{"id":2375,"date":"2020-12-08T21:00:11","date_gmt":"2020-12-09T00:00:11","guid":{"rendered":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/?p=2375"},"modified":"2023-08-06T21:18:49","modified_gmt":"2023-08-07T00:18:49","slug":"resolucao-da-prova-de-fisica-santa-casa-2019","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/professorpinguim.com.br\/blog\/resolucao-da-prova-de-fisica-santa-casa-2019\/","title":{"rendered":"Resolu\u00e7\u00e3o da prova de F\u00edsica – Santa Casa 2019"},"content":{"rendered":"\n

Oi, pessoal! Belezinha?<\/p>\n\n\n\n

Vamos juntos resolver a prova da Santa Casa 2019? As quest\u00f5es est\u00e3o abaixo e as resolu\u00e7\u00f5es, no v\u00eddeo. Bora?<\/p>\n\n\n\n\n\n\n\n

Quest\u00e3o 1:<\/h3>\n\n\n\n

A propanona \u00e9 um solvente muito empregado na ind\u00fastria qu\u00edmica e \u00e9 o principal componente do removedor de esmalte de unhas. A combust\u00e3o completa de 1 mol desta subst\u00e2ncia libera 604 kJ de energia por mol de CO2
produzido.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Na combust\u00e3o completa de 1 mol de propanona, a energia liberada para cada mol de O2 consumido \u00e9<\/p>\n\n\n\n

(A) 220 kJ.<\/p>\n\n\n\n

(B) 805 kJ.<\/p>\n\n\n\n

(C) 906 kJ.<\/p>\n\n\n\n

(D) 403 kJ.<\/p>\n\n\n\n

(E) 453 kJ.<\/p>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 2:<\/h3>\n\n\n\n

Dois irm\u00e3os, Jo\u00e3o e Maria, moram juntos e sa\u00edram de casa conduzindo seus respectivos ve\u00edculos no mesmo sentido, por uma mesma estrada retil\u00ednea. Jo\u00e3o conduzia seu ve\u00edculo a 60 km\/h e Maria, a 40 km\/h. Sabendo que Jo\u00e3o saiu de casa 12 minutos depois de Maria, a posi\u00e7\u00e3o em que ele alcan\u00e7ou sua irm\u00e3 dista de sua casa<\/p>\n\n\n\n

(A) 28 km.<\/p>\n\n\n\n

(B) 26 km.<\/p>\n\n\n\n

(C) 22 km.<\/p>\n\n\n\n

(D) 24 km.<\/p>\n\n\n\n

(E) 30 km.<\/p>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 3:<\/h3>\n\n\n\n

Algumas pesquisas estudam o uso do cloreto de am\u00f4nio na medicina veterin\u00e1ria para a preven\u00e7\u00e3o da urolit\u00edase em ovinos, doen\u00e7a associada \u00e0 forma\u00e7\u00e3o de c\u00e1lculos no sistema urin\u00e1rio. O cloreto de am\u00f4nio (massa molar = 53,5 g\/mol) \u00e9 um s\u00f3lido cristalino que apresenta a seguinte curva de solubilidade:<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Uma solu\u00e7\u00e3o aquosa saturada de cloreto de am\u00f4nio a 90 graus celsius, com massa total de 1360 g, foi resfriada para 50 graus celsius. Uma segunda solu\u00e7\u00e3o aquosa com volume total de 1000 mL foi preparada com o s\u00f3lido obtido da cristaliza\u00e7\u00e3o da primeira solu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Considerando que a cristaliza\u00e7\u00e3o foi completa no resfriamento realizado, a segunda solu\u00e7\u00e3o aquosa de cloreto de am\u00f4nio tem concentra\u00e7\u00e3o pr\u00f3xima de<\/p>\n\n\n\n

(A) 1,5 mol\/L.<\/p>\n\n\n\n

(B) 2,5 mol\/L.<\/p>\n\n\n\n

(C) 2,0 mol\/L.<\/p>\n\n\n\n

(D) 3,0 mol\/L.<\/p>\n\n\n\n

(E) 1,0 mol\/L.<\/p>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 4:<\/h3>\n\n\n\n

Um adulto brinca com uma crian\u00e7a segurando-a pelos bra\u00e7os, fazendo-a girar de modo que seu centro de massa (CM) descreve um movimento circular e uniforme em uma circunfer\u00eancia de centro C e raio R = 2 m contida em um plano horizontal. Os bra\u00e7os do adulto e os da crian\u00e7a est\u00e3o alinhados em uma dire\u00e7\u00e3o que faz com a vertical um \u00e2ngulo \u03b8, tal que sen \u03b8 = 0,780 e cos \u03b8 = 0,624.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Adotando g = 10 m\/s2 e desprezando a resist\u00eancia do ar, a velocidade angular com a qual a crian\u00e7a est\u00e1 rodando \u00e9<\/p>\n\n\n\n

