Unicamp 2015 1ª Fase | Questões de Gravitação e Cinemática

Fala, pessoal! Vamos para quatro questões da 1ª fase da Unicamp 2015? Acompanhem:

Questão 1:

A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não circulares. A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade constante.

É correto afirmar que as leis de Kepler

a) confirmaram as teorias definidas por Copérnico e são exemplos do modelo científico que passou a vigorar a partir da Alta Idade Média.

b) confirmaram as teorias defendidas por Ptolomeu e permitiram a produção das cartas náuticas usadas no período do descobrimento da América.

c) são a base do modelo planetário geocêntrico e se tornaram as premissas cientificas que vigoram até hoje.

d) forneceram subsídios para demonstrar o modelo planetário heliocêntrico e criticar as posições defendidas pela Igreja naquela época

Texto para resolver as questões 2, 3 e 4:

Recentemente, uma equipe de astrônomos afirmou ter identificado uma estrela com dimensões comparáveis às da Terra, composta predominantemente de diamante. Por ser muito frio, o astro, possivelmente uma estrela anã branca, teria tido o carbono de sua composição cristalizado em forma de um diamante praticamente do tamanho da Terra.

Questão 2:

Os astrônomos estimam que a estrela estaria situada a uma distância d = 9,0 x 1018m da Terra. Considerando um foguete que se desloca a uma velocidade v = 1,5 x 104m/s, o tempo de viagem do foguete da Terra até essa estrela seria de

Questão 3:

Considerando que a massa e as dimensões dessa estrela são comparáveis às da Terra, espera-se que a aceleração da gravidade que atua em corpos próximos à superfície de ambos os astros seja constante e de valor não muito diferente. Suponha que um corpo abandonado, a partir do repouso, de uma altura h = 54m da superfície da estrela, apresente um tempo de queda t = 3,0s. Desta forma, podese afirmar que a aceleração da gravidade na estrela é de

Questão 4:

Os cálculos dos pesquisadores sugerem que a temperatura média dessa estrela é de Ti = 2700°C. Considere uma es tre – la como um corpo homogêneo de massa M = 6,0 x 1024kg, constituída de um material com calor específico c = 0,5 kJ/(kg°C). A quantidade de calor que deve ser perdida pela estrela para que ela atinja uma temperatura final de Tf = 700°C é igual a

Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu  SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:
Professor Pinguim

Professor Pinguim

A plataforma do Professor Pinguim é dedicada ao ensino da Física e vai te ensinar com uma metodologia completa essa incrível matéria.