{"id":6062,"date":"2022-01-19T09:00:00","date_gmt":"2022-01-19T12:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/?p=6062"},"modified":"2024-04-27T12:38:24","modified_gmt":"2024-04-27T15:38:24","slug":"exercicios-resolvidos-sobre-vetores","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/exercicios-resolvidos-sobre-vetores\/","title":{"rendered":"Exerc\u00edcios resolvidos sobre Vetores"},"content":{"rendered":"\n

Exerc\u00edcios sobre Vetores<\/h2>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 1<\/h3>\n\n\n\n

Um autom\u00f3vel se desloca 6 km para norte e, em seguida, 8 km para o leste. Determine a intensidade do vetor deslocamento.<\/strong><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n

Vamos chamar o deslocamento para o norte de d1 e o deslocamento para o leste de d2. Veja:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Pela regra do pol\u00edgono de soma vetorial, basta ligarmos os dois deslocamentos (in\u00edcio de um com o final de outro) para formarmos, neste caso, um tri\u00e2ngulo ret\u00e2ngulo. A este novo vetor daremos o nome de deslocamento total (dT). Observe:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Importante: dT = d1 + d2. No entanto, n\u00e3o devemos substituir esses elementos por n\u00fameros. Como nesta quest\u00e3o a figura formada foi um tri\u00e2ngulo ret\u00e2ngulo, ent\u00e3o devemos utilizar Pit\u00e1goras:\u00c7<\/p>\n\n\n\n

dT<\/sub>\u00b2 = 6\u00b2 + 8\u00b2<\/p>\n\n\n\n

dT<\/sub> = 10 km<\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Quest\u00e3o 2<\/h3>\n\n\n\n

Uma pessoa caminha em uma plan\u00edcie realizando tr\u00eas movimentos retil\u00edneos: primeiro percorre 10 km de sul para norte; em seguida, percorre 6 km de oeste para leste; finalmente, caminha mais dois quil\u00f4metros de norte para sul.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

a) Desenhe os vetores deslocamento de cada trecho, assim como o vetor deslocamento total, <\/strong>d<\/strong><\/p>\n\n\n\n

De novo: o primeiro deslocamento, de 10 km para norte, chamaremos de d1 . O segundo, para leste, daremos o nome de d2 . Por fim, o \u00faltimo, para o sul, ser\u00e1 nosso d3. Veja:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Para encontrar o deslocamento total pedido pela quest\u00e3o, mais uma vez devemos ligar o in\u00edcio do primeiro ao final do \u00faltimo trecho:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

b) Calcule o m\u00f3dulo de <\/strong>d<\/strong>. <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Lembre-se de que o deslocamento final \u00e9 igual \u00e0 soma vetorial dos outros tr\u00eas deslocamentos: d = d1 + d2 + d3<\/p>\n\n\n\n

Como n\u00e3o podemos colocar n\u00fameros nessa equa\u00e7\u00e3o de vetores, para calcular o m\u00f3dulo, podemos colocar na figura quanto vale cada lado da figura formada pelos deslocamentos:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Note que, para encontrarmos o deslocamento total, podemos formar um tri\u00e2ngulo em que o lado que queremos descobrir desempenha o papel da hipotenusa. Portanto, o deslocamento pedido pela quest\u00e3o, tem um cateto que vale 6 e outro que vale 8 (repare na figura: 10 – 2).<\/p>\n\n\n\n

Novamente lan\u00e7ando m\u00e3o de Pit\u00e1goras, temos:<\/p>\n\n\n\n

d\u00b2 = 6\u00b2 + 8\u00b2<\/p>\n\n\n\n

d = 10 km<\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Quest\u00e3o 3<\/h3>\n\n\n\n

(PUCCAMP 98) Num bairro, onde todos os quarteir\u00f5es s\u00e3o quadrados e as ruas paralelas distam 100m uma da outra, um transeunte faz o percurso de P a Q pela trajet\u00f3ria representada no esquema a seguir.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

