{"id":7679,"date":"2022-02-11T09:00:00","date_gmt":"2022-02-11T12:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/?p=7679"},"modified":"2023-08-06T21:01:36","modified_gmt":"2023-08-07T00:01:36","slug":"dilatacao-de-liquidos-exercicios-com-gabarito","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/dilatacao-de-liquidos-exercicios-com-gabarito\/","title":{"rendered":"Dilata\u00e7\u00e3o de L\u00edquidos: Exerc\u00edcios com Gabarito"},"content":{"rendered":"\n

Ol\u00e1! Hoje vamos fazer alguns exerc\u00edcios sobre Dilata\u00e7\u00e3o de l\u00edquidos para voc\u00ea treinar e detonar na sua pr\u00f3xima prova. Acompanhe!<\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n

Exerc\u00edcios de Dilata\u00e7\u00e3o de l\u00edquidos<\/h2>\n\n\n\n

1.<\/strong> (Fgv) Um recipiente graduado de vidro, de volume interno igual a 800 cm3<\/sup> cont\u00e9m certa quantidade de glicerina, ambos a 20 \u00baC, temperatura para a qual o recipiente foi calibrado. Aquecendo-se o conjunto, nota-se que a indica\u00e7\u00e3o do volume de glicerina no interior do recipiente n\u00e3o se altera enquanto a subst\u00e2ncia estiver no estado l\u00edquido. Sendo os coeficientes de dilata\u00e7\u00e3o volum\u00e9trica do vidro e da glicerina, respectivamente, iguais a 3.10-5<\/sup> \u00baC-1<\/sup> e 5.10-4<\/sup> \u00baC-1<\/sup> a quantidade de glicerina no recipiente, em cm3<\/sup>, a temperatura de 20\u00baC \u00e9 igual a<\/p>\n\n\n\n

a) 24   <\/p>\n\n\n\n

b) 32   <\/p>\n\n\n\n

c) 48   <\/p>\n\n\n\n

d) 56   <\/p>\n\n\n\n

e) 64   <\/p>\n\n\n\n

Gabarito:  C<\/p>\n\n\n\n

Como a varia\u00e7\u00e3o de volume deve ser igual para o vidro e para a glicerina, devemos ter que:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n
\n\n\n\n

2.<\/strong> (Eear)  Um caminh\u00e3o, utilizado no abastecimento de avi\u00f5es, recebe em seu reservat\u00f3rio a quantidade exata<\/strong> de combust\u00edvel, medida em quilogramas, necess\u00e1ria para um avi\u00e3o realizar um voo. Essa quantidade de combust\u00edvel, logo ap\u00f3s ser colocado no reservat\u00f3rio do caminh\u00e3o, tem exatamente o mesmo volume do reservat\u00f3rio do avi\u00e3o. At\u00e9 chegar ao avi\u00e3o, o combust\u00edvel, dentro do reservat\u00f3rio do caminh\u00e3o, sofre uma dilata\u00e7\u00e3o volum\u00e9trica sem transbordar. N\u00e3o percebendo a dilata\u00e7\u00e3o, o respons\u00e1vel realiza o abastecimento apenas se preocupando em preencher todo o volume do reservat\u00f3rio do avi\u00e3o. Podemos afirmar corretamente que ____.<\/p>\n\n\n\n

a) a densidade do combust\u00edvel, com a dilata\u00e7\u00e3o, n\u00e3o se altera   <\/p>\n\n\n\n

b) a quantidade de combust\u00edvel, em quilogramas, colocada no avi\u00e3o \u00e9 maior   <\/p>\n\n\n\n

c) o avi\u00e3o conseguir\u00e1 completar o voo   <\/p>\n\n\n\n

d) a quantidade de combust\u00edvel, em quilogramas, \u00e9 menor   <\/p>\n\n\n\n

Gabarito: <\/strong>D<\/p>\n\n\n\n

 Como o volume expandiu, a quantidade abastecida foi menor do que o previsto, diminuindo a massa do combust\u00edvel inserido.<\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

3. <\/strong>(Epcar (Afa))  Considere dois tubos cil\u00edndricos (1 e 2), verticais, id\u00eanticos e feitos do mesmo material, contendo um mesmo l\u00edquido em equil\u00edbrio at\u00e9 a altura de 50 cm conforme figura a seguir.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

As temperaturas nos dois tubos s\u00e3o inicialmente iguais e de valor 35 \u00baC O tubo 1 \u00e9 resfriado at\u00e9 0 \u00baC enquanto o tubo 2 \u00e9 aquecido at\u00e9 70 \u00baC e a altura do l\u00edquido em cada tubo passa a ser o valor indicado na figura. Sabendo-se que o coeficiente de dilata\u00e7\u00e3o t\u00e9rmica dos tubos \u00e9 desprez\u00edvel quando comparado com o do l\u00edquido, o coeficiente de dilata\u00e7\u00e3o volum\u00e9trica do l\u00edquido, considerado constante, \u00e9, em \u00baC-1<\/sup><\/p>\n\n\n\n

a) 1,2.10\u20113<\/sup>   <\/p>\n\n\n\n

b) 1.6.10\u20113<\/sup>   <\/p>\n\n\n\n

c) 2.4.10\u20113<\/sup>   <\/p>\n\n\n\n

d) 3.6.10\u20113<\/sup>   <\/p>\n\n\n\n

Gabarito: <\/strong>A<\/p>\n\n\n\n

Sendo Ab<\/sub> a \u00e1rea da base de cada cilindro, a varia\u00e7\u00e3o do volume deles ser\u00e1:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Varia\u00e7\u00e3o das temperaturas dos cilindros:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Escolhendo os dados de quaisquer um dos cilindros para o c\u00e1lculo, obtemos:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n
\n\n\n\n

