{"id":9647,"date":"2022-04-08T09:00:00","date_gmt":"2022-04-08T12:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/?p=9647"},"modified":"2023-08-06T21:00:50","modified_gmt":"2023-08-07T00:00:50","slug":"introducao-a-optica-com-exercicios-resolvidos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/introducao-a-optica-com-exercicios-resolvidos\/","title":{"rendered":"Introdu\u00e7\u00e3o \u00e0 \u00d3ptica com exerc\u00edcios resolvidos"},"content":{"rendered":"\n

Ol\u00e1, hoje vamos fazer uma Introdu\u00e7\u00e3o sobre \u00e0 \u00f3ptica com alguns exerc\u00edcios resolvidos para treinar. Acompanhe e bons estudos! <\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n

Ano-luz<\/h2>\n\n\n\n

Ano-luz \u00e9 a dist\u00e2ncia percorrida pela luz em um ano, no v\u00e1cuo.<\/p>\n\n\n\n

A luz propaga-se, no v\u00e1cuo, com velocidade de trezentos mil quil\u00f4metros a cada segundo.<\/p>\n\n\n\n

Velocidade da luz no v\u00e1cuo<\/p>\n\n\n\n

c = 3.105<\/sup> km\/s    ou        c = 3.108<\/sup> m\/s<\/p>\n\n\n\n

Fonte de luz<\/h2>\n\n\n\n

Todo corpo que emite luz \u00e9 chamado fonte de luz.<\/p>\n\n\n\n

Fonte prim\u00e1ria (corpo luminoso)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Emite luz pr\u00f3pria. Exemplos: Sol, l\u00e2mpada acesa, estrelas<\/p>\n\n\n\n

Fonte secund\u00e1ria (corpo iluminado)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o emite luz pr\u00f3pria. Exemplos: Lua, animais, parede<\/p>\n\n\n\n

Raios e pinceis de luz<\/h2>\n\n\n\n

O caminho percorrido pela luz pode ser representado por uma linha reta orientada, chamada de raio de luz. Um conjunto de raios de luz \u00e9 um pincel de luz. H\u00e1 tr\u00eas tipos b\u00e1sicos:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Pincel divergente   Pincel convergente  Pincel cil\u00edndrico<\/p>\n\n\n\n

Meios de propaga\u00e7\u00e3o<\/h2>\n\n\n\n

Meios transparentes. Proporcionam vis\u00e3o n\u00edtida. Exemplos: vidro polido, ar, \u00e1gua limpa em pequena quantidade etc.<\/p>\n\n\n\n

Meios transl\u00facidos. Permitem a passagem de luz, mas a vis\u00e3o n\u00e3o \u00e9 n\u00edtida. Exemplos: vidro fosco, papel vegetal.<\/p>\n\n\n\n

Meios opacos. N\u00e3o permitem a passagem de luz. Exemplos: metal, paredes de concreto.<\/p>\n\n\n\n

Princ\u00edpio da propaga\u00e7\u00e3o retil\u00ednea da luz<\/h1>\n\n\n\n

Nos meios homog\u00eaneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta<\/p>\n\n\n\n

 Sombra e penumbra<\/h2>\n\n\n\n

No desenho a seguir, percebe-se a forma\u00e7\u00e3o de sombra devido \u00e0 presen\u00e7a do objeto opaco.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Com fonte de luz pontual n\u00e3o h\u00e1 forma\u00e7\u00e3o de penumbra.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Se a fonte de luz for extensa, ocorre a forma\u00e7\u00e3o de penumbra nos contornos da sombra.<\/p>\n\n\n\n

Fases da Lua e Eclipses<\/h2>\n\n\n\n

A figura a seguir mostra quatro fases da Lua em seu movimento ao redor da Terra.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

O eclipse do Sol pode ocorrer na fase de Lua nova. Se os tr\u00eas astros ficarem alinhados, a Lua provoca regi\u00f5es de sombra e penumbra na Terra.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

O eclipse da Lua pode ocorrer na fase de Lua cheia. Neste caso a Lua entra na regi\u00e3o de sombra que a Terra forma.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

C\u00e2mara escura de orif\u00edcio<\/h2>\n\n\n\n

Com o aux\u00edlio de uma caixa de paredes opacas, \u00e9 poss\u00edvel projetar imagens de objetos luminosos ou iluminados. Em uma das paredes da caixa deve haver um pequeno orif\u00edcio para que a imagem possa ser projetada na parede oposta, onde um papel fotogr\u00e1fico pode ser acomodado para capturar a imagem.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n
Para a semelhan\u00e7a de Tri\u00e2ngulos:o<\/strong>: altura do objetoi:<\/strong> altura da imagemd:<\/strong> profundidade da caixaD:<\/strong> dist\u00e2ncia do objeto ao orif\u00edcio da caixa <\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

Para se calcular a que dist\u00e2ncia a c\u00e2mara deve estar do objeto (D) para que a imagem possa ser projetada com determinado tamanho (i), podemos usar a semelhan\u00e7a de tri\u00e2ngulos a seguir.<\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Exerc\u00edcios Resolvidos<\/h2>\n\n\n\n

