{"id":8179,"date":"2022-02-28T09:00:00","date_gmt":"2022-02-28T12:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/?p=8179"},"modified":"2023-08-06T21:01:13","modified_gmt":"2023-08-07T00:01:13","slug":"para-treinar-exercicios-de-cinematica-vetorial","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/para-treinar-exercicios-de-cinematica-vetorial\/","title":{"rendered":"Para treinar – Exerc\u00edcios de Cinem\u00e1tica Vetorial"},"content":{"rendered":"\n

Fala, pessoal! Nesta aula, vamos resolver alguns exerc\u00edcios sobre cinem\u00e1tica vetorial, incluindo deslocamento vetorial e velocidade vetorial m\u00e9dia. Mas vamos dar uma revisada no conte\u00fado antes. Acompanhe!<\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n

Deslocamento vetorial<\/h2>\n\n\n\n

Quando um corpo sai de uma posi\u00e7\u00e3o para outra, temos dois tipos de deslocamento: o deslocamento escalar, que segue a trajet\u00f3ria percorrida (\u0394s), e o deslocamento vetorial, que liga o in\u00edcio do movimento ao final (uma reta), desprezando a trajet\u00f3ria. Veja:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Velocidade vetorial m\u00e9dia<\/h2>\n\n\n\n

Vamos supor que o corpo fa\u00e7a a trajet\u00f3ria descrita na figura abaixo (da esquerda para a direita):<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Se quisermos medir a varia\u00e7\u00e3o de espa\u00e7o do corpo pela trajet\u00f3ria, basta contar quantos quarteir\u00f5es ele andou. Por outro lado, como vimos, para o vetor do deslocamento, temos que desenhar uma linha reta entre o in\u00edcio e o final da trajet\u00f3ria.<\/p>\n\n\n\n

Nesse sentido, vamos lembrar que a velocidade escalar m\u00e9dia \u00e9 aquela em que utilizamos a trajet\u00f3ria que o corpo descreveu:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

J\u00e1 para calcular a velocidade vetorial m\u00e9dia, isto \u00e9, a velocidade m\u00e9dia na reta do deslocamento vetorial, a f\u00f3rmula muda um pouco:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

O c\u00e1lculo do m\u00f3dulo do vetor deslocamento vai depender da figura que formamos. No nosso exemplo acima, repare que podemos considerar d<\/em> como a hipotenusa de um tri\u00e2ngulo ret\u00e2ngulo:<\/p>\n\n\n\n

Assim, bastar\u00edamos saber quanto vale cada quarteir\u00e3o para calcularmos os catetos e utilizarmos o Teorema de Pit\u00e1goras.<\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Exerc\u00edcios sobre Cinem\u00e1tica Vetorial<\/h2>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 1<\/h3>\n\n\n\n

(Mackenzie) Um avi\u00e3o, ap\u00f3s deslocar-se 120 km para nordeste (NE), desloca-se 160 km para sudeste (SE). Sendo um quarto de hora, o tempo total dessa viagem, o m\u00f3dulo da velocidade vetorial m\u00e9dia do avi\u00e3o, nesse tempo, foi de<\/strong><\/p>\n\n\n\n

a) 320 km\/h<\/p>\n\n\n\n

b) 480 km\/h<\/p>\n\n\n\n

c) 540 km\/h<\/p>\n\n\n\n

d) 640 km\/h<\/p>\n\n\n\n

e) 800 km\/h<\/p>\n\n\n\n

RESOLU\u00c7\u00c3O:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em quest\u00f5es com vetores, o ideal \u00e9 sempre desenhar os trajetos que s\u00e3o fornecidos, at\u00e9 porque geralmente formar\u00e3o uma figura. Nesse caso, se nos basearmos na rosa dos ventos, o \u00e2ngulo formado entre o deslocamento para nordeste e para sudeste ser\u00e1 de 90\u00ba.<\/p>\n\n\n\n

Ou seja, o deslocamento vetorial que buscamos ser\u00e1 a hipotenusa de um tri\u00e2ngulo ret\u00e2ngulo cujos catetos s\u00e3o os deslocamentos fornecidos no enunciado. Algo como:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Agora, basta aplicar Pit\u00e1goras:<\/p>\n\n\n\n

d\u00b2 = d1<\/sub>\u00b2 + d2<\/sub>\u00b2<\/p>\n\n\n\n

d\u00b2 = 120 \u00b2 + 160\u00b2<\/p>\n\n\n\n

d = 200 km<\/p>\n\n\n\n

Agora podemos calcular a velocidade vetorial m\u00e9dia. E repare que a quest\u00e3o nos pede em m\u00f3dulo. Ent\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

RESPOSTA: E<\/strong><\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Quest\u00e3o 2<\/h3>\n\n\n\n

