como-estudar-mecanica-para-vestibulares-paulistas

Como estudar MECÂNICA para vestibulares paulistas

Olá, pessoal, tudo beleza?

Esta aula tem como objetivo ajudar a preparar você para a matéria de mecânica da forma como ela é cobrada nos vestibulares paulistas, em especial os vestibulares da Fuvest e Unesp.

Então, sem mais delongas, vamos lá!

Bom, para compreendermos a melhor maneira de estudar para os vestibulares paulistas, é importante analisarmos os dados relativos a essas provas e como o conteúdo é cobrado nelas.

Abaixo, temos aqui um gráfico com os principais temas cobrados pelo vestibular da Unesp entre 2011 e 2021:

A partir dessas informações, conseguimos observar que o assunto que mais cai na prova da Unesp é a mecânica – cerca de 45% da prova. Fique atento: cai mais mecânica na Unesp do que na Fuvest.

Dentro da mecânica, por sua vez, também temos a prevalência de alguns conteúdos em relação a outros, como podemos ver no infográfico abaixo:

Na Unesp, podemos perceber que o assunto mais cobrado é cinemática, que é responsável por aproximadamente 29% das questões da prova. Em seguida, temos os conteúdos de dinâmica, hidrostática, trabalho e energia, impulso e movimento, estática, gravitação e, por último, MHS e hidrodinâmica. Por isso, foque naquilo que cai mais, pois isso vai ajudar você a ter um desempenho melhor nas provas.

Preste atenção que estou falando da Unesp; a Fuvest tem outra abordagem nas provas, assim como o Enem. Por isso, sugiro que você dê enfoque nos temas de acordo com o vestibular que pretende prestar.

Agora, vamos analisar como caem os assuntos dentro de cinemática na Unesp. Vejamos o gráfico a seguir:

Segundo as análises das provas dos últimos 10 anos, o que mais vemos são questões sobre fundamento da cinemática – cerca de 21%. São, por exemplo, questões de proporção, grandezas diretamente proporcionais, questões de análise de gráfico etc.

Em seguida, temos o assunto de movimento uniforme, seguido por gráficos, MCU (movimento circular uniforme), movimento vertical no vácuo, MUV (movimento uniformemente variado), lançamento oblíquo e, por último, lançamento horizontal.

Agora, vamos olhar os assuntos dentro do tema dinâmica. Veja como eles caem na Unesp:

Em primeiro lugar temos a dinâmica do movimento circular (calcular resultante centrípeta, lembra? Em exemplo são aqueles exercícios de globo da morte). Depois temos princípio fundamental, (FR = m.a), blocos, força de atrito e, por último, plano inclinado, inércia e força elástica.

Pulando para o próximo tema da Unesp, temos hidrostática. E ela se divide da seguinte maneira na prova:

Aqui, os principais assuntos são: princípio de Stevin (∆P = d.g. ∆h), Arquimedes/empuxo (E = d𝓁.V.g), densidade, pressão e pascal (prensa hidráulica).

O próximo assunto que a Unesp gosta é trabalho e energia, que geralmente fica dividido em energia, sistema conservativo, potência (P = F.V) e teoria da energia cinética. Lembrando que estamos analisando o conteúdo da primeira fase da prova; na segunda fase, a divisão dos assuntos é bem diferente. Embora trabalho e energia não tenham caído tanto nas últimas provas da Unesp, é um assunto bem cobrado em outras provas, então vale a pena dedicar um tempo para ele.

O próximo assunto é impulso e quantidade de movimento. Ele costuma ser dividido em sistema isolado, (exemplo: colisão e explosão), quantidade de movimento e teorema do impulso, como vemos abaixo:

Agora vamos falar dos assuntos que caem menos da Unesp, mas ainda assim vale a pena darmos pelo menos uma olhada.

O primeiro é estática. É interessante focar em estática do corpo extenso (torque) e ponto material. Em seguida temos a gravitação; aqui, vale a pena focar nas Leis de Kepler, que é o que tem caído mais nos últimos anos.

Agora, vou mostrar para você uma análise que eu fiz que resume os assuntos que mais caem em Física na primeira fase do vestibular da Unesp:

No meu site, disponibilizo esse material completo, com todas as fórmulas mais cobradas ano a ano nos vestibulares.

Fechamos a Unesp? Agora vamos falar de Fuvest.

Na primeira fase da Fuvest, a abordagem é um pouco diferente da Unesp. Veja abaixo no gráfico:

A mecânica é responsável por 39% da prova de Física (não esqueça que na prova da Unesp é ainda mais). Em seguida temos eletricidade, termologia, óptica, ondulatória, gráficos e interpretação, física moderna, magnetismo, física temática e, por último, análise dimensional e sistema de unidades. Agora vamos aprofundar nos principais assuntos:

Dentro da mecânica, o assunto mais abordado é trabalho e energia, como vemos abaixo:

Perceba como é diferente em relação à Unesp. Depois temos dinâmica, impulso e quantidade de movimento, cinemática, hidrostática, estática, MHS e gravitação.

Dentro de trabalho e energia, temos a seguinte divisão dos conteúdos:

O que mais caiu nos últimos anos foi sistema conservativo. Em seguida, temos energia, potência, trabalho, teoria da energia cinética e sistema dissipativo.

Indo para o próximo assunto – dinâmica -, temos a seguinte divisão conforme a abordagem da prova:

Em primeiro lugar, vem a dinâmica do movimento circular. Depois, princípio fundamental da dinâmica, fundamentos, inércia, ação e reação e atrito.

O terceiro assunto mais cobrado na Fuvest é impulso e quantidade de movimento, que fica dividido assim:

Primeiramente, temos sistema isolado, seguido por colisões, quantidade de movimento e teorema do impulso.

Na quarta posição, temos a cinemática, dividida assim:

Aqui, a divisão é bem equilibrada entre MCU, lançamento horizontal, movimento uniforme, gráficos, movimento vertical no vácuo e MUV.

Hidrostática é o próximo assunto que mais aparece na Fuvest:

Em primeiro lugar, temos o assunto Arquimedes e empuxo; em segundo lugar, vem Pascal e prensa hidráulica; empatado com Pascal, temos pressão.

O sexto assunto é estática:

Nesse assunto, o que mais cai é o conteúdo de corpo extenso/torque; em seguida, vem ponto material.

Por último, temos o assunto gravitação:

Nos últimos anos, só tivemos força gravitacional (Newton) caindo no vestibular da Fuvest.


Espero que você tenha entendido um pouco melhor como estudar mecânica para vestibulares paulistas. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu  SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BannerBlog_728x90.png

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.