1.<\/strong> SOHO, abrevia\u00e7\u00e3o de Solar & Heliospheric Observatory, \u00e9 uma sonda que orbita o Sol e coleta informa\u00e7\u00f5es de nossa estrela utilizando v\u00e1rios instrumentos. Um deles registra o comportamento da coroa solar e, para isso, conta com um pequeno disco opaco que fica estrategicamente posicionado \u00e0 frente da c\u00e2mera, ocultando a vis\u00e3o do disco solar.<\/p>\n\n\n\n

Esse instrumento simula o que acontece quando, devidamente protegidos, estamos observando, daqui da Terra, o Sol no momento em que ocorre um eclipse<\/p>\n\n\n\n

a) lunar total, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol.   <\/p>\n\n\n\n

b) lunar parcial, com a Terra se interpondo entre a Lua e o Sol.   <\/p>\n\n\n\n

c) solar total, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol.   <\/p>\n\n\n\n

d) solar total, com a Terra se interpondo entre a Lua e o Sol.   <\/p>\n\n\n\n

e) solar parcial, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol.   <\/p>\n\n\n\n

1:<\/strong>[C]<\/p>\n\n\n\n

Se o pequeno disco fica posicionado \u00e0 frente da c\u00e2mera, ocultando o disco solar, trata-se de um eclipse total do Sol. Como mostra a figura, nesse eclipse a Lua posiciona-se entre a Terra e o Sol.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

2.<\/strong> (Famema)\u00a0 Tomando como refer\u00eancia a sombra gerada por uma cadeira de\u00a0 de altura, uma pessoa decidiu determinar a altura de um muro constru\u00eddo pr\u00f3ximo \u00e0 lateral de sua casa por meio de m\u00e9todos geom\u00e9tricos. A casa, o muro e a cadeira estavam sobre o mesmo ch\u00e3o horizontal e, como n\u00e3o era poss\u00edvel obter uma sombra completa do muro, a pessoa providenciou um espelho plano que prendeu paralelamente \u00e0 lateral da casa, como mostra a figura, que representa os resultados obtidos em um mesmo instante.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

A pessoa concluiu que o muro tinha uma altura, em metros, de<\/p>\n\n\n\n

a) 2,1   <\/p>\n\n\n\n

b) 3,2   <\/p>\n\n\n\n

c) 3,0   <\/p>\n\n\n\n

d) 2,4   <\/p>\n\n\n\n

e) 2,7   <\/p>\n\n\n\n

 2:<\/strong>[E] <\/p>\n\n\n\n

A figura abaixo destaca as medidas relevantes.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Por semelhan\u00e7a de tri\u00e2ngulos:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

3. <\/strong>Produzir sombras na parede \u00e9 uma brincadeira simples. Para brincar, basta que voc\u00ea providencie uma vela e um ambiente escuro.<\/p>\n\n\n\n

 Em certa noite, quando a luz havia acabado, Fernando e seu irm\u00e3ozinho, aproveitaram a luz de uma vela acesa deixada sobre a mesa para brincarem com sombras. Posicionou, cuidadosamente, sua m\u00e3o espalmada entre a chama e a parede, de forma que a palma da m\u00e3o estivesse paralela \u00e0 parede. A a\u00e7\u00e3o assustou seu irm\u00e3ozinho, uma vez que a sombra projetada na parede tinha cinco vezes a largura da m\u00e3o espalmada de Fernando.<\/p>\n\n\n\n

 Sabendo que a dist\u00e2ncia da m\u00e3o de Fernando at\u00e9 a chama da vela era de 0,5 m e que a largura de sua m\u00e3o quando espalmada \u00e9 de 20 cm a dist\u00e2ncia entre a parede e a chama da vela (considerada puntiforme), era, em metros, de<\/p>\n\n\n\n

a) 0,5   <\/p>\n\n\n\n

b) 1,0   <\/p>\n\n\n\n

c) 2,0   <\/p>\n\n\n\n

d) 2,5   <\/p>\n\n\n\n

e) 5,0   <\/p>\n\n\n\n

3:<\/strong>[D]<\/p>\n\n\n\n

 Representando por setas as larguras da m\u00e3o e da sombra, a figura (fora de escala) ilustra a situa\u00e7\u00e3o descrita.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Por semelhan\u00e7a de tri\u00e2ngulos:  <\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

4. <\/strong>(Ifba)\u00a0 Um objeto luminoso e linear \u00e9 colocado a 20 cm do orif\u00edcio de uma c\u00e2mara escura, obtendo-se em sua parede do fundo, uma figura projetada de 8 cm de comprimento. O objeto \u00e9, ent\u00e3o, afastado, sendo colocado a 80 cm do orif\u00edcio da c\u00e2mara. O comprimento da nova figura projetada na parede do fundo da c\u00e2mara \u00e9:<\/p>\n\n\n\n

a) 32 cm   <\/p>\n\n\n\n

b) 16 cm   <\/p>\n\n\n\n

c) 2 cm   <\/p>\n\n\n\n

d) 4 cm   <\/p>\n\n\n\n

e) 10 cm   <\/p>\n\n\n\n

 4:<\/strong>[C]<\/p>\n\n\n\n

A figura ilustra um objeto frente a uma c\u00e2mara escura de orif\u00edcio e a proje\u00e7\u00e3o invertida no fundo da c\u00e2mara.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

 Por semelhan\u00e7a de tri\u00e2ngulos:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n
\n\n\n\n

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Hoje vamos fazer uma Introdu\u00e7\u00e3o sobre \u00e0 \u00d3ptica com alguns exerc\u00edcios resolvidos para treinar. 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