – em contrapartida, há um crescimento do número de doenças e pragas que assolam o pouco que sobrou das terras produtivas e cultiváveis.

Nesse cenário pessimista, cientistas estão em busca de um novo planeta para habitar, quando avaliam a possibilidade de explorar Saturno. Embora não tenha a figura de um importante físico no centro da trama, “Interestelar” faz uso de diversas teorias — algumas criadas, por exemplo, por Stephen Hawking.

Fica a dica: Kip Thorne, colaborador do longa-metragem, foi colega de trabalho de Hawking e é um dos maiores especialistas norte-americanos sobre os temas abordados no longa. Assista e confira questões como ondas gravitacionais, buraco negro e relatividade geral bem explicadinhas na história. Recomendo!

2. “Isaac Newton – O Último Mágico”

Idealizada e produzida pelo canal de tevê britânico BBC, o documentário mostra a trajetória de um dos mais importantes físicos do mundo – Isaac Newton. O filme é muito bacana, pois mostra, por exemplo, como ele chegou às conclusões que culminaram na Lei da Gravitação Universal e nas Três Leis de Newton – aceleração, inércia e força.

A produção tem foco ainda na paixão de Newton pela astronomia, essencial para ele conceber o modelo de telescópio refletor que usamos até hoje. Isso sem falar no envolvimento dele com a alquimia. Curioso e muito indicado. Assistam!

3. A Teoria de Tudo

Se tem um filme sobre Isaac Newton, também vale outro sobre Stephen Hawking. A produção mostra a busca insaciável do cientista por conhecimento desde a infância.

Fora isso, o longa-metragem revela como ele precisou lidar com a descoberta de uma doença rara que mudaria drasticamente sua vida: a esclerose lateral amiotrófica (chamada de ELA). Nem esse entrave fez ele desistir de seus estudos em física e da cosmologia — aliás, vários deles explicam diversos fenômenos físicos, a noção de realidade e o relativismo — como a Teoria-M, a Teoria do Peixe no Aquário Redondo e a Teoria de Tudo, que dá nome ao filme.

4. “Stranger Things”

Tenho certeza que você é fã ou já ouviu falar dessa série da Netflix. Moçada, ela realmente é muito legal, repleta de suspense e até de Física. Sim, a história de Will e seus amigos fala de várias teorias, do “mundo invertido” e até da Constante de Planck.

5. “The Big Bang Theory”

Esse clássico, um sucesso mundial, tem que fazer parte da sua lista de séries para maratonar nos momentos de descanso da preparação para o Enem e vestibulares. O físico teórico Sheldon Cooper e o físico experimental Leonard Hofstadter vivem juntos no mesmo apartamento e compartilham muitas situações engraçadas. Eles trabalham no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), ou seja, a Física faz parte da rotina deles.

6. “Dark”

A série da Netflix já começa com uma frase de Albert Einstein: “A diferença entre passado, presente e futuro é somente uma persistente ilusão”. Explica-se: os personagens conseguem viajar no tempo ao entrar em uma caverna na floresta. Nessa aventura, eles encontram um buraco de minhoca: também conhecido por Ponte de Einstein-Rose. “O que é isso professor Pinguim?” Trata-se de uma dobra no espaço-tempo, que forma um túnel que conecta dois lugares e tempos diferentes, em uma espécie de atalho. A hipótese surgiu após os estudos dos físicos Albert Einstein e Nathan Rosen, em 1935. Massa, né?


Espero que você aproveite as dicas com os melhores filmes e séries para quem gosta de Física. Aproveite esse momento para relaxar e relembrar dos conteúdos de uma maneira diferente. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu  SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.

SAIBA MAIS:

👉 Questões Resolvidas de Física

👉 Exercícios Resolvidos de Cinemática para você treinar

👉 Tudo sobre a terceira lei de Newton 

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.

1 Comentário

  1. O Seriado “Einstein” também é muito bom.

Deixe uma resposta