Olá, pessoal, tudo bem? Nesta aula, vamos estudar o Princípio de Arquimedes ou Lei do Empuxo. Ele calcula a força que um fluido exerce em um corpo quando ele está total ou parcialmente imerso. É o que acontece, por exemplo, quando entramos numa piscina e nos sentimos mais leves.
Acompanhe e bons estudos!
Princípios de Arquimedes – Força Empuxo
O empuxo é uma força que vai depender do volume que um determinado corpo ocupa no fluido. Quanto maior for esse volume, maior será o empuxo que o fluido exerce no corpo.
Importante dizer que não são apenas líquidos que exercem empuxo. Gases também o fazem. Um exemplo são balões de ar quente.
Princípio de Arquimedes (Lei do Empuxo)
Quando colocamos um corpo dentro de um fluido, a pressão que atua nele pode ser calculada pela soma da pressão atmosférica pela pressão da coluna em diferentes pontos:
P, = Patm + d . g . h1
P2 = Patm + d . g . h2
Veja:
Agora, vamos lembrar que a pressão se dá pela razão da força (F) pela área (A): p = F / A. Assim, como há mais pressão por baixo do corpo do que por cima, haverá mais pressão atuando na parte de baixo dele.
Então temos que F1 > F2. A diferença entre essas duas forças nos dará o que chamamos de Força Empuxo:
E = F1 – F2
E = P1 . A – P2 . A
E = dl . g . h1 . A – dl . g . h2 . A
E = dl . g . A (h1 – h2)
Note que a diferente da altura (h1 – h2) pode ser entendida como a altura do líquido que foi deslocado para que o corpo tivesse seu espaço no fluido (hld). Então:
E = dl . g . A . hld
Agora repare que o produto de área (A) por altura (h) é volume (V). Seguindo:
E = dl . Vld . g
Perceba que o produto de densidade (d) por volume (V) é massa (m). Portanto:
E = mld . g
Por fim, o produto de massa (m) e gravidade (g) é peso (P). Então, Assim, o empuxo que um fluido exerce no corpo é igual, em módulo, ao peso do fluido deslocado pelo corpo.:
E = Pfluido deslocado
Veja que, a partir daí, podemos tomar um caminho inverso:
E = Pfluido deslocado
E = mfluido deslocado . g
Como em muitos casos não conhecemos a massa, podemos lembrar que a densidade (d) se dá pela razão de massa (m) pro volume (V). Então, trocando na fórmula:
E = dfluido . Vfluido deslocado . g
Observe que, quando temos um corpo totalmente imerso em um fluido, podemos dizer que o volume do fluido deslocado é igual ao volume do corpo (Vfd = Vcorpo). A mesma lógica é aplicada para corpos parcialmente imersos (Vfd < Vcorpo).
Unidades
No Sistema Internacional (SI) o empuxo é medido em Newton (N). No entanto, considerando a última fórmula que vimos, as unidades não batem. Vamos lembrar que N = kg . m/s². Então temos que usar:
E = dfluido . Vfluido deslocado . g
N = kg/m³ . m³ . m/s²
Para a densidade de líquidos, temos que tomar cuidado com a unidade. Considerando a densidade da água, para facilitar os cálculos podemos utilizar 1 kg/L ou 10³ kg/m³ ou ainda 10-3 kg/cm³.
Comparação entre peso do corpo e empuxo
Compare:
Pcorpo = mcorpo . g
E = mlíquido deslocado . g
Muito parecidas, não? No entanto, repare que a massa que será utilizada em cada fórmula será diferente. No caso do empuxo, será a massa de líquido que foi deslocada pelo corpo, ou seja, somente a parte que foi imersa. Já para calcular o peso do corpo, devemos considerar a massa do corpo inteiro.
Agora, vamos lembrar que a massa (m) também pode ser calculada pelo produto da densidade (d) pelo volume (V). E isso vale para as duas fórmulas:
E = dlíquido . Vimerso . g
Pcorpo = dcorpo . Vcorpo . g
Flutuabilidade
Dependendo das condições, um corpo pode boiar na superfície do fluido, ficar totalmente imerso ou afundar até o fundo do recipiente:
Considerando as fórmulas que acabamos de ver, se colocarmos um corpo totalmente imerso em um líquido (sem boiar ou afundar), isso significa que a parte do produto do volume (V) pela gravidade (g) das equações são a mesa tanto para o empuxo quando para o peso do corpo.
Então:
- Se a densidade do corpo for maior que a do líquido, seu peso também é maior, o que faz com que ele afunde.
- Se a densidade do corpo for igual à do líquido, seu peso fica igual ao empuxo e ele fica totalmente submerso em equilíbrio.
- Se a densidade do corpo for menor que a do líquido, seu peso também é menor, o que faz com que ele boie e fique parcialmente imerso.
Exemplo de exercício de empuxo
Um corpo maciço de volume 0,05 m³ é constituído de material de densidade 800 kg/m³ é mantido submerso em água de densidade 1000 kg/m³. Determine:
a) o módulo do peso do corpo, em newtons.
b) o módulo do empuxo que a água exerce no corpo, em newtons.
c) a intensidade da força necessária para manter o corpo parado, totalmente submerso em água.
a) Pc = mc . g
Não sabemos a massa, mas sabemos o volume e a densidade. Então:
Pc = dc . Vc . g
Pc = 800 . 0,05 . 10
Pc = 400 N
b) Veja que o corpo está totalmente submerso em água. Então:
Vimerso = Vcorpo
E = dágua . Vimerso . g
E = 1000 . 0,05 . 10
E = 500 N
c) Note que o corpo é menos denso do que a água, e que há uma diferença entre o peso do corpo (400 N) que calculamos e o empuxo (500 N). Então, a tendência desse corpo é boiar. Só não o fez porque há alguma força para baixo atuando sobre ele (F). E é isso que temos que calcular.
Então:
F + 400 = 500
F = 100 N
Espero que você tenha entendido um pouco melhor sobre o Princípio de Arquimedes e os cálculos que podemos fazer. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!
SAIBA MAIS
👉 Exercícios sobre Análise Dimensional
👉 Tipo de instrumentos ópticos
Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.