{"id":3453,"date":"2021-09-22T09:00:00","date_gmt":"2021-09-22T12:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/?p=3453"},"modified":"2023-08-06T21:16:56","modified_gmt":"2023-08-07T00:16:56","slug":"exercicios-de-termologia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/exercicios-de-termologia\/","title":{"rendered":"Exerc\u00edcios de Termologia"},"content":{"rendered":"\n

Exerc\u00edcios de Termologia para treinar e arrasar na sua pr\u00f3xima prova!<\/p>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 1<\/h3>\n\n\n\n

Numa \u00e1rea de praia, a brisa mar\u00edtima \u00e9 uma consequ\u00eancia da diferen\u00e7a no tempo de aquecimento do solo e da \u00e1gua, apesar de ambos estarem submetidos \u00e0s mesmas condi\u00e7\u00f5es de irradia\u00e7\u00e3o solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o ar fica mais quente e sobe, deixando uma \u00e1rea de baixa press\u00e3o, provocando o deslocamento do ar da superf\u00edcie que est\u00e1 mais fria (mar).<\/strong><\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n

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\u00c0 noite, ocorre o processo inverso ao que se verifica durante o dia. <\/strong><\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Como a \u00e1gua leva mais tempo para esquentar (de dia), mas tamb\u00e9m leva mais tempo para esfriar (\u00e0 noite), o fen\u00f4meno noturno (brisa terrestre) pode ser explicado da seguinte maneira:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

a) <\/strong>O ar que est\u00e1 sobre a \u00e1gua se aquece mais, ao subir; deixa uma \u00e1rea de baixa press\u00e3o, causando um deslocamento de ar do continente para o mar.<\/p>\n\n\n\n

b) O ar mais quente desce e se desloca do continente para a \u00e1gua, a qual n\u00e3o conseguiu reter calor durante o dia.<\/p>\n\n\n\n

c) O ar que est\u00e1 sobre o mar se esfria e dissolve-se na \u00e1gua; forma-se, assim, um centro de baixa press\u00e3o, que atrai o ar quente do continente.<\/p>\n\n\n\n

d) O ar que est\u00e1 sobre a \u00e1gua se esfria, criando um centro de alta press\u00e3o que atrai massas de ar continental.<\/p>\n\n\n\n

e) O ar sobre o solo, mais quente, \u00e9 deslocado para o mar, equilibrando a baixa temperatura do ar que est\u00e1 sobre o mar.<\/p>\n\n\n\n

RESOLU\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A \u00e1gua tem um calor espec\u00edfico muito alto (c = 1 cal\/g.\u00b0C) e a areia tem um calor espec\u00edfico bem menor (c \u2245 0,2 cal\/g.\u00b0C). Ou seja, quando bate sol (de dia), a areia esquenta mais rapidamente e o ar em contato com ela acaba subindo porque aquece tamb\u00e9m, gerando uma regi\u00e3o de menor press\u00e3o e o vento vem do lado do mar.<\/p>\n\n\n\n

\u00c0 noite, acontece o processo inverso: a areia vai ficar mais fria que a \u00e1gua, e o ar em contato com a \u00e1gua acaba subindo, criando acima da \u00e1gua uma regi\u00e3o de baixa press\u00e3o, e a brisa vem da terra, ou seja, temos a brisa terrestre.<\/p>\n\n\n\n

Ou seja, pela explica\u00e7\u00e3o que dei acima, percebemos que a alternativa correta \u00e9 a A.<\/p>\n\n\n\n

RESPOSTA: A<\/strong><\/p>\n\n\n\n


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Quest\u00e3o 2<\/h3>\n\n\n\n

Uma garrafa de vidro e uma lata de alum\u00ednio, cada uma contendo 330mL de refrigerante, s\u00e3o mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo per\u00edodo de tempo. Ao retir\u00e1-las do refrigerador com as m\u00e3os desprotegidas, tem-se a sensa\u00e7\u00e3o de que a lata est\u00e1 mais fria do que a garrafa. \u00c9 correto afirmar que:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

a) a lata est\u00e1 realmente mais fria, pois a intensidade calor\u00edfica da garrafa \u00e9 maior que a da lata.<\/p>\n\n\n\n

b) a lata est\u00e1 de fato menos fria que a garrafa, pois o vidro possui condutividade menor que o alum\u00ednio.<\/p>\n\n\n\n

c) a garrafa e a lata est\u00e3o \u00e0 mesma temperatura, possuem a mesma condutividade t\u00e9rmica, e a sensa\u00e7\u00e3o deve-se \u00e0 diferen\u00e7a nos calores espec\u00edficos.<\/p>\n\n\n\n

d) a garrafa e a lata est\u00e3o \u00e0 mesma temperatura, e a sensa\u00e7\u00e3o \u00e9 devida ao fato de a condutividade t\u00e9rmica do alum\u00ednio ser maior que a do vidro.<\/p>\n\n\n\n

e) a garrafa e a lata est\u00e3o \u00e0 mesma temperatura, e a sensa\u00e7\u00e3o \u00e9 devida ao fato de a condutividade t\u00e9rmica do vidro ser maior que a do alum\u00ednio.<\/p>\n\n\n\n

RESOLU\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Tocar objetos para medir a temperatura das coisas n\u00e3o \u00e9 uma boa ideia.  E voc\u00ea sabe por qu\u00ea? Porque quando um material retira calor da sua pele mais eficientemente, mais rapidamente, voc\u00ea tem a impress\u00e3o de que o objeto est\u00e1 muito frio, mas isso \u00e9 falso. O objeto pode estar na mesma temperatura que voc\u00ea. Mas, quando perdemos calor mais rapidamente, acreditamos que o objeto em que encostamos \u00e9 que estava mais frio, mas isso n\u00e3o \u00e9 verdade.<\/p>\n\n\n\n

O alum\u00ednio, assim como outros metais, esquenta facilmente e esfria facilmente. Quando voc\u00ea toca nele a uma temperatura ambiente, ele retira calor de voc\u00ea mais eficientemente do que o vidro ou a madeira, por exemplo. Fa\u00e7a o teste pegando na porta de madeira e na ma\u00e7aneta de metal: a impress\u00e3o que temos \u00e9 que a ma\u00e7aneta \u00e9 mais gelada, mas n\u00e3o \u00e9; elas est\u00e3o \u00e0 mesma temperatura. Assim, ao tocar a ma\u00e7aneta, ela retira calor de voc\u00ea mais rapidamente que a madeira.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, vamos analisar as alternativas com base neste conceito.<\/p>\n\n\n\n

a) Errado. A lata n\u00e3o est\u00e1 mais fria. Ela est\u00e1 \u00e0 mesma temperatura que a garrafa.<\/p>\n\n\n\n

b) Errado. A lata tamb\u00e9m n\u00e3o est\u00e1 menos fria, est\u00e1 \u00e0 mesma temperatura que a garrafa.<\/p>\n\n\n\n

c) Errado. Os dois objetos possuem diferentes condutividades t\u00e9rmicas.<\/p>\n\n\n\n

d) Certo. Os objetos est\u00e3o \u00e0 mesma temperatura, e a sensa\u00e7\u00e3o \u00e9 devida ao fato de a condutividade t\u00e9rmica do alum\u00ednio ser maior que a do vidro. <\/p>\n\n\n\n

e) Errado. A condutividade t\u00e9rmica do vidro \u00e9 menor que a do alum\u00ednio.<\/p>\n\n\n\n

RESPOSTA: D<\/strong><\/p>\n\n\n\n


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Para aprender mais, assista minha videoaula:<\/h3>\n\n\n\n
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