Impulso e Quantidade de Movimento – As nuvens são formadas

Hoje, vamos resolver mais uma questão sobre Impulso e Quantidade de Movimento. Sim! Vamos ver ao vivo e a cores a Aplicação do Teorema do Impulso.

(Unicamp) As nuvens são formadas por gotículas de água que são facilmente arrastadas pelo vento. Em determinadas situações, várias gotículas se juntam para formar uma gota maior, que cai, produzindo a chuva. De forma simplificada, a queda da gota ocorre quando a força gravitacional que age sobre ela fica maior que a força do vento ascendente. A densidade da água é ρágua = 1,0 x 10^3kg/m3.

a) O módulo da força, que é vertical e para cima, que certo vento aplica sobre uma gota esférica de raio r pode ser aproximado por Fvento = br, com b = 1,6 x 10-3 N/m. Calcule o raio mínimo da gota para que ela comece a cair.

b) O volume de chuva e a velocidade com que as gotas atingem o solo são fatores importantes na erosão. O volume é usualmente expresso pelo índice pluviométrico, que corresponde à altura do nível da água da chuva acumulada em um recipiente aberto e disposto horizontalmente. Calcule o impulso transferido pelas gotas da chuva para cada metro quadrado de solo horizontal, se a velocidade média das gotas ao chegar ao solo é de 2,5 m/s e o índice pluviométrico é igual a 20 mm.

Considere a colisão como perfeitamente inelástica.

Confira a resolução completa! 👇

Espero que você tenha compreendido um pouco melhor sobre Impulso e Quantidade de Movimento. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática Óptica do meu  SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP, UNIFESP E FAMEMA. 

Tenho certeza que vai mudar a sua vida.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BannerBlog_728x90.png

SAIBA MAIS

👉 Impulso e Quantidade de Movimento – Num espetáculo de circo
👉 Impulso e Quantidade de Movimento – Num trecho plano

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.