(A) 2,5 rad\/s.<\/p>\n\n\n\n

(B) 2,0 rad\/s.<\/p>\n\n\n\n

(C) 1,0 rad\/s.<\/p>\n\n\n\n

(D) 1,5 rad\/s.<\/p>\n\n\n\n

(E) 3,0 rad\/s.<\/p>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 5:<\/h3>\n\n\n\n

Em um supermercado, uma pessoa empurra seu carrinho de compras com velocidade de 1 m\/s por um corredor retil\u00edneo.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Para mover o carrinho mais r\u00e1pido, a pessoa d\u00e1 sobre ele dois impulsos consecutivos de 0,5 s de dura\u00e7\u00e3o cada um, exercendo uma for\u00e7a horizontal na mesma dire\u00e7\u00e3o e no mesmo sentido do movimento do carrinho, cuja intensidade varia, em fun\u00e7\u00e3o do tempo, de acordo com o gr\u00e1fico.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Sabendo que a massa total do carrinho \u00e9 50 kg e desprezando a a\u00e7\u00e3o das for\u00e7as dissipativas sobre ele, a velocidade do carrinho ao final do segundo impulso \u00e9<\/p>\n\n\n\n

(A) 1,4 m\/s.<\/p>\n\n\n\n

(B) 1,1 m\/s.<\/p>\n\n\n\n

(C) 1,5 m\/s.<\/p>\n\n\n\n

(D) 1,2 m\/s.<\/p>\n\n\n\n

(E) 1,3 m\/s.<\/p>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 6:<\/h3>\n\n\n\n

Uma caixa de massa m \u00e9 abandonada no alto de uma superf\u00edcie com atrito, choca-se, no ponto mais baixo, com uma mola ideal fixa e volta a subir. Nesse movimento, a caixa passa duas vezes pelo ponto A: na descida, com velocidade v1, e na subida, com velocidade v2.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

A energia mec\u00e2nica dissipada entre as duas passagens da caixa pelo ponto A foi<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 7:<\/h3>\n\n\n\n

Um cubo homog\u00eaneo de madeira de aresta 2 m flutua em equil\u00edbrio parcialmente imerso na \u00e1gua tranquila de um lago, com suas bases paralelas ao n\u00edvel da \u00e1gua. Um p\u00e1ssaro trazendo uma semente presa em seu bico pousa na face superior desse cubo, pr\u00f3ximo \u00e0 borda e, a partir do repouso, deixa a semente cair na \u00e1gua.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Considerando que a densidade da madeira seja 600 kg\/m3, que a densidade da \u00e1gua seja 1000 kg\/m3, que g = 10 m\/s2 e desprezando a resist\u00eancia do ar e a massa do p\u00e1ssaro, o intervalo de tempo necess\u00e1rio para que a semente abandonada atinja a superf\u00edcie da \u00e1gua \u00e9 de<\/p>\n\n\n\n

(A) 0,4 s.<\/p>\n\n\n\n

(B) 0,5 s.<\/p>\n\n\n\n

(C) 0,3 s.<\/p>\n\n\n\n

(D) 0,2 s.<\/p>\n\n\n\n

(E) 0,1 s.<\/p>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 8:<\/h3>\n\n\n\n

Na lata de um desodorante do tipo spray h\u00e1 as seguintes advert\u00eancias:<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o coloque essa embalagem no fogo ou no incinerador. N\u00e3o
exponha essa embalagem ao sol nem a temperaturas superiores a 50 \u00baC. Pode explodir, se aquecido. <\/p>\n\n\n\n

A raz\u00e3o da poss\u00edvel explos\u00e3o \u00e9 o aumento de press\u00e3o \u00e0 qual fica sujeito o conte\u00fado da lata devido ao aquecimento. Para ilustrar esse aumento, considere que uma lata de desodorante cujo conte\u00fado esteja a uma press\u00e3o de 2 \u00d7 10 elevado a 5 Pa a 27 \u00baC seja atirada em uma fogueira, de modo que sua temperatura atinja 177 \u00baC. Considerando que o volume da lata seja constante e que seu conte\u00fado seja um g\u00e1s ideal, a press\u00e3o \u00e0 qual esse g\u00e1s fica submetido devido a esse aquecimento sofre um aumento de<\/p>\n\n\n\n

(A) 10%.<\/p>\n\n\n\n

(B) 30%.<\/p>\n\n\n\n

(C) 20%.<\/p>\n\n\n\n

(D) 40%.<\/p>\n\n\n\n

(E) 50%.<\/p>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 9: <\/h3>\n\n\n\n

