como-estudar-optica-para-os-vestibulares

Como estudar ÓPTICA para Vestibulares Paulistas

Neste blog, vamos dissecar o histórico das provas de Física da Unesp e da Fuvest, nos aprofundando na parte de Óptica. Para isso, vamos analisar as estatísticas dos últimos 11 anos desses vestibulares e ver os conteúdos que costumam ser mais cobrados e que têm mais chances de cair. Então, acompanhe e bons estudos!

Como estudar ÓPTICA para Vestibulares Paulistas

Vamos começar pela prova da Unesp. Veja o gráfico a seguir:

Repare que a Óptica é o segundo assunto mais cobrado na prova de Física da Unesp. Nos últimos 11 anos, correspondeu a 10% das questões. Esse é um dado surpreendente, porque essa matéria não costuma ser muito abordada nos grandes vestibulares do País, como Fuvest e Unicamp. Então, se for prestar Unesp, capriche na Óptica!

Agora, vamos nos aprofundar e ver os assuntos mais cobrados nas questões de Óptica. Observe:

Note que o tema que mais cai é refração da luz (33% das questões). E dentro de refração, temos os seguintes conteúdos:

Assim, quando falamos em refração da luz, o assunto mais cobrado é a Lei de Snell: quando a luz passa de um meio para outro, a frequência se mantém constante (f1 = f2), mas sua velocidade (v = λ . f) e o comprimento de onda variam.

E, além disso, o ângulo também pode variar. Assim, toda vez que tratamos da Lei de Snell, lembre-se da fórmula: n1 . sen i = n2 . sen r. E isso nos leva ao segundo tema mais cobrado, índice de refração. Tenha em mente: n = c / v.

Em seguida, voltando ao gráfico anterior, veja que o segundo conteúdo que mais cai nas questões de Óptica na Unesp são as lentes esféricas, com assuntos como lente convergente e divergente, correção da miopia e hipermetropia, entre outros.

Acompanhe o próximo gráfico.

Dentro de lentes esféricas, o assunto mais comprado são as equações de Gauss. E esse é um assunto bem chato, pois você tem que saber como usar fórmulas como:

Lembrando que a distância focal (f) pode ser positiva (lente convergente) ou negativa (lente divergente). Além disso, a distância da imagem até a lente (p’) também pode ser negativa (imagem virtual) ou positiva (imagem real).

Embora raras, também podem cair as chamadas equações de aumento. Lembre:

Para a Unesp, o restante dos conteúdos não são muito importantes. Para essa prova, foque seus estudos na refração da luz e lentes esféricas.

Com isso, fechamos os conteúdos de Óptica que mais caem no vestibular da Unesp. Agora, acompanhe o gráfico sobre a 1ª fase da Fuvest:

Veja que, na Fuvest, a Óptica já não tem a mesma importância, sendo apenas o quarto assunto mais cobrado (10% das questões). Agora, vamos ver os conteúdos que eles mais cobram:

Note que, assim como a Unesp, lentes esféricas e refração da luz dominam a parte de Óptica na Fuvest. Ou seja, lembre-se das fórmulas que destacamos lá em cima!

Para essa prova, veja que a óptica da visão foi relativamente bem cobrada na Fuvest. Já espelhos esféricos e prismas não precisam tomar muito da sua atenção nos estudos.

Mais um gráfico, esse sobre as questões dentro de lentes esféricas:

Veja que, aqui, aparece a equação de Halley, que é a equação de fabricantes de lentes, utilizada para calcular a vergência de uma lente sabendo qual é o meio interno, o meio externo e o raio de curvatura das faces. Lembre-se:

Vamos ver agora os conteúdos dentro de refração da luz:

Veja que a Fuvest também cobra a Lei de Snell e um pouco sobre reflexão total. Ou seja, não é algo com o qual você deve perder muito tempo nos seus estudos para esse vestibular, ok?


Espero que você tenha entendido um pouco melhor como estudar óptica para vestibulares paulistas. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu  SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BannerBlog_728x90.png

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.