O deslocamento vetorial desse transeunte tem m\u00f3dulo, em metros, igual a<\/strong><\/p>\n\n\n\n

a) 300<\/strong><\/p>\n\n\n\n

b) 350<\/strong><\/p>\n\n\n\n

c) 400<\/strong><\/p>\n\n\n\n

d) 500<\/strong><\/p>\n\n\n\n

e) 700<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para calcularmos o deslocamento vetorial, temos que desenhar o vetor que parte do ponto P ao Q. Portanto:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Repare que, para calcular o m\u00f3dulo, novamente vamos utilizar a figura formada. Afinal, temos o valor dos catetos que ser\u00e3o formados:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Assim: d\u00b2 = 300\u00b2 + 400\u00b2<\/p>\n\n\n\n

d = 500 m<\/p>\n\n\n\n

RESPOSTA: D<\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Quest\u00e3o 4<\/h3>\n\n\n\n

Um p\u00e1ssaro voa em linha reta do ponto A, no solo, ao ponto B, em uma montanha, que dista 800 m do ponto A ao longo da horizontal. O ponto B se encontra tamb\u00e9m a uma altura de 600 m em rela\u00e7\u00e3o ao solo.Dado que a velocidade do p\u00e1ssaro \u00e9 de 10 m\/s, determine o intervalo de tempo que ele leva para percorrer a dist\u00e2ncia de A a B. (considere g = 10 m\/s<\/strong>2<\/sup><\/strong>). <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Note que o ponto A est\u00e1 na horizontal e o ponto B est\u00e1 na vertical:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Voc\u00ea j\u00e1 deve ter percebido que o deslocamento entre A e B vai formar um tri\u00e2ngulo ret\u00e2ngulo. Portanto:<\/p>\n\n\n\n

d\u00b2 = 600\u00b2 + 800\u00b2<\/p>\n\n\n\n

d = 1000 m<\/p>\n\n\n\n

Agora, como a quest\u00e3o pede o tempo, vamos usar a f\u00f3rmula da velocidade:<\/p>\n\n\n\n

v=\u0394s\/\u0394t<\/p>\n\n\n\n

<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

\u0394t = 100 s<\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Quest\u00e3o 5<\/h3>\n\n\n\n

Desenhe o vetor :<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n
\"\"<\/figure>\n\n\n\n

a) Veja que, quando os vetores est\u00e3o desenhados com a mesma origem, podemos usar a regra do paralelogramo:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

b) Quando temos um vetor saindo da origem de outro, devemos utilizar a regra do pol\u00edgono, unindo a origem de um com o final de outro:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

c) Novamente os vetores est\u00e3o com a mesma origem. Ent\u00e3o, vamos tra\u00e7ar as paralelas:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

d) Mesma solu\u00e7\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n
\n\n\n\n

Quest\u00e3o 6<\/h3>\n\n\n\n

O vetor A a seguir tem m\u00f3dulo 40 unidades. Determine suas componentes horizontal e vertical.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Nesta quest\u00e3o, devemos decompor os vetores. Para isso, devemos tra\u00e7ar em A uma paralela ao eixo y. Isso nos dar\u00e1 o vetor Ax.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Note que formaremos um tri\u00e2ngulo, do qual teremos que utilizar o cosseno do \u00e2ngulo de 60\u00ba:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Para encontrar o outro componente, precisamos tra\u00e7ar em A uma paralela no eixo x, que nos dar\u00e1 Ay. Novamente, formaremos um tri\u00e2ngulo. E repara que, pela conforma\u00e7\u00e3o da figura, o \u00e2ngulo ser\u00e1 o mesmo, s\u00f3 que dessa vez ser\u00e1 o seno:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n
\"\"<\/figure>\n\n\n\n
\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Faremos a mesma coisa. Comecemos tra\u00e7ando uma paralela ao eixo y para encontramos o vetor Ax.<\/p>\n\n\n\n

\"tra\u00e7ando<\/figure>\n\n\n\n
\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Agora note que, quando o \u00e2ngulo \u00e9 45\u00ba, o vetor A corta um \u00e2ngulo de 90\u00ba exatamente na metade. Portanto, a componente Ay tem o mesmo tamanho que Ax: <\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Se voc\u00ea quiser fazer as contas mesmo assim:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n
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Para aprender um pouco mais sobre vetores, assista minha videoaula abaixo:<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Aula 1<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
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