Para demonstrar a vantagem de se utilizar espelhos convexos ao inv\u00e9s de planos na montagem de retrovisores de ve\u00edculos, foi feita a fotografia a seguir, em que se comparam os campos visuais dos dois espelhos.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Os dois espelhos mostram a imagem de um mesmo carro prata que est\u00e1 parado \u00e0 mesma dist\u00e2ncia deles. Sabendo que a imagem formada pelo espelho plano, abaixo, dista 10 m desse espelho, e que a imagem formada pelo espelho convexo, acima, dista 6 m dele, a dist\u00e2ncia focal do espelho
convexo, em m\u00f3dulo, \u00e9<\/p>\n\n\n\n

(A) 14 m.<\/p>\n\n\n\n

(B) 10 m.<\/p>\n\n\n\n

(C) 12 m.<\/p>\n\n\n\n

(D) 15 m.<\/p>\n\n\n\n

(E) 8 m.<\/p>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 10:<\/h3>\n\n\n\n

Um tubo cil\u00edndrico est\u00e1 totalmente cheio de \u00e1gua e tem uma torneira fechada em sua parte inferior. Quando a torneira \u00e9 aberta, a \u00e1gua escoa, fazendo com que seu n\u00edvel, dentro do cilindro, abaixe com uma velocidade constante de 1 cm\/s. Um diapas\u00e3o de frequ\u00eancia 440 Hz \u00e9 colocado para vibrar pr\u00f3ximo \u00e0 extremidade superior do cilindro e a torneira \u00e9 aberta.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Sabendo que a velocidade de propaga\u00e7\u00e3o do som no ar dentro do tubo cil\u00edndrico \u00e9 352 m\/s, o intervalo de tempo necess\u00e1rio para que sejam produzidas, dentro desse tubo, ondas sonoras estacion\u00e1rias com frequ\u00eancia igual \u00e0 do modo fundamental de resson\u00e2ncia \u00e9 de<\/p>\n\n\n\n

(A) 15 s.<\/p>\n\n\n\n

(B) 25 s.<\/p>\n\n\n\n

(C) 20 s.<\/p>\n\n\n\n

(D) 10 s.<\/p>\n\n\n\n

(E) 30 s.<\/p>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 11:<\/h3>\n\n\n\n

Dois aquecedores el\u00e9tricos, A e B, que cont\u00eam massas diferentes de \u00e1gua, mA e mB, \u00e0 mesma temperatura inicial, foram montados com quatro resistores id\u00eanticos. No aquecedor A, dois desses resistores est\u00e3o ligados em s\u00e9rie. No aquecedor B, os outros dois resistores est\u00e3o ligados em paralelo. Nos dois casos, os aparelhos s\u00e3o ligados \u00e0 mesma diferen\u00e7a de potencial, U, constante.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Considerando que toda energia t\u00e9rmica dissipada pelos resistores \u00e9 integralmente absorvida pelas massas de \u00e1gua e sabendo que, uma vez acionados os aquecedores, as respectivas massas de \u00e1gua sofrem a mesma varia\u00e7\u00e3o de temperatura no mesmo intervalo de tempo, pode-se afirmar que a raz\u00e3o mA\/mB \u00e9 igual a<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Quest\u00e3o 12:<\/h3>\n\n\n\n

Na figura est\u00e3o representados, no plano dessa folha de papel, dois \u00edm\u00e3s id\u00eanticos fixos, A e B, e um ponto P, equidistante dos \u00edm\u00e3s. F1 e F2 s\u00e3o dois fios retil\u00edneos dispostos ortogonalmente entre si, de modo que F1 \u00e9 perpendicular ao plano que cont\u00e9m os \u00edm\u00e3s e F2 est\u00e1 contido nesse plano. Inicialmente n\u00e3o h\u00e1 corrente el\u00e9trica circulando pelos fios.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Desconsiderando o campo magn\u00e9tico terrestre, o campo magn\u00e9tico no ponto P poder\u00e1 ser nulo se come\u00e7ar a circular corrente el\u00e9trica<\/p>\n\n\n\n

(A) no fio F1, com sentido para dentro do plano dessa folha de papel, e no fio F2, com sentido de baixo para cima.<\/p>\n\n\n\n

(B) apenas no fio F1, com sentido para fora do plano dessa folha de papel.<\/p>\n\n\n\n

(C) no fio F1, com sentido para fora do plano dessa folha de papel, e no fio F2, com sentido de cima para baixo.<\/p>\n\n\n\n

(D) apenas no fio F2, com sentido de baixo para cima.<\/p>\n\n\n\n

(E) apenas no fio F1, com sentido para dentro do plano dessa folha de papel.<\/p>\n\n\n\n

\n