Esses cilindros são capacitores conectados à Placa do Circuito Elétrico

Capacitores: Função e Exercícios

Nesta aula, vamos falar sobre capacitores. Ao final, vamos fazer exercícios para fixação do conteúdo. Bora lá!

Carga armazenada em capacitor

O símbolo que utilizamos para capacitor é o seguinte:

Importante: cuidados para não confundir com os símbolos utilizados para representar geradores e resistores

Dentro dos capacitores temos um material isolante chamado dielétrico. Quando ligados o capacitor a uma bateria, conseguimos carregá-lo, criando um circuito como o da figura abaixo:

Importante notar que, nesse circuito, a corrente (i) passará apenas pelo lado de fora. Ou seja, no capacitor não passa corrente, ele apenas armazena carga elétrica (Q) nas suas placas: uma positiva e outra negativa.

Para fazer o capacitor armazenar carga, basta ligarmos uma ddp (U). O material dielétrico isola as duas placas de metal, evitando faíscas.

Para calcular a carga armazenada no capacitor, utilizamos a fórmula:

Q = C . U

  • Q: carga elétrica armazenada
  • U: ddp entre as placas
  • C: capacitância

Caso uma questão nos peça para calcular a energia potencial elétrica armazenada no capacitor, usaremos a seguinte fórmula:

Veja que podemos substituir Q pela fórmula que vimos há pouco. Isso nos daria:

Capacitor plano de placas paralelas

Observe a imagem:

Este é um tipo de capacitor especial, que possui uma fórmula de capacitância específica. Esse cálculo vai depender da área (A), da distância entre as placas (d) e também constante dielétrica entre elas (ε):

Associação de capacitores em série

Veja:

Quando associamos capacitores em série, a carga será a mesma para todos. Ou seja, toda vez que um capacitor adquire uma carga, o mesmo acontecerá com os outros. Então:

QTotal = Q1 = Q2 = Q3

Já em relação à ddp, temos a mesma situação dos resistores, isto é, devemos somar as ddp de todos os capacitores:

UTotal = U1 + U2 + U3

Agora veja: vimos que Q = C . U. Como todos os capacitores ligados em série terão a mesma carga, o capacitor que tiver menor capacitância é o que vai ter maior ddp.

Note também que, se a ddp total é a soma de todas as outras, podemos isolar U na fórmula e teremos:

Quando tivermos apenas dois capacitores ligados em série, teremos uma outra fórmula, que será o produto pela soma:

Capacitores ligados em paralelo

Os capacitores em paralelo estão ligados no mesmo par de pontos. Veja:

Nesse caso, todos os capacitores recebem a mesma ddp:

UTotal = U1 = U2 = U3

Por outro lado, devemos somar as cargas de cada um para descobrir a carga total:

QTotal = Q1 + Q2 + Q3

Para calcular a capacitância equivalente, basta somarmos as capacitâncias de cada capacitor:

CEq = C1 + C2 + C3

Como vimos que Q = C . U e que a ddp é a mesma para todos, vai acumular mais carga o capacitor que tiver mais capacitância.

Associação mista de capacitores

Para vermos a associação mista de capacitores, vamos fazer isso na prática, vendo um exemplo e calculando tudo o que uma questão pode nos pedir para calcular:

Veja que temos um capacitor de 20 μF ligado em paralelo com um capacitor de 60 μF e que esses dois estão ligados em série (após resolvermos os cálculos da ligação em paralelo) a outro capacitor de 10 μF. Esse sistema está ligado a uma fonte de 90 V.

Vamos calcular a capacitância equivalente e as cargas armazenadas, total e em cada capacitor

Para começar, vamos resolver os capacitores ligados em paralelo:

C1 = 20 + 60 = μF

Com isso, conseguimos “eliminar” a ligação em paralelo do sistema, ficando apenas com uma ligação em série entre esse “novo” capacitor de 80 μF e o de 10 μF.

Nesse caso, para encontrar a capacitância, basta fazermos o produto pela soma. Portanto:

Repare que agora chegamos a um sistema que possui uma bateria e um capacitor. Assim, podemos aplicar a fórmula para calcular a carga.

Q = Ceq . U

Q = 800 μC

Pergunta: qual capacitor pega essa carga que calculamos? Essa carga é relativa ao capacitor em que calculamos a capacidade equivalente.

No entanto, voltando um passo para trás, quando tínhamos dois capacitores, um de 80 μF e outro de 10 μF, aí sim a carga de cada um deles será de 800 μC. Afinal, eles não estavam ligados em série? Quando isso acontece, as cargas são iguais, lembra?

Então, quando calculamos a carga total da associação mista de capacitores, acabamos encontrando, também, o resultado da associação em série.

Saber isso é importante pois podemos calcular a ddp que chegará a cada um dos capacitores em série, pois já sabemos a carga a capacitância.

Vamos chamar o capacitor de 80 μF de A e o de 10 μF de B. Utilizando a fórmula:

QA = CA . UA

800 = 80 . UA

UA = 10 V

Para o outro, não precisamos utilizar a fórmula novamente, pois a carga total é igual à soma das cargas dos capacitores. Ou seja, se UA vale 10 V, então UB só pode valer 80 V, pois a carga total é 90 V.

Voltando mais um passo, vamos calcular quanto de carga cada um dos capacitores ligados em paralelo recebe. Chamando o de 20 μF de X e o de 60 de Y, vamos utilizar a fórmula:

QX = CX . UX

Note que a ddp desse capacitor é a mesma que calculamos anteriormente, pois transformamos essa ligação em paralelo em uma em série, lembra? Então:

QX = 20 . 10

QX = 200 μC

Para o outro:

QY = 60 . 10

QY = 600 μC

Veja que não precisaríamos ter calculado QY, pois, em paralelo, a carga total é igual à soma das cargas de cada capacitor.


Exercício de fixação sobre capacitores

(EsPCEx) Um capacitor de capacitância igual a 2 µF está completamente carregado e possui uma diferença de potencial entre suas armaduras de 3 V. Em seguida, este capacitor é ligado a um resistor ôhmico por meio de fios condutores ideais, conforme representado no circuito abaixo, sendo completamente descarregado através do resistor. 

Nesta situação, a energia elétrica total transformada em calor pelo resistor é de

 a) 1,5 . 10-6

b) 6,0 . 10-6 J

c) 9,0 . 10-6 J

d) 12,0 . 10-6 J

e) 18,0 . 10-6

RESOLUÇÃO:

A energia que será dissipada no resistor é a mesma que estava acumulada no capacitor. Dito isso, vamos lembrar uma das fórmulas para calcular a energia potencial do capacitor. Como temos C e U, já podemos utilizar direto:

Epot = 9.10-6 J

RESPOSTA: C


Para aprender mais

Se quiser assistir a esta aula, acesse:

Espero que você tenha entendido um pouco melhor sobre capacitores. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

SAIBA MAIS

🐧 Exercícios de Eletrodinâmica: Carga, Corrente Elétrica e DDP
🐧 Leis de Kirchhoff: definição, exemplo e exercícios!
🐧 Qual é a fórmula para calcular a corrente elétrica?

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.