Como estudar ELETRICIDADE para Vestibulares Paulistas

Olá, pessoal, tudo bem?

Neste post, vamos ver como estudar e o que priorizar sobre Eletricidade para as provas dos vestibulares paulistas, mais especificamente da Fuvest e da Unesp.

Para isso, vamos ver os assuntos que mais caíram nos últimos 11 anos. Isso vai nos dar uma boa noção das matérias da Física que cada um desses processos seletivos prioriza.

Acompanhe e bons estudos!

Como estudar ELETRICIDADE para Vestibulares Paulistas

Para direcionarmos nossos estudos para os vestibulares paulistas, precisamos analisar os dados dos conteúdos mais cobrados nas últimas provas. Vamos começar pelo vestibular Unesp e os temas mais abordados entre 2011 e 2021.

Veja o gráfico:

Repare que, na prova da Unesp, Mecânica é disparado o assunto mais cobrado nesta última década, seguido de longe pela Óptica. Quando analisamos a quantidade de conteúdo cobrado sobre Eletricidade (Eletrodinâmica e Eletrostática) e Magnetismo, podemos ver que eles priorizam bem mais o primeiro (11% e 4%, respectivamente).

O lado bom é que, considerando que Magnetismo é um assunto em que muitos alunos têm dificuldade, ele costuma ser pouco cobrado, o que já evita dores de cabeça na hora da prova.

Assim, se você ainda não domina muito essa matéria e está pensando em fazer o vestibular da Unesp, não se preocupe: há outros conteúdos mais importantes e com muito mais chances de cair que merecem sua atenção. Nesse caso específico, prefira estudar Eletricidade.

Mas quais assuntos estudar, afinal? Veja o gráfico abaixo:

Note que dentro dos 11% de questões de Física que foram sobre Eletricidade, 74% tratam de Eletrodinâmica (corrente elétrica, circuito elétrico, potência, resistor, lâmpada etc.) e apenas 26% de Eletrostática (carga, força elétrica, campo elétrico etc.).

Então, da mesma forma que Eletricidade deve merecer mais sua atenção do que o Magnetismo, você deve focar seus estudos mais nos conteúdos de Eletrodinâmica. Afinal, esse assunto cai três vezes mais no vestibular da Unesp.

Vamos continuar nos aprofundando. Agora, veja o gráfico com os assuntos de Eletrodinâmica que mais caem na prova:

Veja que o assunto que mais cai dentro da Eletrodinâmica é a potência elétrica. Por isso, estude bem e faça muitos exercícios que envolvam essa grandeza (P), porque é um assunto muito importante – e não só para a Unesp, como também para outros vestibulares e o Enem.

Lembre-se das principais fórmulas:

P = U . i

P = R . i²

Atenção: quando falamos em potência dentro da Eletricidade, podemos tratar dela envolvida com Calorimetria. Veja:

Lembre que essa quantidade de calor (Q) pode ser para provocar um aquecimento (Q = m . c . Δθ) ou mudança de estado (Q = m . L). O grande problema é que, na Eletricidade, estamos nos referindo a uma grandeza medida em watts (W), mas na Calorimetria, ela é medida em calorias (cal). Então, cuidado com as unidades e lembre-se que 1 cal ≅ 4 J.

Agora vamos ver o que cai de Eletrostática na Unesp. Acompanhe:

Repare como esse assunto cai muito menos. Nos últimos 10 anos, apenas duas questões de campo elétrico uniforme (E . d = U). Aliás, a Eletrostática também é super pouco cobrada no Enem também.

Seguindo em frente, não perca o fio. Observe agora os gráficos sobre as questões que envolvem Magnetismo:

Vale ressaltar: essa matéria é difícil de aprender e cai muito pouco. Então, se você está começando a estudar para o vestibular no meio do ano, esse é um assunto que você pode deixar para lá sem muitos problemas.

Fechamos a Unesp! Agora vamos seguir para analisar o vestibular da Fuvest na 1ª fase. Veja:

Observe que, na Fuvest, Eletricidade (17%) é o segundo assunto mais cobrado, atrás somente da Mecânica. Por outro lado, Magnetismo também é pouco pedido (3%).

Agora, vamos nos aprofundar nos conteúdos que são abordados dentro de Eletricidade pela Fuvest. Acompanhe:

Note que, assim como a Unesp, esse vestibular também prioriza as questões de Eletrodinâmica (65%) sobre Eletrostática (35%).

Veja:

Viu só? Para a Fuvest, o assunto mais cobrado dentro da Eletrodinâmica também é potência elétrica (lembre-se das fórmulas que vimos acima!).

Já para circuito elétrico, uma coisa importante de se saber para o vestibular da Fuvest é resolver circuitos que tenham um gerador e alguns resistores, com ou sem chave ou voltímetro. Esse assunto cai muito. Por outro lado, as Leis de Kirchoff não são muito cobradas, o que é bom, porque é uma matéria difícil.

Vamos ver agora as questões mais cobradas de Eletrostática da Fuvest:

Repare que, aqui, já aparecem questões cobrando trabalho da força elétrica: τFel = EPi – EPf ou τFel = q . (Vi – Vf). Mas fique tranquilo: são poucos os alunos que chegam a estudar essa matéria.

Por fim, vamos ver o que a Fuvest cobra sobre Magnetismo:

Veja que não cai quase nada. São apenas duas questões de fontes de campo magnético nos últimos 11 anos de prova.


Espero que você tenha entendido um pouco melhor como estudar eletricidade para vestibulares paulistas. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!

Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu  SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BannerBlog_728x90.png

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.