Olá, pessoal, tudo bem?
Neste post, o objetivo é mostrar para vocês os conteúdos de Física que a Unicamp costumava cobrar até o ano passado e que, para 2021, foram retirados do seu programa, bem como destacar o que a universidade costuma cobrar, para que vocês possam direcionar seus estudos.
Para ficar mais fácil de visualizar, vou dividir os temas por áreas da Física. Então, bloquinho de anotações em mãos e vamos lá.
O que não cai (e o que cai) na Unicamp em 2021
Fundamentos da Física
Nesta área, felizmente para quem estuda por provas anteriores, a Unicamp não alterou seu programa. Serão cobrados os seguintes conteúdos:
- Grandezas físicas e suas medidas;
- Relações matemáticas entre grandezas escalares e vetoriais;
- Representação gráfica de uma relação funcional entre duas grandezas;
- Estimativa de valores (Estimar a área das asas de um pássaro, por exemplo).
Mecânica
Outra área em que nada mudou! Fique atento aos temas:
- Cinemática do movimento em uma ou duas dimensões;
- Leis de Newton;
- Força de atrito;
- Peso de um corpo e aceleração da gravidade;
- Momento de uma força ou torque. Equilíbrio estático e dinâmico;
- Lei de gravitação universal de Newton, sistema solar e Leis de Kepler;
- Quantidade de movimento, variação e conservação;
- Trabalho e energia cinética. Energia potencial elástica e gravitacional;
- Potência;
- Hidrostática.
Dica: como podemos ver, é muito conteúdo. Por isso, é importante saber o que priorizar nos seus estudos para Unicamp. Então, reforce bem: energia cinética, potência, cinemática e quantidade de movimento. Mecânica é quase a metade da prova da Unicamp.
Calorimetria e termodinâmica
Segue o jogo! Tudo igual também nesses campos da Física. Os conteúdos são:
- Temperatura e equilíbrio térmico;
- Lei Zero da Termodinâmica;
- Primeira Lei da Termodinâmica;
- Trocas de calor e propriedades térmicas da matéria;
- Gases perfeitos;
- Trabalho realizado por um gás em expansão;
- Transição de fases e calor latente.
Óptica e ondas
Aqui começam as mudanças – e elas são muitas! Muitos assuntos foram excluídos do programa para o vestibular Unicamp 2021, deixando-o muito mais enxuto. Veja os temas deste ano:
- Espelhos planos e esféricos;
- Dispersão da luz, índice de refração, leis da refração, reflexão total;
- Prismas, lentes e instrumentos ópticos;
- Caráter ondulatório da luz e espectro eletromagnético.
Em relação aos temas que ficaram de fora, pode cortar dos seus estudos para a Unicamp: óptica da visão (miopia, hipermetropia e astigmatismo); velocidade de propagação, difração, interferência e polarização; ondas sonoras (acústica).
Atenção: repare que a Unicamp enxugou bem os conteúdos de ondas. Porém, quem também for fazer o Enem não deve deixar de lado essa matéria, pois ela é bastante cobrada no exame.
Eletricidade e magnetismo
Outra área em que a Unicamp fez o rapa. O programa ficou muito menor e ficaram de fora alguns conteúdos de Eletrostática e Eletrodinâmica que os alunos costumam não gostar muito.
O que vai cair:
- Campos e forças eletromagnéticas;
- Potencial eletrostático e diferença de potencial;
- Corrente elétrico, resistores e associação em série e em paralelo;
- Leis de Kirchhoff, força eletromotriz e potência elétrica.
Só isso! Para ter uma ideia, veja os conteúdos que não vão cair neste ano: capacitores e todos os assuntos relacionados a Eletromagnetismo (campo magnético; Lei de Ampère; força sobre carga elétrica em movimento; e indução eletromagnética: fluxo magnético, Lei de Faraday, Lei de Lenz).
Dica: poucos assuntos na prova geralmente significa um maior aprofundamento das questões. Por isso, para o vestibular Unicamp 2021, estude muito Eletrodinâmica, especialmente potência elétrica.
Noções de Física Moderna
Pode comemorar: este assunto não vai cair na Unicamp em 2021! Portanto, não se preocupe com os temas do ano passado: átomo (emissão e absorção de radiação); núcleo atômico e radioatividade; partículas elementares; e propriedades físicas da matéria.
O que mais cai no vestibular da Unicamp
Para ajudar você a ter uma noção melhor do que a Unicamp costuma cobrar e para que você possa direcionar seus estudos, separei os assuntos que a universidade mais cobrou ao longo da sua história.
De 1977 a 2020, foram 509 questões Físicas nos vestibulares da Unicamp, sendo:
- Mecânica: 50%;
- Eletricidade: 17%;
- Termologia: 10%;
- Ondulatória: 7%;
- Óptica: 7%;
- Outros assuntos: 9%.
Dica: em Eletricidade, foram cobradas duas vezes mais questões de Eletrodinâmica do que de Eletrostática, sendo que o assunto predominante dentro dessa matéria é potência.
–
Espero que esse post tenha ajudado você a entender melhor o que cai e o que não cai na Unicamp 2021. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!
Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.
Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.