4.<\/strong> (Unesp) Nos \u00faltimos anos temos sido alertados sobre o aquecimento global. Estima-se que, mantendo-se as atuais taxas de aquecimento do planeta, haver\u00e1 uma eleva\u00e7\u00e3o do n\u00edvel do mar causada, inclusive, pela expans\u00e3o t\u00e9rmica, causando inunda\u00e7\u00e3o em algumas regi\u00f5es costeiras. Supondo, hipoteticamente, os oceanos como sistemas fechados e considerando que o coeficiente de dilata\u00e7\u00e3o volum\u00e9trica da \u00e1gua \u00e9 aproximadamente 2 x 10\u2013<\/sup><\/strong>4<\/sup> \u00baC\u2013<\/sup><\/strong>1<\/sup> e que a profundidade m\u00e9dia dos oceanos \u00e9 de 4 km, um aquecimento global de 1 \u00baC elevaria o n\u00edvel do mar, devido \u00e0 expans\u00e3o t\u00e9rmica, em, aproximadamente,<\/p>\n\n\n\n

a) 0,3 m.   <\/p>\n\n\n\n

b) 0,5 m.   <\/p>\n\n\n\n

c) 0,8 m.   <\/p>\n\n\n\n

d) 1,1 m.   <\/p>\n\n\n\n

e) 1,7 m.   <\/p>\n\n\n\n

Gabarito: <\/strong>C<\/p>\n\n\n\n

Como a \u00e1gua dilata-se em todas as dire\u00e7\u00f5es, n\u00e3o podemos levar em conta apenas a dilata\u00e7\u00e3o na vertical, como se fosse dilata\u00e7\u00e3o linear. O enunciado manda considerar os oceanos como sistemas fechados, ent\u00e3o a \u00e1rea ocupada pela \u00e1gua (\u00e1rea da base do \u201crecipiente\u201d) se mant\u00e9m constante.<\/p>\n\n\n\n

Da express\u00e3o da dilata\u00e7\u00e3o dos l\u00edquidos:<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n
\n\n\n\n

E se voc\u00ea tiver d\u00favidas sobre esse conte\u00fado, vou te fazer um convite:\u00a0Que tal fazer parte do meu extensivo 2022 com 20% OFF?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

L\u00e1, o pessoal j\u00e1 est\u00e1 estudando sobre\u00a0Dilata\u00e7\u00e3o de L\u00edquidos<\/strong>, mas com muitas vantagens, como:
\ud83d\udd39 Estudo dirigido da teoria com slides e material de apoio pra voc\u00ea baixar e at\u00e9 imprimir se quiser;
\ud83d\udd39 Lista de Exerc\u00edcios separados por dificuldade: B\u00e1sico, Intermedi\u00e1rio e Avan\u00e7ado;
\ud83d\udd39 Monitoria individual pra voc\u00ea tirar suas d\u00favidas sobre o assunto, caso tenha d\u00favidas no exerc\u00edcios por exemplo;
\ud83d\udd39 Telegram de estudos exclusivo comigo e com outros alunos como voc\u00ea;
\ud83d\udd39 Encontros ao vivo em grupo pra batermos um papo sobre f\u00edsica.<\/p>\n\n\n\n

\"F\u00edsica<\/a><\/figure>\n\n\n\n

Demais n\u00e3o \u00e9? Aperte aqui<\/strong><\/a> e use o cupom BLOG20<\/strong> para se inscrever com 20% OFF<\/strong> e iniciar ainda hoje seus estudos na melhor plataforma de f\u00edsica do pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n

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Hoje vamos fazer alguns exerc\u00edcios sobre Dilata\u00e7\u00e3o de l\u00edquidos para voc\u00ea treinar e detonar na sua pr\u00f3xima prova. Acompanhe!<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":7697,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[764,228,656],"tags":[769,768,211,273],"class_list":["post-7679","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-ondas","category-optica","category-termologia","tag-dilatacao","tag-dilatacao-de-liquidos","tag-exercicios","tag-termologia"],"yoast_head":"\nDilata\u00e7\u00e3o de L\u00edquidos: Exerc\u00edcios com Gabarito - Professor Pinguim | F\u00edsica<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/dilatacao-de-liquidos-exercicios-com-gabarito\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Dilata\u00e7\u00e3o de L\u00edquidos: Exerc\u00edcios com Gabarito - Professor Pinguim | F\u00edsica\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Hoje vamos fazer alguns exerc\u00edcios sobre Dilata\u00e7\u00e3o de l\u00edquidos para voc\u00ea treinar e detonar na sua pr\u00f3xima prova. 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