{"id":9904,"date":"2022-04-27T09:00:00","date_gmt":"2022-04-27T12:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/?p=9904"},"modified":"2023-08-06T21:00:44","modified_gmt":"2023-08-07T00:00:44","slug":"instrumentos-de-medida-teoria-e-exercicios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/instrumentos-de-medida-teoria-e-exercicios\/","title":{"rendered":"Instrumentos de medida: Teoria e Exerc\u00edcios"},"content":{"rendered":"\n
Nesta aula, vamos estudar tr\u00eas aparelhos de medida: Amper\u00edmetro, Volt\u00edmetro e Ohm\u00edmetro. Acompanhe!<\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n
Mult\u00edmetro usado para medir corrente, tens\u00e3o, resist\u00eancia el\u00e9trica e capacit\u00e2ncia<\/p>\n\n\n\n
Aparelho que mede corrente el\u00e9trica, em amperes (A). Para que isso seja poss\u00edvel, o amper\u00edmetro deve ser ligado em s\u00e9rie com o dispositivo do qual queremos medir a corrente, pois ela deve passar por dentro do aparelho para que a medi\u00e7\u00e3o aconte\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n
Caso contr\u00e1rio, se ele for ligado em paralelo com o resistor que queremos medir, acabamos provocando um curto circuito, impedindo a medi\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
Importante: <\/strong>na teoria, um amper\u00edmetro ideal tem resist\u00eancia interna igual a zero.<\/p>\n\n\n\n Aparelho que mede a tens\u00e3o el\u00e9trica (diferen\u00e7a de potencial – ddp (U)) entre dois pontos. O volt\u00edmetro deve ser ligado em paralelo com o elemento em que se quer medir a ddp.<\/p>\n\n\n\n Se o aparelho for ligado em s\u00e9rie com o resistor, a corrente n\u00e3o passar\u00e1 pelo circuito (i = 0).<\/p>\n\n\n\n Importante:<\/strong> na teoria, um volt\u00edmetro ideal tem resist\u00eancia interna infinita.<\/p>\n\n\n\n Pode ser utilizada como ohm\u00edmetro (medidor de resist\u00eancia).<\/p>\n\n\n\n Veja a figura:<\/p>\n\n\n\n Geralmente, os enunciados das quest\u00f5es com esse conte\u00fado v\u00e3o trazer que n\u00e3o h\u00e1 corrente que passa pelo amper\u00edmetro (A) e que a ponte est\u00e1 em equil\u00edbrio. Quando isso acontece, os pontos C e D da figura t\u00eam o mesmo potencial el\u00e9trico (V).<\/p>\n\n\n\n Portanto, podemos dizer que o resistor R2<\/sub> est\u00e1 em paralelo com R3<\/sub>. Quando a corrente (i) da figura encontra o ponto B, ela se divide em duas partes (ix<\/sub>; iy<\/sub>). Observe:<\/p>\n\n\n\n Ao coloc\u00e1-los em paralelo temos:<\/p>\n\n\n\n UBD<\/sub> = R2<\/sub> . ix<\/sub><\/p>\n\n\n\n UBD<\/sub> = R3<\/sub> . iy<\/sub><\/p>\n\n\n\n Repare que o resistor R1<\/sub> est\u00e1 submetido \u00e0 mesma ddp que R4<\/sub>. Ou seja:<\/p>\n\n\n\n UCA<\/sub> = R1<\/sub> . ix<\/sub><\/p>\n\n\n\n UDA<\/sub> = R4<\/sub> . iy<\/sub><\/p>\n\n\n\n Podemos igual\u00e1-los:<\/p>\n\n\n\n UBD<\/sub> = UBD<\/sub><\/p>\n\n\n\n R2<\/sub> . ix<\/sub> = R3<\/sub> . iy<\/sub><\/p>\n\n\n\n UCA<\/sub> = UDA<\/sub><\/p>\n\n\n\n R1<\/sub> . ix<\/sub> = R4<\/sub> . iy<\/sub><\/p>\n\n\n\n Como as duas equa\u00e7\u00f5es possuem um lado igual, podemos igual\u00e1-las:<\/p>\n\n\n\n Essa \u00e9 a f\u00f3rmula para resolver quest\u00f5es sobre a Ponte de Wheatstone. No entanto, tamb\u00e9m \u00e9 comum encontrar o produto cruzado:<\/p>\n\n\n\n R1<\/sub> . R3<\/sub> = R2<\/sub> . R4<\/sub><\/p>\n\n\n\n QUEST\u00c3O 1<\/strong><\/p>\n\n\n\n (Cesgranrio) Qual das op\u00e7\u00f5es a seguir mostra a liga\u00e7\u00e3o adequada de um amper\u00edmetro A e de um volt\u00edmetro V, ambos ideais, de modo a permitir uma correta medida da corrente e da queda de tens\u00e3o no resistor?