Miguel e João estão conversando | Fuvest 2016 2ª Fase | Questão de Ondulatória

Fala, pessoal! Vamos para mais uma questão da 2ª fase da Fuvest 2016? Acompanhem:

Questão 4:

Miguel e João estão conversando, parados em uma es qui – na próxima a sua escola, quando escutam o toque da si – rene que indica o início das aulas. Miguel continua parado na esquina, enquanto João corre em direção à escola. As ondas sonoras propagam-se, a partir da sirene, em todas as direções, com comprimento de onda λ = 17 cm e velocidade Vs = 340 m/s, em relação ao ar. João se apro – xima da escola com velocidade de módulo v = 3,4 m/s e direção da reta que une sua posição à da sirene. Determine

a) a frequência f M do som da sirene percebido por Miguel parado na esquina;

b) a velocidade vR do som da sirene em relação a João correndo;

c) a frequência f J do som da sirene percebido por João quando está correndo.

Miguel, ainda parado, assobia para João, que continua correndo. Sendo o comprimento de onda do assobio igual a 10 cm, determine

d) a frequência f A do assobio percebido por João.

Note e adote: Considere um dia seco e sem vento.

Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu  SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.