(Uesc) Considere um m\u00f3vel que percorre a metade de uma pista circular de raio igual a 10,0 m em 10,0 s. Adotando-se \u221a2 como sendo 1,4 e \u03c0 igual a 3, \u00e9 correto afirmar:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

a) O espa\u00e7o percorrido pelo m\u00f3vel \u00e9 igual a 60,0 m.<\/p>\n\n\n\n

b) O deslocamento vetorial do m\u00f3vel tem m\u00f3dulo igual a 10,0 m.<\/p>\n\n\n\n

c) A velocidade vetorial m\u00e9dia do m\u00f3vel tem m\u00f3dulo igual a 2,0 m\/s.<\/p>\n\n\n\n

d) O m\u00f3dulo da velocidade escalar m\u00e9dia do m\u00f3vel \u00e9 igual a 1,5 m\/s.<\/p>\n\n\n\n

e) A velocidade vetorial m\u00e9dia e a velocidade escalar m\u00e9dia do m\u00f3vel t\u00eam a mesma intensidade<\/p>\n\n\n\n

RESOLU\u00c7\u00c3O:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

a) Veja que a quest\u00e3o afirma que o m\u00f3vel percorre metade de uma pista circular. Esse deslocamento ser\u00e1 do tipo escalar (\u0394s), que, como o enunciado informou, vale metade do per\u00edmetro da circunfer\u00eancia:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

\u0394s = 30 m<\/p>\n\n\n\n

b) Para encontrarmos o deslocamento vetorial, temos que desenhar. Isso vai nos ajudar a entender a situa\u00e7\u00e3o da quest\u00e3o. Rabiscando temos:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Repare que d<\/em> nada mais \u00e9 do que o di\u00e2metro, ou seja:<\/p>\n\n\n\n

d = 2 . R<\/p>\n\n\n\n

d = 20 m<\/p>\n\n\n\n

c) Agora, vamos calcular a velocidade vetorial m\u00e9dia. Vamos utilizar a f\u00f3rmula:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

d) Para encontrarmos a velocidade escalar m\u00e9dia, basta utilizar a f\u00f3rmula:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

RESPOSTA: C<\/strong><\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Quest\u00e3o 3<\/h3>\n\n\n\n

(Mack) A figura em escala mostra os vetores deslocamento de uma formiga, que, saindo do ponto A, chegou ao ponto B, ap\u00f3s 3 minutos e 20 segundos. O m\u00f3dulo do vetor velocidade m\u00e9dia do movimento da formiga, nesse trajeto, foi de:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

a) 0,15 cm\/s<\/p>\n\n\n\n

b) 0,20 cm\/s<\/p>\n\n\n\n

c) 0,25 cm\/s<\/p>\n\n\n\n

d) 0,30 cm\/s<\/p>\n\n\n\n

e) 0,40 cm\/s<\/p>\n\n\n\n

RESOLU\u00c7\u00c3O:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A primeira coisa: 3 minutos e 20 segundos equivalem a 200 s. Esse \u00e9 o nosso \u0394t. Em seguida, temos que desenhar o vetor do deslocamento. Repare, no entanto, no que vai acontecer:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Temos o vetor do deslocamento como a hipotenusa de um tri\u00e2ngulo ret\u00e2ngulo. Portanto:<\/p>\n\n\n\n

d\u00b2 = 30\u00b2 + 40\u00b2<\/p>\n\n\n\n

d = 50 cm<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, para descobrirmos a velocidade vetorial m\u00e9dia:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

RESPOSTA: C<\/strong><\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Quest\u00e3o 4<\/h3>\n\n\n\n

(Pucrj) Um veleiro deixa o porto navegando 70 km em dire\u00e7\u00e3o leste. Em seguida, para atingir seu destino, navega mais 100 km na dire\u00e7\u00e3o nordeste. Desprezando a curvatura da terra e admitindo que todos os deslocamentos s\u00e3o coplanares, determine o deslocamento total do veleiro em rela\u00e7\u00e3o ao porto de origem.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

(Considere \u221a2 = 1,40 e \u221a5 = 2,20)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

a) 106 km<\/p>\n\n\n\n

b) 34 km<\/p>\n\n\n\n

c) 154 km<\/p>\n\n\n\n

d) 284 km<\/p>\n\n\n\n

e) 217 km<\/p>\n\n\n\n

RESOLU\u00c7\u00c3O:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Novamente vamos ter que desenhar os deslocamentos. Lembre-se de que a dire\u00e7\u00e3o nordeste est\u00e1 a exatos 45\u00ba da dire\u00e7\u00e3o leste. Com isso, o \u00e2ngulo suplementar ser\u00e1 135\u00ba:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Portanto, basta aplicarmos a lei dos cossenos, tendo em mente que o sinal da parte final da f\u00f3rmula dever\u00e1 ser negativo, pois estamos calculando o lado oposto ao \u00e2ngulo dado:<\/p>\n\n\n\n

d\u00b2 = d1<\/sub>\u00b2 + d2<\/sub>\u00b2 – 2 . d1<\/sub> . d2<\/sub> . cos 135\u00ba<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

d\u00b2 = 4900 + 10000 + 7000 . 1,40<\/p>\n\n\n\n

d\u00b2 = 24700<\/p>\n\n\n\n

d \u2245 157 km<\/p>\n\n\n\n

RESPOSTA: C<\/strong><\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Espero que voc\u00ea tenha entendido um pouco melhor como resolver exerc\u00edcios de cinem\u00e1tica vetorial<\/strong>. E se quiser praticar mais, confira minha live de resolu\u00e7\u00e3o de mais exerc\u00edcios sobre o tema. Assista:<\/p>\n\n\n\n

\n