<\/strong><\/p>\n\n\n\n RESOLU\u00c7\u00c3O:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Lembre-se de que o amper\u00edmetro ideal tem resist\u00eancia interna nula e deve ser ligado em s\u00e9rie. J\u00e1 o volt\u00edmetro ideal tem resist\u00eancia interna que tende ao infinito e deve ser ligado em paralelo.<\/p>\n\n\n\n RESPOSTA: E<\/p>\n\n\n\n QUEST\u00c3O 2<\/strong><\/p>\n\n\n\n (Enem) Um eletricista precisa medir a resist\u00eancia el\u00e9trica de uma l\u00e2mpada. Ele disp\u00f5e de uma pilha, de uma l\u00e2mpada (L), de alguns fios e de dois aparelhos: um volt\u00edmetro (V), para medir a diferen\u00e7a de potencial entre dois pontos, e um amper\u00edmetro (A), para medir a corrente el\u00e9trica.<\/strong><\/p>\n\n\n\n RESOLU\u00c7\u00c3O:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Novamente: volt\u00edmetro \u00e9 ligado paralelo e amper\u00edmetro, em s\u00e9rie.<\/p>\n\n\n\n RESPOSTA: C<\/p>\n\n\n\n QUEST\u00c3O 3<\/strong><\/p>\n\n\n\n O arranjo de resistores da figura se chama Ponte de Wheatstone. Escolhendo o resistor R adequadamente, podemos fazer com que <\/strong>n\u00e3o passe nenhuma corrente<\/strong> no resistor de resist\u00eancia 5,0 \u03a9. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Determine, em \u03a9, qual \u00e9 o valor da resist\u00eancia de R para que a corrente no resistor de 5,0 \u03a9 seja nula.<\/strong><\/p>\n\n\n\n a) 2,0<\/p>\n\n\n\n b) 3,0<\/p>\n\n\n\n c) 4,0<\/p>\n\n\n\n d) 5,0<\/p>\n\n\n\n e) 6,0<\/p>\n\n\n\n RESOLU\u00c7\u00c3O:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Veja, se n\u00e3o passar nenhuma corrente na Ponte de Wheatstone, o resistor do meio (de valor 5,0 \u03a9) n\u00e3o funciona e, com isso, pode ser desconsiderado do circuito.<\/p>\n\n\n\n Quando isso acontece, ficamos com uma liga\u00e7\u00e3o em s\u00e9rie.<\/p>\n\n\n\n Mas, como vimos, para resolver esse tipo de quest\u00e3o podemos usar o produto cruzado:<\/p>\n\n\n\n R . 4 = 2 . 6<\/p>\n\n\n\n R = 3 \u03a9<\/p>\n\n\n\n RESPOSTA: B<\/p>\n\n\n\n QUEST\u00c3O 4<\/strong><\/p>\n\n\n\n (UFSC) O circuito fechado \u00e9 o de uma \u201cponte de fio\u201d e serve para determina\u00e7\u00e3o de uma resist\u00eancia desconhecida R<\/strong>X<\/sub><\/strong>.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Sabendo que a ponte da figura est\u00e1 equilibrada , isto \u00e9, o galvan\u00f4metro G n\u00e3o acusa nenhuma passagem de corrente el\u00e9trica, determine o valor num\u00e9rico de R (em ohms), na situa\u00e7\u00e3o de equil\u00edbrio, considerando que L<\/strong>1<\/sub><\/strong>=20 cm e L<\/strong>2<\/sub><\/strong>=50 cm.<\/strong><\/p>\n\n\n\n RESOLU\u00c7\u00c3O:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Se a figura est\u00e1 equilibrada, significa que n\u00e3o h\u00e1 corrente no galvan\u00f4metro (que \u00e9 uma esp\u00e9cie de amper\u00edmetro). Assim, o que vale \u00e9 o produto cruzado dos resistores.<\/p>\n\n\n\n Veja que nos foi dado o comprimento. Ent\u00e3o, vamos usar a Segunda Lei de Ohm, que nos permite calcular a resist\u00eancia por meio de uma f\u00f3rmula que combina a resistividade do material (\u03c1), o comprimento (L) e a \u00e1rea do fio (A):<\/p>\n\n\n\n Observando a figura, vemos que temos um resistor R1<\/sub> junto ao fio de comprimento L1<\/sub> e um resistor R2<\/sub> junto ao fio L2<\/sub>. Logo acima, temos ligado em paralelo dois resistores de 200 \u03a9, o que equivale a 100 \u03a9.<\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o, o produto cruzado ficar\u00e1:<\/p>\n\n\n\n Rx<\/sub> . R2<\/sub> = 100 . R1<\/sub><\/p>\n\n\n\n Para descobrir Rx<\/sub>, vamos utilizar a f\u00f3rmula que acabamos de ver:<\/p>\n\n\n\n Rx<\/sub> . 50 = 100 . 20<\/p>\n\n\n\n Rx<\/sub> = 40 \u03a9<\/p>\n\n\n\n QUEST\u00c3O 5<\/strong><\/p>\n\n\n\n Considerando ideais os aparelhos de medida amper\u00edmetro e volt\u00edmetro da figura a seguir, determine suas leituras.<\/strong><\/p>\n\n\n\n RESOLU\u00c7\u00c3O:<\/strong><\/p>\n\n\n\n Vamos dar nome aos pontos para n\u00e3o nos perdermos:<\/p>\n\n\n\n A partir disso, para o amper\u00edmetro vamos ter:<\/p>\n\n\n\n UAB<\/sub> = R . i<\/p>\n\n\n\n 30 = 20 . i<\/p>\n\n\n\n i = 1,5 A<\/p>\n\n\n\n J\u00e1 para o volt\u00edmetro nem precisamos fazer contas. Observe que os pontos pr\u00f3ximos ao aparelho s\u00e3o os mesmos que marcamos em cima:<\/p>\n\n\n\n Portanto, o volt\u00edmetro marca a mesma dpp dos terminais da bateria, ou seja, U = 30 V.<\/p>\n\n\n\n Espero que voc\u00ea tenha entendido um pouco melhor sobre instrumentos de media. E se quiser ajuda para melhorar seu n\u00edvel de F\u00edsica em outras mat\u00e9rias, entre em contato comigo e escolha o curso de F\u00edsica mais adequado para voc\u00ea<\/strong><\/a>!<\/strong><\/p>\n\n\n\n SAIBA MAIS<\/strong> Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha p\u00e1gina no Facebook<\/strong><\/a>,<\/strong> me siga no Instagram<\/strong><\/a>,<\/strong> se inscreva no Youtube<\/strong><\/a> e participe do meu canal oficial no Telegram<\/strong><\/a>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Nesta aula, vamos estudar tr\u00eas aparelhos de medida: Amper\u00edmetro, Volt\u00edmetro e Ohm\u00edmetro. Acompanhe!<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":9905,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[746,262,508,744,770,742],"tags":[858,388,862,860,861,859],"class_list":["post-9904","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-eletricidade","category-eletrodinamica","category-eletromagnetismo","category-exercicios-resolvidos","category-gravitacao","category-hidrostatica","tag-amperimetro","tag-eletricidade","tag-instrumentos-de-medida","tag-ohmimetro","tag-teoria-e-exercicios","tag-voltimetro"],"yoast_head":"\nVolt\u00edmetro<\/h2>\n\n\n\n
Ponte de Wheatstone<\/h2>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
\n\n\n\nExerc\u00edcios sobre instrumentos de medida<\/h2>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
\n\n\n\n
\ud83d\udc27 Resumo com exerc\u00edcios sobre Lan\u00e7amento horizontal<\/a>
\ud83d\udc27 Entenda o que \u00e9 Movimento Vertical no V\u00e1cuo<\/a>
\ud83d\udc27 Lista de exerc\u00edcios: 1\u00aa Lei Termodin\u00e2mica e Transforma\u00e7\u00f5es<\/a><\/p>\n\n\n\n